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Fortaleza está em último lugar no Estado na avaliação do Spaece-Alfa, que mensura o nível de alfabetização dos estudantes no término do 2º ano do Ensino Fundamental 1.
A Capital caiu 8,9 pontos na avaliação, saindo dos 140,3 alcançados em 2011 para 131,4 em 2012. O resultado fez Fortaleza sair do penúltimo para o último lugar entre os 184 municípios do Ceará. Nova Russas, Guaramiranga, Barro, Aracoiaba completam a lista dos cinco piores índices de alfabetização no Spaece-Alfa (ver quadro na página 2).
Apesar disso, o nível de alfabetização alcançado pelos municípios é considerado suficiente, quando os estudantes conseguem localizar as informações no texto, mas apresentam dificuldades na compreensão.
Para o prefeito Roberto Cláudio, os índices da Capital são gravíssimos. “A última gestão deixou como legado para a cidade de Fortaleza a pior educação do Estado”, acusou RC. Segundo ele, haverá investimento estruturais e humanos para mudar a situação enfrentada pelos estudantes e professores.
RC indicou a construção de mais de 80 creches, a serem iniciadas ainda este ano, além de escolas preparadas para o tempo integral, modalidade que também será implantada em escolas já existentes na rede municipal. Segundo ele, a pauta do Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Paic) já está em andamento na cidade e a expectativa é de que uma mudança já seja sentida em 2013, apesar das ações na educação serem a médio e longo prazo, ressaltou.
O prefeito afirmou que o pacote de investimento para a educação será anunciado no próximo dia 15, durante a Conferência Municipal de Educação, quando deverão ser avaliadas e discutidas políticas públicas na área para Fortaleza.
Avaliação do 5º Ano
Na avaliação do Spaece com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental 1, Fortaleza está entre os 166 municípios (89,6% do total do Estado) com alunos no nível intermediário no desempenho em Língua Portuguesa. A Capital ficou em 82º entre os 184 municípios.
Já no desempenho em Matemática, Fortaleza alcançou a 99ª posição, acompanhando os 113 municípios (61,41%) classificados no nível intermediário.
Para a titular da Secretaria da Educação do Estado, Izolda Cela, é preciso ajustar as medidas e os contextos na comparação entre municípios. Segundo ela, uma rede grande e complexa como Fortaleza não pode ser comparada de forma linear com municípios de menor porte. Ao mesmo tempo, disse que não é possível usar o argumento do tamanho da rede para a impossibilidade de melhoras.
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