Diz pesquisa 28/08/2014 - 15h25

Excesso de ''junk food'' compromete o peso e causa um ciclo vicioso

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) mais de 10% da população adulta no mundo é obesa
notícia 0 comentários
Divulgação
Segundo pesquisa, consumir muito ''junk food'', além de comprometer o peso

Alimentação saudável é um obstáculo para muitas pessoas, já que para realizar o sacrifício de consumir alimentos que façam bem ao corpo é deixar de comer o que, muitas vezes, é “bom”.

Em um estudo publicado na última quarta-feira, 27, pela “Frontiers in Psychology” mostra que consumir muito “junk food”, além de comprometer o peso, compromete também uma alimentação balanceada e saudável.

A equipe de pesquisadores coordenada pela professora Margaret Morris, chefe do setor de Farmacologia da Escola de Ciências Médicas, na Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, fez, por meio de ratos, teste para associar diferenças em alimentos.

A pesquisa explica ainda que a excessiva ingestão de “junk food” enfraquece o autocontrole possibilitando a ingestão de alimentos calóricos.

Teste em ratos

Alguns ratos que foram criados com uma dieta balanceada, não respondiam aos sinais, caso estivesse exagerando no consumo. Esse comportamento possibilitou a proteção contra a ingestão em excesso de alimentos não saudáveis, e permitiu uma dieta mais balanceada.

Após duas semanas comendo tortas, pizzas, bolinhos e outros alimentos com alta taxa de calorias, o peso dos ratos aumentou 10% e o comportamento dos animais mudaram.

Os sons que levavam a gostos exagerados foram evitados pelos bichos. Para os pesquisadores, isso indicou a perda da preferência natural por novidade.

Segundo os pesquisadores, a dieta hipercalórica provoca algumas mudanças do sistema de recompensa do cérebro, que é o responsável pelas escolhas e pelas decisões.

De acordo com eles o resultado pode aumentar a compreensão do consumo de alimentos por humanos, já que o sistema é similar entre os humanos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) mais de 10% da população adulta no mundo é obesa. Ainda segundo a OMS 2,8 milhões de pessoas morrem a cada ano por estarem acima do peso.

Esses são os maiores fatores para desencadear doenças crônicas, além de diabetes e doenças cardiovasculares.

Amy Reichelt, uma das autoras do estudo disse que com a i8ntesificação da obesidade pelo mundo, fica mais difícil resistir às calorias.

 

Redação O POVO Online

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Saúde

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias de Saúde

Powered by Feedburner/Google

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>