[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Casos suspeitos de microcefalia chegam a 1.761 no Brasil | O POVO
novo balanço 08/12/2015 - 13h15

Casos suspeitos de microcefalia chegam a 1.761 no Brasil

Pernambuco permanece como o estado com o maior número de casos (804). Em seguida, estão Paraíba (316), Bahia (180), Rio Grande do Norte (106), Sergipe (96), Alagoas (81) e Ceará (40)
notícia 2 comentários
Arquivo Agência Brasil
Autoridades dizem que os casos de microcefalia podem estar relacionados ao vírus Zika, transmitido pelo mosquito da dengue

Até o último sábado, 5, 1.761 casos suspeitos de microcefalia foram notificados em 422 municípios brasileiros. Os números foram divulgados nesta terça-feira, 8, pelo Ministério da Saúde. Até o momento, de acordo com o novo balanço, 14 unidades federativas registram casos suspeitos da malformação.

Pernambuco permanece como o estado com o maior número de casos (804). Em seguida, estão Paraíba (316), Bahia (180), Rio Grande do Norte (106), Sergipe (96), Alagoas (81), Ceará (40), Maranhão (37), Piauí (36), Tocantins (29), Rio de Janeiro (23), Mato Grosso do Sul (9), Goiás (3) e Distrito Federal (um).

Foram notificados ainda 19 mortes de bebês com microcefalia e suspeita de infecção pelo vírus Zika, sendo sete no Rio Grande do Norte, quatro em Sergipe, dois no Rio de Janeiro, um no Maranhão, dois na Bahia, um no Ceará, um na Paraíba e um no Piauí. O ministério informou que os casos estão sendo investigados para confirmar a causa da morte.


O que é microcefalia?

É uma condição neurológica em que a cabeça do recém-nascido é menor quando comparada ao padrão considerado adequado. Neste caso, os bebês com essa malformação congênita nascem com um perímetro cefálico menor do que o normal. Em geral, a malformação congênita está associada a uma série de fatores de diferentes origens. Pode ser o uso de substâncias químicas durante a gravidez, como drogas, contaminação por radiação e infeccção por agentes biológicos, como bactérias, vírus e radiação.

No dia 28 de novembro, o Ministério da Saúde confirmou que existe relação entre o vírus Zika e os casos de microcefalia na Região Nordeste do país. Segundo nota divulgada pela pasta, exames feitos em um bebê nascido no Ceará com microcefalia e outras malformações congênitas revelaram a presença do vírus em amostras de sangue e tecidos.
Agência Brasil

espaço do leitor
Francisco Antonio de Oliveira 09/12/2015 08:25
O avanço das doenças causadas pelo mosquito da dengue tem uma relação direta com a falta de educação da população, uma vez que são jogados em vias públicas , contribuindo para o aumento dos criadouros das lavas do mosquito. A má conduta do povo resulta em irresponsabilidade, indiferença e desrespeito a vida. A morte de inocentes, neste caso, se origina de uma incapacidade de se obter o consenso (valor) sobre a existência humana.
Francisco Antonio de Oliveira 09/12/2015 08:22
Quando todos perceberem a importância da promoção educacional, da responsabilidade social e do engajamento na promoção da saúde, haverá uma melhoria nas relações e no comportamento humano , e nenhum mosquito por mais resistente que seja não encontrará meios para se desenvolver e venham trazer doenças e ceifar vidas.
2
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Saúde

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias de Saúde

Powered by Feedburner/Google

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>