[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Dieta rica em gordura e com pouco carboidrato emagrece mais | O POVO
Diz estudo 03/09/2014 - 14h39

Dieta rica em gordura e com pouco carboidrato emagrece mais

A pesquisa revelou que a dieta rica em gordura facilita a perda de peso e diminui o risco de problemas cardiovasculares
notícia 0 comentários
Divulgação/EBC
Dieta rica em gordura facilita a perda de peso, diz estudo
Compartilhar

Uma pesquisa financiada pelo National Institutes of Health do EUA (HIH) revelou que uma dieta pobre em carboidratos e rica em gordura, facilita a perda de peso e diminui o risco de sofrer problemas cardiovasculares.

O estudo vai de encontro com críticas à dieta com gordura, já que ela elevaria o colesterol e outros fatores que desencadeassem doenças cardiovasculares.

A noção de que uma dieta gordurosa é ruim, ainda mais com a presença de gordura saturada, foi lançada com base na comparação das taxas de doenças entre grandes populações.

Recentemente, estudos clínicos avaliaram as reações de pessoas a diferentes dietas durante um período. Além disso, foi possível avaliar a redução do risco cardíaco em uma alimentação com menos carboidratos e mais gordura, com exceção da gordura trans.

O estudo foi realizado com 148 pessoas e com elas foram formados dois grupos. As dietas foram divididas de forma diferente para cada grupo, o qual era controlado a quantidade de gordura e carboidratos, mas sem restrição a colorias.

Após um ano, as pessoas que seguiram uma dieta rica em gordura e pobre em carboidratos perderam, em média, mais de 3,6 Kg, em relação às que ingeriram muito carboidrato e pouca gordura.  As que consumiram gordura tiveram também seus índices de colesterol “bom” elevado e a pressão arterial foi similar aos dois grupos.  

O grupo que consumiu muito carboidrato também perdeu peso, mas aparentemente perdeu mais músculos do que gordura.

A redução do risco cardiovascular acontece porque os carboidratos refinados elevam de forma menor, mais densa e mais perigosa o colesterol “ruim”, que tem mais risco de entupir as artérias. No entanto, a gordura saturada eleva o colesterol “ruim”, mais benigno, feito de partículas grandes, que aumentam o colesterol, “bom”.

 

Redação O POVO Online

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Saúde

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias de Saúde

Powered by Feedburner/Google

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>