[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive]
Centenas de fiéis compareceram à celebração das missas de bênção dos óleos e do lava-pés ontem, na Catedral Metropolitana de Fortaleza. Presididas pelo arcebispo, dom José Antônio, celebrações marcaram o início do Tríduo Pascal, considerado pela Igreja Católica os três dias de preparação para a Páscoa.
Na missa da manhã, foram abençoados os óleos do batismo, crisma, unção dos enfermos e ordem, que serão usados durante todo o ano. Bispos e padres também renovaram as promessas sacerdotais na celebração. Na missa do lava-pés, realizada à noite, foram relembrados os momentos em que Jesus fez a ceia com os discípulos e lavou seus pés, como sinal de humildade.
Dom José Antônio falou sobre a alegria de ver a igreja cheia na quinta-feira. “Muitos se esquecem da quinta-feira, acham que só tem importância da sexta em diante. A quinta tem seu valor, pois nela Jesus quis nos ensinar sobre a humildade e o amor”, afirma.
O arcebispo comentou também sobre o real significado da Páscoa. “Há os que estão pensando no chocolate ou no feriadão, mas aqueles que têm a consciência do algo maior que é este momento saberão dar o real valor a ele e àquele que morreu por nós.”
Sobre os três dias que antecedem a Páscoa, dom José Antônio falou sobre a importância de silenciar a refletir até sábado à noite, quando a vigília pascal celebrará a ressurreição de Jesus Cristo. Segundo o arcebispo, na sexta e no sábado o momento é de reviver a paixão e morte de Jesus e de silenciar, orando e refletindo sobre os últimos momentos de vida de Jesus.
A aposentada Madalena Nogueira, 65, esteve na missa de bênção dos óleos e afirmou que o tempo é de esperança e vida nova. Para ela, a Páscoa é importante porque é o momento de vivenciar o sofrimento e o amor daquele que morreu por nós. “A ressurreição nos dá esperança para seguir”, disse.
O padre Silvio Scopel explica que a importância da Páscoa para a igreja e para os fiéis deve ser a experiência vivida por Jesus, de paixão, morte e ressurreição. (Lérida Freire/ Especial para O POVO)
Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje
Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo
Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>
Copyright © 1997-2016
Jornal de Hoje | Página Cotidiano