[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Ceará reforça alerta após caso confirmado de sarampo | O POVO
Sarampo 15/01/2014

Ceará reforça alerta após caso confirmado de sarampo

Desde 1999, Estado não tinha um caso registrado. Prefeitura pretende realizar reforço em 2014
Compartilhar


Após 15 anos sem registro de sarampo, o Ceará voltou a ter um caso confirmado. Um médico de 27 anos, que não teve a identidade divulgada, está em tratamento. Ontem, familiares e colegas de trabalho receberam bloqueio com vacina. “Foram todos aqueles que não tinham comprovação se já foram vacinados e não tiveram a doença”, explica o coordenador da Célula de Vigilância Epidemiológica de Fortaleza, Antônio Lima. O médico cearense teve os sintomas clássicos: febre, manchas no corpo, tosse e conjuntivite.


No ano passado, devido à Copa das Confederações, profissionais ligados ao turismo, como setor hoteleiro, taxistas, além de profissionais da saúde, tiveram esquema vacinal atualizado. “Provavelmente haverá reforço em 2014, por causa da Copa do Mundo, em grupos populacionais específicos”, disse o coordenador, sem dar mais detalhes. Além disso, afirmou que a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) já está oferecendo a vacina para todos os profissionais de saúde nas unidades de atenção básica e hospitais.


A principal forma de prevenção é a vacinação, através da tríplice viral disponível nos postos de saúde durante todo o ano. No Ceará, a cobertura vacinal de rotina em crianças de 1 ano, em 2013, foi de 102,66%, ou seja, superior à meta prevista inicialmente. Porém, existem municípios com cobertura abaixo de 95%. Na Capital, a cobertura infantil é de 95% em todas as regionais. Para alertar os profissionais que trabalham em hospitais, clínicas, laboratórios e também dos portos e aeroportos, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) divulgou uma nota técnica.

 

Pernambuco em alerta

Em Pernambuco, vizinho cearense, de março de 2013 até o último dia 7, foram notificados 753 casos de sarampo, dos quais 145 foram confirmados. Os casos suspeitos estão distribuídos em 56 municípios. A Secretaria da Saúde de Pernambuco destaca municípios como Olinda, Recife, e Caruaru, onde ainda há circulação do vírus.

 

“Pernambuco promoveu, em 2013, duas campanhas extras, que totalizaram mais de 408 mil crianças imunizadas. Em 2014, a SES já iniciou, no dia 6, uma nova campanha, que segue até o dia 30”, informou, por meio da assessoria.

 

Serviço

Ministério da Saúde

Disque Saúde: 0800 61 1997

Secretaria da Saúde do Ceará

Nota técnica: bit.ly/1m5H6A3

Boletim: bit.ly/Khz22R

 

Saiba mais


O sarampo é uma doença infecciosa aguda, grave, transmissível e contagiosa, muito comum na infância. A viremia, causada pela infecção, pode evoluir com gravidade e causar complicações, como pneumonia e encefalite.

 

A vacina é a medida de prevenção mais eficaz. Oferecida no calendário nacional de vacinação como Tríplice Viral (sarampo, rubéola, caxumba) aos 12 meses, como Tetra Viral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela), aos 15 meses, e na fase adulta, a depender da situação vacinal encontrada.

 

Como se transmite?

Diretamente de pessoa a pessoa, por meio das secreções do nariz e da boca expelidas pelo doente ao tossir, respirar, falar.

Os principais sintomas são manchas vermelhas, febre, tosse, conjuntivite, hipersensibilidade à luz.

 

Como tratar? Não existe tratamento específico para o sarampo, apenas para os sintomas, com repouso, hidratação e boa alimentação.

 

Em 2013, o Brasil registrou casos em cinco estados: Paraíba (7), Pernambuco (118), Minas Gerais (2), São Paulo (5), Santa Catarina (1), além do Distrito Federal (1).


FONTE: Ministério da Saúde

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano