[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Barragem Figueiredo vai abastecer 5 cidades da Região do Jaguaribe | O POVO
Jaguaribe 15/06/2013

Barragem Figueiredo vai abastecer 5 cidades da Região do Jaguaribe

A barragem, inaugurada ontem, vai abastecer as cidades de Alto Santo, Iracema, Potiretama, Ererê e Pereiro. A capacidade é para armazenar 520 milhões de m³. Inauguração também foi marcada por protestos
JOSELITO SILVEIRA/GOVERNO DO ESTADO
Em obras desde 2008, o reservatório vai represar as águas do rio Figueiredo
Compartilhar

A barragem Figueiredo, localizada no município de Alto Santo (a 241,1 km de Fortaleza), foi inaugurada oficialmente na manhã de ontem. Em obras desde 2008, o reservatório vai represar as águas do rio Figueiredo, que serão utilizadas para abastecimento humano nas cidades de Alto Santo, Iracema, Potiretama, Ererê e Pereiro. Além disso, a barragem possibilitará o controle de cheias nas cidades localizadas na região do Baixo Jaguaribe.

 

Segundo o assessor da Diretoria de Estrutura Hídrica do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs), Augusto Tostes, foi necessário reassentar 120 famílias para a conclusão do projeto.


Durante a solenidade, um grupo de pessoas reassentadas realizou uma manifestação pedindo melhorias nas residências. No evento, estavam presentes o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e o governador Cid Gomes. “Nós, hoje, estamos sem energia elétrica, sem água e sem terra para produzir”, afirma a líder comunitária Damiana Bruno. O governador fez uma visita às casas e se comprometeu “a completar as obras de infraestrutura das famílias que foram reassentadas”.


O ministro Fernando Bezerra enfatizou que “o compromisso da presidente Dilma Rousseff é dar agilidade nas ações contra a seca. Estamos fazendo todos os esforços para que as famílias atingidas pela estiagem possam ter acesso à água”.


Atualmente, a barragem está apenas com 12 milhões de metros cúbicos acumulados. Segundo Augusto Tostes, a previsão é de que o reservatório atinja a capacidade máxima após dois anos com chuvas dentro da média histórica. A água da barragem Figueiredo também será utilizada para irrigar cerca de seis mil hectares de terra na região.


Alternativas

O coordenador do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e doutor em Recursos Hídricos, José Sérgio dos Santos, afirma que o investimento em novos açudes é importante para garantir o abastecimento de água no Ceará, mas precisa ser complementado com outras ações.

 

Segundo ele, os açudes “não atendem pequenas comunidades” espalhadas pelo Estado por causa do custo para montar o sistema de distribuição. O professor aponta, como soluções, o uso de poços profundos e do método chamado de “recarga artificial”. Nele, a água perdida na sangria dos açudes poderia ser armazenada no subterrâneo. A vantagem é evitar a perda por evaporação e diminuir a contaminação da água armazenada. 

 

Saiba mais

 

Durante a solenidade de entrega da Barragem Figueiredo, o ministro Fernando Bezerra assinou o edital de licitação para a construção da barragem Fronteira, em Crateús.


O novo reservatório vai reforçar o abastecimento de água nos Sertões de Crateús, uma das regiões mais castigadas pela estiagem. Atualmente, os açudes localizados na região armazenam, apenas, 9,4% do volume total.

Compartilhar
espaço do leitor
ISIDORIO 15/06/2013 11:44
O que houve com os nossos Governanes ,que deixaram a região dos INHAMUNS entrar em situação crítica,pra poderem anunciar uma obra que vai tentar resolver este problema,mas com certeza, até lá ainda vai demorar um bom tempo.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
1
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano