[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Investigação será feita pela Força Aérea | O POVO
Acidente na serra 31/05/2013

Investigação será feita pela Força Aérea

Caso foi comunicado à Aeronáutica, na tarde de ontem, pela Infraero. Apuração objetiva identificar fatores que contribuiram para o acidente
DEIVYSON TEIXEIRA
O acidente aconteceu na reserva ambiental particular Tibagi
Compartilhar

 

O acidente envolvendo a aeronave particular, ocorrido no fim da manhã de ontem, em Guaramiranga, será investigado pela Aeronáutica. O caso foi reportado à Força Aérea Brasileira (FAB), na tarde de ontem, pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Infraero em Fortaleza.


Segundo o oficial de plantão da Base Aérea de Fortaleza, o tenente Marcelo Sousa informou ao O POVO que, por se tratar de uma aeronave civil, as causas do acidente devem ser apuradas pelo Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa II). O órgão é sediado em Recife (PE) e atende a todos os estados do Nordeste, exceto o Maranhão.


Subtenente do Corpo de Bombeiros de Guaramiranga, Alexandre Barroso disse ao O POVO que a Polícia Civil abrirá um inquérito para investigar o acidente. Ainda de acordo com subtenente, uma equipe da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deve ser deslocada até o local do acidente. A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa do Órgão, em Brasília, para confirmar a informação. Porém, até o fechamento desta matéria, não houve confirmação.


A Anac informou, contudo, que fiscaliza somente a regularidade da documentação da aeronave e do piloto.

 

Prevenção


Apesar de ter caráter investigativo, o procedimento realizado pelo Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa II) não busca punir os responsáveis pelo acidente. O objetivo da apuração realizada pelo Órgão visa somente identificar fatores contribuintes para o incidente.


Desta forma, a preocupação está em prevenir casos semelhantes aconteçam, proporcionando uma maior segurança de voos, sejam eles militares ou civis. Já a função de punir ou acusar possíveis culpados pelos acidentes é realizado pela autoridades competentes para investigar, denunciar e julgar.

 

ENTENDA A NOTÍCIA


O caso será investigado pela Força Aérea, com o objetivo de descobrir as causas do acidente. Porém, a apuração não tem a finalidade de apontar culpados e nem implicações judiciais. Decisões neste sentido devem partir da Polícia e da Justiça.

Thadeu Braga thadeu@opovo.com.br
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano