[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] O cearense das luas: Rubens de Azevedo | O POVO
HISTÓRIA 22/09/2013

O cearense das luas: Rubens de Azevedo

Compartilhar

O nome do Planetário de Fortaleza, que recebe milhares de pessoas todos os anos e realiza atividades de divulgação científica, é uma homenagem a um cearense das luas, do céu e da dedicação à ciência e ao conhecimento. Rubens de Azevedo foi professor, astrônomo, escritor e um dedicado aos céus. Nascido em 1921, na Capital cearense, Rubens se transformou em um ícone da ciência cearense e um divulgador da astronomia durante todo seu tempo de atuação.

 

O astrônomo criou a Sociedade Brasileira dos Amigos da Astronomia (SBAA), participou da fundação do primeiro observatório popular brasileiro, da Sociedade Brasileira de Selenografia. Desenhou o Mapa Lunar Brasileiro, descobriu diversos fenômenos durante suas observações, construiu equipamentos, compartilhou informações, ensinou a diversas gerações. Ativo incentivador do conhecimento, ajudou na criação de diversos clubes de astronomia e observatórios Brasil afora, sendo um pioneiro da idealização e busca de um planetário para o Ceará, assim como da inclusão da astronomia em colégios fortalezenses.


Para além das suas numerosas contribuições para a ciência, por meio de suas descobertas e para a divulgação científica, Rubens de Azevedo é lembrado pelo diretor do Planetário que leva seu nome, como um cientista primoroso, que dominava a simplicidade ao falar da ciência. “Conseguia ensinar a teoria da relatividade para uma criança sem usar matemática”, relembra Dermeval Carneiro. Rubens de Azevedo morreu em 2008, deixando um legado grandioso na astronomia e na divulgação das ciências e do encantamento que elas produzem. (Samaisa dos Anjos)

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>