[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Ceará tem 50% de chances de ter chuvas abaixo da média até maio | O POVO
Prognóstico 21/02/2015

Ceará tem 50% de chances de ter chuvas abaixo da média até maio

Último trimestre da quadra chuvosa tem maior probabilidade de precipitações abaixo da média. Prognóstico foi divulgado pela Funceme. As chuvas registradas desde o Carnaval são fruto de fenômeno que não deve se repetir
notícia 1 comentários
{'grupo': 'especial para O POVO', 'id_autor': 16507, 'email': 'isabelcosta@opovo.com.br ', 'nome': 'Isabel Costa'}
Isabel Costa isabelcosta@opovo.com.br
Compartilhar

Entre os meses de março e maio, a probabilidade de o Ceará ter chuvas abaixo da média histórica é de 50%. A informação foi divulgada ontem pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O prognóstico aponta 35% de chances de as precipitações ficarem em torno da média e apenas 15% de o Estado ter chuvas acima da média no período.

 

O último trimestre da quadra chuvosa tem média histórica de 480,2 mm. A distribuição, entretanto, pode não ser regular. Conforme o meteorologista da Funceme Raul Fritz, é provável que algumas regiões (o Cariri, por exemplo) tenham precipitações mais fortes do que outras áreas.


Em janeiro, a fundação já havia divulgado prognóstico referente aos meses de janeiro, fevereiro e março. As chances de ter chuva abaixo da média nesse período foram de 64%. No primeiro mês deste ano, quando a média é 98,7 mm, choveu somente 28,6 mm. Em fevereiro, a média é de 127,1 mm e choveu, até ontem, 52,4 mm.


A previsão divulgada para os três últimos meses da quadra chuvosa, entretanto, tende a ser mais precisa, de acordo com Fritz, “pois há menor chance de as temperaturas e dos fenômenos sofrerem alguma variação”. “O prognóstico é feito baseado em estudos do passado e em previsões elaboradas a partir dos modelos climáticos. Nós últimos anos, todas as probabilidades mais prováveis estão se confirmando”, diz Fritz.


O Governo do Estado foi procurado pelo O POVO ontem para comentar as ações desenvolvidas no combate à estiagem. A assessoria de imprensa da Casa Civil informou que apenas Francisco Teixeira, titular da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), está designado para conceder entrevista sobre o tema. Ontem, entretanto, não havia espaço na agenda do secretário para atender a reportagem. A assessoria ainda informou que o gestor está envolvido na elaboração do plano emergencial de ações para convivência com o semiárido, do Governo, que deve ser divulgado até o fim da próxima semana.

 

Precipitações recentes

Apesar de o cearense ter tido uma semana chuvosa, as bacias hidrográficas do Estado não tiveram uma recarga real. Entre os dias 12 e 20 deste mês - segundo boletins da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) -, houve queda de 19,33% para 19,03% no volume total de água armazenada no Ceará.

 

As chuvas desta semana, conforme Raul Fritz, foram resultado do fenômeno Vórtice Ciclônico de Altos Níveis - que acontece em janeiro e fevereiro. A tendência é que o vórtice comece a rarear nas próximas semanas.


Segundo Fritz, as avaliações e as tendências não eliminam a possibilidade de o Estado ter chuvas intensas em alguns dias - alternadas com períodos sem precipitação. Mas, se as condições climáticas e as temperaturas na superfície dos oceanos permanecerem semelhantes ao quadro atual, a tendência é que o último trimestre de quadra chuvosa tenha realmente chuva abaixo da média.

 

Saiba mais


22 maiores volumes de chuva em fevereiro:

Viçosa do Ceará: 208,4 mm

Ibiapina: 187 mm

Meruoca: 166 mm

Uruoca: 148 mm

Cariré: 145 mm

Massapê: 142,4

Morada Nova: 125,4 mm

Granja: 122 mm

Frecheirinha: 120 mm

Pereiro: 120 mm

Reriutaba: 119 mm

Senador Sá: 115,4 mm

Pires Ferreira: 110 mm

Iguatu: 109 mm

Groaíras: 108,4 mm

Ubajara: 107,3 mm

Jucás: 107 mm

General Sampaio: 106,2 mm

Palmácia: 104,6 mm

Ibicuitinga: 102,7 mm

Moraújo: 101 mm

D. Irapuan Pinheiro: 101 mm

 

FONTE: Funceme

> TAGS: chuva ceará funceme
Compartilhar
espaço do leitor
Dr. Mundico 21/02/2015 09:07
Já que tudo tem 50% de chance de acontecer ou não,está tudo dentro da normalidade.
1
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano