[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Sangue doado no Hemoce passa por radiação | O POVO
02/08/2015

Sangue doado no Hemoce passa por radiação

notícia 0 comentários
Compartilhar


Também desconhecida por muitos dos que já doaram sangue ou o receberam, a técnica de inativação de linfócitos (um tipo de leucócito) nas bolsas de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) também usa radiação. “Quando você doa sangue, doa hemácias, plaquetas, plasmas e leucócitos. Quando faz a separação desses hemocomponentes, nas plaquetas e nas hemácias fica um pouco de leucócitos, que podem ser transfundidos”, antecipa a explicação do processo o diretor de Hemodinâmica do Hemoce, Franklin Cândido.


O problema é que quando esse sangue vai para um paciente com baixas de defesa imunológica, o sistema dele pode não reconhecer esses leucócitos. “Esses linfócitos são saudáveis e vêm de um ambiente diferente dos do hospedeiro, podendo causar rejeição. A irradiação inativa esses linfócitos, deixam ele sem função, e então não conseguem causar danos”, detalha Franklin. O processo de irradiação pode ser feito em aceleradores lineares (em aparelhos de radioterapia) ou por um equipamento específico para o processo nas bolsas de sangue, que é o existente no Hemoce. (Sara Oliveira)



Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>