[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] O riso é complexo e faz bem | O POVO
Saúde 14/04/2013

O riso é complexo e faz bem

O riso pode alterar os mecanismos de estresse, estimular a criatividade, melhorar o sono, a relação consigo mesmo e com o outro. A velha frase continua atual: rir é o melhor remédio. Está esperando o quê?
Compartilhar

O riso acelera o batimento cardíaco, produz hormônios que controlam o estresse, mexe com a musculatura abdominal e com o sistema respiratório. A gargalhada une, relaxa, melhora o momento e, se tiver permissão, expande o bom humor para o dia inteiro. Mais do que reação e atitude ligada à alegria, o riso possui efeito complexo na saúde. E, por isso, vem sendo mais estudado, e usado por meio de terapias.

 

O professor de yoga e psicomotricista Maurício Salem trabalha há mais de 20 anos com abordagens que incluem o riso na vida das pessoas. Com enfoque atual na educação, ele explica que o riso possui “benefícios fantásticos”, como a melhora da autoestima e do bom humor, o auxílio na forma como lidamos com a dor, assim como a reação do sistema imunológico.


Adepto do yoga do riso (ver quadro), Maurício lembra que, ao darmos gargalhadas ou termos uma noite com o humor como companhia, o sono costuma ser melhor. Com as pessoas rindo menos e o mundo dispondo de uma enorme quantidade de informações, ele indica que o cérebro fica ansioso por novidade, agitando o corpo e afetando o sono.


“É importante limpar um pouco o terreno antes do sono. E o riso faz essa quebra”, comenta. Segundo ele, o riso ajuda na desconstrução da lógica, o que também acontece no estágio de sono profundo. O professor de yoga e psicomotricista indica gargalhadas antes de dormir ou no processo de passagem entre o local de trabalho e a casa, como forma de relaxar e desmontar o estado de alerta e estresse que a agitação cotidiana causa.


Maurício Salem explica que os impactos da gargalhada na saúde, seja ela espontânea ou induzida, são os mesmos, gerando serotonina e neuroinibidores, influenciando na sensação de prazer e relaxamento. “O riso pega aquele tapete empoeirado e bate. A gargalhada tem um poder que as pessoas não imaginam. Ela contagia e quanto mais gente, maior a catarse”, complementa Salem.


Segundo ele, é preciso também trabalhar o riso dentro do ambiente de trabalho, onde muitas vezes ele é considerado impróprio. Segundo Maurício Salem, o riso estimula a criatividade, o que é importante para o processo de criação e formação de ideias.


E, pensando no corpo e mente como unidade, o poder do riso perpassa os benefícios físicos. A psicóloga e doula Carolina Trinta explica que é preciso ter um olhar sistêmico sobre as pessoas, uma vez que o bem estar é consequência de um equilíbrio.


“Se o corpo está tranquilo, leve, sorridente; e o funcionamento sanguíneo e hormonal está saudável, a resposta emocional é positiva. E o inverso também é verdadeiro. Sorrir e ter bom humor como uma resposta espontânea de encarar a vida traz benefícios à saúde, pois é ao mesmo tempo causa e consequência de alegria”, comentou. (Samaisa dos Anjos)

 

Serviço

 

Yoga e Yoga do Riso

Informações: para saber mais, acesse: www.yogadoriso.com.br

Saiba mais


As linhas trabalhadas por Maurício Salem com Yoga do Riso


1ª Linha: Nesta abordagem, o método abrange a gargalhada induzida e exercícios respiratórios, que servem para diminuir as tensões entre grupos e relaxar ambientes como o escolar e o de trabalho.

Duração: 20 minutos.

 

2ª Linha: Essa linha reúne exercícios respiratórios, postura do yoga, dinâmicas de riso, exercícios de concentração e relaxamento. Com duração de 40 a 50 minutos, a prática é indicada para quem busca relaxamento ao fim do dia e concentração.

 

3ª Linha: Destinada para quem já conhece a técnica, essa linha repete os elementos da 2ª linha de forma mais intensa, incluindo meditação de 20 minutos. Envolve memórias e reflexões profundas. A duração é de 1 hora e 30 minutos.

> TAGS: estar bem sáude riso
Samaisa dos Anjos samaisa@opovo.com.br
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>