[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Ceará realiza 2º transplante alogênico | O POVO
Medula óssea 05/09/2014

Ceará realiza 2º transplante alogênico

O transplante é chamado de alogênico quando o paciente recebe a doação de outra pessoa. Jovem que realizou o procedimento tem 28 anos
notícia 0 comentários
{'grupo': ' ', 'id_autor': 16399, 'email': 'angelica@opovo.com.br ', 'nome': 'Ang\xe9lica Feitosa'}
Angélica Feitosa angelica@opovo.com.br
Compartilhar


Um jovem do município de Quixeré, a 212 quilômetros de Fortaleza, foi o segundo paciente do Ceará a receber um transplante alogênico de medula óssea. O procedimento foi realizado na manhã de ontem, em Fortaleza, numa parceria entre o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) e o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), da Universidade Federal do Ceará (UFC). O transplante tem essa denominação quando o paciente recebe a doação de outra pessoa. O receptor tem 28 anos e recebeu o transplante do irmão, de 26 anos.


De acordo com o chefe do Serviço de Hematologia do HUWC, Fernando Barroso, o paciente e o doador passam bem. O mais jovem, inclusive, já recebeu alta. “A doação é muito simples”, diz.


O médico explica que o paciente que recebeu a doação deve ficar em isolamento pelos próximos 20 ou 30 dias. Nesse período, há o risco de contrair uma infecção, ter um sangramento ou mesmo rejeição, segundo Barroso.


O primeiro transplante alogênico ocorreu em fevereiro deste ano. A paciente, de 29 anos, teve pega de medula (enxertia), o que significa que a medula está funcionando normalmente.

Cadastro

O Hemoce é responsável pelo cadastro dos doadores de medula óssea desde 2000. Atualmente, a hemorrede estadual possui mais de 120 mil pessoas cadastradas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Quanto maior o número de pessoas cadastradas, maiores as chances de encontrar um doador compatível para as milhares de pessoas que estão precisando nos hospitais.

 

A compatibilidade entre o doador e o receptor é definida por um conjunto de genes, que devem ser iguais. Para encontrar um doador compatível entre irmãos do mesmo pai e da mesma mãe, a chance é de 25% a 35%. Caso o doador não seja encontrado entre os parentes, a busca acontece em um banco internacional, onde a chance é de 1 para 1 milhão.


Serviço

Núcleo de Medula Óssea

Telefone: 3101 2288

O que é necessário para se cadastrar como possível doador de medula óssea:

- Ter entre 18 e 55 anos

- Estar bem de saúde

- Não ter tido câncer

- Não ter comportamento de risco para DSTs

- Apresentar documento com foto

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano