[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Após Mais Médicos, nove cidades do Ceará perdem profissionais | O POVO
Ceará 07/03/2015

Após Mais Médicos, nove cidades do Ceará perdem profissionais

Relatório do Tribunal de Contas da União aponta que não há monitoramento efetivo para garantir a permanência de médicos que não integram o programa
notícia 0 comentários
{'grupo': ' ', 'id_autor': 16399, 'email': 'angelica@opovo.com.br ', 'nome': 'Ang\xe9lica Feitosa'}
Angélica Feitosa angelica@opovo.com.br
EDIMAR SOARES
Na última terça-feira, 3, 121 profissionais do Mais Médicos foram recepcionados pelo ministro da Saúde, Artur Chioro, em Fortaleza
Compartilhar

Nove municípios do Ceará tiveram, em oito meses do programa Mais Médicos, uma redução no número de profissionais. Entre abril de 2014 e agosto do ano anterior, quando o programa federal foi implantado, as cidades de Choró, Coreaú, Frecheirinha, Ipaumirim, Ocara, Penaforte, Redenção, Salitre e São Luís do Curu perderam em número de médicos.

 

O relatório de auditoria operacional foi executado sob a forma de Fiscalização de Orientação Centralizada (FOC) pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e divulgado ontem. A análise foi realizada em todos os 1.174 municípios brasileiros que receberam médicos pelo programa. No Ceará, são 113 cidades atendidas pelos profissionais.


Conforme o relatório do TCU, entre as fragilidades identificadas com relação ao programa, “o monitoramento realizado não está sendo efetivo para assegurar que os municípios não substituam médicos que já compunham equipes de atenção básica pelos participantes do projeto nem que haja redução do número de equipes constituídas”.


Em cinco cidades cearenses (Alcântaras, Catarina, Chorozinho, Mulungu e Potiretama), o Mais Médicos não alterou a quantidade de profissionais de saúde, apesar da chegada de oito médicos. Já em outros 17 municípios do Ceará, o aumento após o período foi menor que a quantidade de médicos recebidos através do programa.


Análise

O presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Expedito José do Nascimento, prefeito de Piquet Carneiro (a 332 km de Fortaleza), afirma que recebe a notícia da avaliação do TCU com surpresa. “É um programa que traz muita satisfação à minha cidade e conseguiu melhorar o atendimento médico na região”, aponta.

 

Já José Maria Pontes, presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará (Simec), aponta que a redução ocorreu por conta das demissões de médicos nos municípios. “Além disso, a situação continua crítica porque levam os médicos para as cidades, mas não dão condições de trabalho”, defende.


No relatório, o TCU determinou que o Ministério da Saúde remeta, em 90 dias, um plano de ações com cronograma de implementação de medidas que corrijam as fragilidades identificadas na auditoria.

 

Saiba mais

Municípios cearenses em que houve redução do número de médicos:(entre agosto 2013 e abril de 2014)

 

Choró (tinha nove médicos e passou a ter oito)

 

Coreaú (tinha 11 médicos e passou a ter nove)

 

Frecheirinha (tinha oito médicos e passou a ter sete)

 

Ipaumirim (tinha oito médicos e passou a ter sete)

 

Ocara (tinha 11 médicos e passou a ter dez)

 

Penaforte (tinha três médicos e passou a ter dois)

 

Redenção (tinha 11 médicos e passou a ter dez)


Salitre (tinha oito médicos e passou a ter seis)


São Luís do Curu (tinha sete médicos e passou a ter quatro)


Municípios em que não houveaumento nem redução do número de médicos: (entre agosto 2013 e abril de 2014)


Alcântaras (três médicos)


Catarina (dez médicos)


Chorozinho (11 médicos)


Mulungu (sete médicos)


Potiretama (quatro médicos)

> TAGS: médicos mais ceará
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano