[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Pacientes com câncer e voluntários fazem festa de Carnaval | O POVO
Assocrio 11/02/2015

Pacientes com câncer e voluntários fazem festa de Carnaval

A festa reuniu pessoas em tratamento e participantes dos grupos de apoio. Os foliões ainda levaram alegria e um pouco de conforto às salas de espera e sessões de quimioterapia do Centro Regional Integrado de Oncologia (Crio)
notícia 0 comentários
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18761, 'email': 'cotidiano@opovo.com.br', 'nome': 'Tha\xeds Brito'}
Thaís Brito cotidiano@opovo.com.br
EDIMAR SOARES
Os foliões estiveram na sessão de quimioterapia, levando alegria e conforto. O desfile trouxe emoção a familiares e pacientes
Compartilhar

A banda estava chegando, e o refeitório decorado aguardava mais gente. Mas Antônia Carneiro, 53, não conseguiu esperar. Rodopiou ao ouvir marchinhas carnavalescas ainda em CD, com o cuidado de não borrar a maquiagem ou desajeitar o lenço rosa. “Vem do coração a alegria, comigo não tem barreira. Deus me dá o conforto”, explicou enquanto dançava. Antônia é um dos 45 pacientes abrigados na Nossa Casa, que hospeda pessoas do Interior em tratamento no Centro Regional Integrado de Oncologia (Crio), no bairro Álvaro Weyne.

 

Vinda de Coreaú (a 299 quilômetros de Fortaleza), ela está há um mês na casa de apoio enfrentando o câncer de mama com a radioterapia. Na manhã de ontem, logo viu a animação se multiplicar com a chegada dos músicos do Boca Folia e de convidados para o baile de Carnaval da entidade. E foi difícil se aquietar. Com estandartes e roupas floridas, os grupos de apoio a pacientes trouxeram rei momo, princesa e rainha para o Carnaval.


A festa foi organizada pela Associação dos Amigos do Crio (Assocrio) e é tradição entre voluntários e ex-pacientes há pelo menos 11 anos. Antes abrigado na casa, Antônio Costa, 59, voltou ontem para curtir o baile pela quinta vez. Quem também repetiu a dose foi a aposentada Maria Tereza Paula, 65. Mastectomizada há três anos, ela conta que a convivência com o grupo Amigas do Peito inspira a aproveitar melhor a vida. “Há uns 30 anos eu não brincava Carnaval. Ainda não pulo muito, só vou no ritmo. Mas me sinto mais leve este ano”, confessou.


Proporcionar momentos de lazer é uma das formas de ajudar os pacientes. “Nosso objetivo é tirar da rotina do tratamento e da doença e trazer a socialização, principalmente para quem é do Interior e está sozinho aqui”, explicou Daniele Castelo Branco, vice-presidente da Assocrio. Além de eventos nas datas comemorativas, a entidade promove passeios para os ex-pacientes. “Mostramos que a vida continua e queremos que elas não associem Fortaleza à dor e à tristeza”, comentou Daniele.


Comoção

Depois de marchinhas e brincadeiras, os foliões levaram a festa para o Crio. O desfile e as marchinhas emocionaram familiares e pacientes nas salas de espera. O percurso se estendeu também à sessão de quimioterapia. A auxiliar administrativa Patrícia Lima, 31, fez questão de conversar e deixar mensagens de esperança. Uma fé que ela mesma tem em encontrar um doador de medula óssea. Há um ano, Patrícia se trata de leucemia mieloide crônica e de leucemia mieloide aguda. A confiança é uma das aliadas na luta. “No dia que achava ser o fim da minha vida, encontrei as meninas do Amigas do Peito. Foi quando renasci. Hoje, não tenho vergonha de estar careca. Tenho vergonha é de não viver. Digo agora que tenho o câncer, mas o câncer não me tem”, resumiu.

 

Serviço

Assocrio

Para ajudar com doações ou trabalho voluntário

Endereço: rua Francisco Calaça, 1300, Álvaro Weyne

Telefone: (85) 3521 1537

 

Multimídia

Veja no Portal O POVO Online galeria de imagens e vídeo do baile de Carnaval

www.opovo.com.br/videos

 

Veja o vídeo

 

 

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano