[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Queridinhas das academias | O POVO
22/12/2013

Queridinhas das academias

Para quem está com pouco tempo livre e deseja ver os efeitos de forma mais rápida, a aposta das academias é no crossfit e no treinamento funcional. Essas atividades melhoram o condicionamento e têm alto gasto calórico
SARA MAIA
As modalidades prometem alto gasto calórico e resultados expressivos
A prática da yoga sobre a prancha SUP (stand up paddle) alia o exercício físico ao prazer do contato com a natureza. Foto: Sara Maia/ O POVO
Compartilhar

Em busca de opções inovadoras e resultados significativos, as academias estão recebendo uma avalanche de interessados em manter o corpo em forma. Para quem está com pouco tempo livre e deseja ver os efeitos de forma imediatista, a aposta destes espaços é no crossfit e no treinamento funcional, atividades que estão em alta. Educador físico e dono da academia CrossGym, André Bellaguarda explica que as duas modalidades prometem um altíssimo gasto calórico e resultados expressivos quanto à perda de gordura e diminuição do peso corporal, mesmo que haja uma frequência semanal baixa.

 

“Com aulas de uma hora de duração, as duas modalidades exigem do praticante muito suor em troca de um corpo sarado e pronto pra curtir a praia nas férias”, conta. Tomando emprestados exercícios de remo, saltos, corridas, pneus, entre outros, as duas modalidades fazem com que seus praticantes fiquem preparados para qualquer desafio do dia a dia. O que difere uma atividade da outra é a metodologia aplicada.


Dentro do treinamento funcional, o professor prescreve todos os exercícios de forma individualizada e customizada, considerando o tempo de cada um e valorizando os pontos fortes de seus praticantes. Além disso, a prática tem a característica de não usar máquinas e ser focado nas Atividades da Vida Diária (AVDs). Resumindo, melhora o condicionamento para facilitar o cotidiano.


Já o crossfit traz consigo alguns modelos de treino que devem ser executados por seus praticantes, onde cada um, apesar de fazer a mesma tarefa, tenta superar-se quanto à carga e o tempo de execução. O sucesso do crossfit ultrapassou as academias e chegou aos treinos físicos de bombeiros e policiais pelo mundo. “O funcional é mais indicado para qualquer nível de praticante e o crossfit é para aqueles que gostam de desafiar seus limites”, explica Bellaguarda.


Cuidado com lesões

Exercícios pesados não deixariam de ter uma contrapartida. As lesões são um grande desafio para os praticantes do crossfit. André explica que este assunto faz parte de grande debate mundial. “É uma polêmica gigantesca”, define. As lesões ocorreriam em decorrência de uma sobrecarga nos exercícios, mesmo com o acompanhamento de profissionais. Portanto, o educador físico lembra que é importante o praticante buscar realizar seus treinamentos em um centro credenciado e com bons professores.

 

Coordenador técnico da Planet Academia, Renne Mazza corrobora com as explicações de Bellaguarda. Segundo ele, a maior procura nas academias, hoje, é de pessoas interessadas em praticar o crossfit. “Melhora o condicionamento físico, faz perder peso, não utiliza muitos equipamentos, pois o foco principal é no condicionamento”, conta.


De acordo com Mazza, atualmente, a Planet tem cerca de 150 pessoas frequentando as atividades de crossfit. O local também está em reforma, para receber, em meados de fevereiro próximo, um espaço que suporte 300 pessoas treinando. A atividade funcional também é uma queridinha entre os frequentadores da academia. “O método de treinamento tem a premissa básica de melhorar a aptidão física”, resume. (Camila Holanda)

Compartilhar

Veja também

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>