Encontrar os monstrinhos é o mais fácil. A partir do momento que você se movimenta pelo ambiente eles começam a aparecer. Ao sair caminhando pela cidade eles aparecem dentro do seu alcance, representado por um círculo em volta do personagem. A dica é ficar de olho no nearby, uma ferramenta no canto inferior da tela que mostra os pokémons que estão mais próximos.
Depois basta clicar nos pokémons para iniciar a tela de captura. É preciso arrastar a pokébola com o dedo para que ela seja arremeçada em direção ao monstrinho. Neste momento, o círculo ao redor dele vai indicar sua dificuldade de captura. A cor verde indica que é fácil capturar, diferentemente de laranja, que já não é tão fácil, e vermelho, considerado difícil. Quanto menor o círculo estiver, maiores são as chances de capturar.
Todo
pokémon apresenta um poder de luta, que pode ser identificado pela sigla CP. Quanto maior for a numeração, mais forte é o monstro. Ao capturá-lo, o usuário ganha a
StarDust Candy, que serve para aumentar o CP. Para "investir" no poder do monstro é só clicar em
power up e ver o CP aumentar.
O Candy também ajuda a evoluir. Existe uma quantidade necessária para cada pokémon e, quando alcançado esse valor, basta escolher a opção de evoluir. A dica do Pokémon GO Brasil é capturar todos os pokémons que aparecem e guardar apenas os monstrinhos com maior CP. É possível transferir as réplicas usando o comando transfer. Na troca do pokémon duplicado o jogador recebe um Candy.
E se as pokébolas acabarem, o problema é fácil de resolver.
Os PokéStops, pontos espalhados pela cidade, são postos para recarregar as pokébolas sem custo. É preciso girar o círculos dos postos e esperar as esferas caírem. As possibilidade de ganhar são grandes. Jogadores já relataram ganhar de três a 25 pokébolas. As PokéStops são recarregadas a cada 5 min e, segundo o Pokémon GO Brasil, é permitido retornar. Também é possível comprar pela lojinha virtual. Para isso, o usuário precisa comprar as PokéCoins, moeda usada dentro do jogo.
Redação O POVO Online