[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Campanha recolhe lixo no mangue e na praia da Sabiaguaba | O POVO
Sabiaguaba 05/04/2015

Campanha recolhe lixo no mangue e na praia da Sabiaguaba

Voluntários do projeto Limpando o Mundo promoveram mutirão de limpeza na foz do rio Cocó
notícia 1 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 18858, 'email': 'vivianesobral@opovo.com.br', 'nome': 'Viviane Sobral'}
Viviane Sobral vivianesobral@opovo.com.br
EVILAZIO BEZERRA
Ação de limpeza é uma das etapas do projeto, que promove ainda a preservação de ecossistemas aquáticos através da conscientização
Compartilhar

Em homenagem ao rio Cocó, como pedido de proteção para a região, primeiro houve uma ciranda. Coube aos “batuqueiros do mar”, participantes do projeto Limpando o Mundo, assumir os tambores no momento que eles chamaram de “grito verde”, na manhã deste sábado na Sabiaguaba. Depois, foi a hora da ação: em grupos, os voluntários promoveram limpeza do manguezal e da praia.

 

Um dos objetivos, conta o coordenador geral do projeto no Ceará, Juaci Araujo, é iniciar mapeamento para compreender a situação do rio, já que há estudos mostrando ele está impactado desde a nascente. “O rio corta a cidade e traz uma carga de resíduos sólidos e efluentes, contaminando o ecossistema”.


O biólogo reforça que o estuário é berçário da vida marinha. “Muitos peixes saem daqui para ir ao oceano. Isso ressalta a importância e um serviço ambiental para sociedade”, complementa.


Consciência

Alice Frota, 21 anos, estudante de Biologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e integrante do Grupo de Trabalho de Proteção às Tartarugas (Gtar) Verde Luz, é veterana nas expedições do Limpando o Mundo - já acompanhou ações na Barra do Ceará e em Icapuí. Na Sabiaguaba, ela criticou a quantidade de garrafas encontradas no rio Cocó.

 

“As pessoas vêm comer, se divertir, e não custa nada levar uma sacola e recolher. Tudo é uma questão de consciência”, endossa. “O Limpando o Mundo não é apenas vir e limpar. É para arrastar a comunidade para que ela veja que é um trabalho de formiguinha. Não jogue o lixo fora que já melhora 100%”.

> TAGS: Maio ambiente
Compartilhar
espaço do leitor
Zé Bob 06/04/2015 09:40
Prezados, temos uma população ignorante, parece que só entende a chibata e a multa, independente de classe social. Aliás, parece que quanto mais rico, mais ignorante. Associe-se a isto a imensa lacuna de um Estado que não fiscaliza seu meio ambiente. Parabéns aos "batuqueiros do mar".
1
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano