[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Os atentados mais violentos da Europa desde 1995 | O POVO
07/01/2015 - 12h35

Os atentados mais violentos da Europa desde 1995

notícia 0 comentários
Compartilhar

O sangrento atentado contra a revista satírica Charlie Hebdo, nesta quarta-feira, 7, em Paris, se tornou um dos mais violentos da Europa nos últimos 20 anos.

- 24 de maio, 2014 - BÉLGICA: Um homem abre fogo dentro do hall de entrada do Museu Judeu de Bruxelas, matando quatro pessoas, incluindo um casal de turistas israelense. Preso em Marselha, no sul da França, o suposto atirador, o franco-argelino Mehdi Nemmouche, de 29 anos, foi entregue em julho à justiça belga, que o acusou de "assassinato em contexto terrorista" e o colocou em prisão preventiva.

- 22 de maio 2013 - GRÃ-BRETANHA: Um soldado, Lee Rigby, de 25 anos, é morto com golpes de arma branca por dois homens perto da caserna militar da Royal Artillery, em Woolwich, um bairro no sudeste de Londres. Segundo testemunhas, os agressores incentivaram quem passava a filmar a cena, enquanto atacavam a vítima aos gritos de "Allah Akbar!", antes de serem presos.

- 11 a 19 de março, 2012 - FRANÇA: Nos dias 11 e 15 de março, Mohamed Merah, de 23 anos, mata três militares a tiros nas cidades de Toulouse e Montauban. Em seguida, no dia 19 de março, executa um professor e três crianças na escola judia Ozar Hatorah, em Toulouse. Merah acabou morto pela polícia em 22 de março, após um cerco em seu apartamento que durou 32 horas.

- 18 de julho, 2012 - BULGÁRIA: Cinco turistas israelenses são mortos no aeroporto de Bourgas, vítimas da explosão de uma bomba plantada num ônibus. O motorista e o autor do atentado também são mortos. Israel responsabilizou o movimento xiita libanês Hezbollah.

- 22 de julho, 2011 - NORUEGA: Um extremista de direita, Anders Behring Breivik, explode uma bomba perto da sede do governo em Oslo, fazendo oito vítimas. Em seguida, abre fogo num acampamento de verão de jovens do Partido Trabalhista norueguês, na ilha de Utoeya, matando 69 pessoas, na maioria adolescentes. Após ser preso, Breivik é condenado a 21 anos de prisão, a mais longa possível no país.

- 7 de julho, 2005 - GRÃ-BRETANHA: Quatro atentados suicidas coordenados em três estações de metrô e ônibus em Londres deixam 56 mortos e 700 feridos. Os ataques foram reivindicados pela Al-Qaeda.

- 11 de março, 2004 - ESPANHA: Uma dezena de bombas explodiram por volta das 7h40 em Madri a bordo de quatro trens, deixando 191 mortos e cerca de 2.000 feridos. O atentado, reivindicado por uma célula islamita radical da Al-Qaeda, é o mais mortífero da Europa desde Lockerbie, na Escócia (1988), cometido contra um avião e que matou 270 pessoas.

- 11 de outubro, 2002 - FINLÂNDIA: Um atentado à bomba em um centro comercial de Vantaa, perto de Helsinque, deixa seis mortos, além de 80 feridos. Um estudante de 19 anos é o autor do ataque.

- 15 de agosto, 1998 - O REINO UNIDO é vítima do maior massacre em trinta anos de conflitos na Irlanda do Norte: um atentado com carro-bomba em Omagh (centro da província de Ulster) deixa 29 mortos e 220 feridos. O atentado é reivindicado por um grupo dissidente do Exército Republicano Irlandês (IRA).

- 25 de julho, 1995 - FRANÇA: Uma bomba explode dentro da estação Saint-Michel, em pleno coração de Paris, deixando oito mortos. Atribuído aos extremistas islamitas argelinos, o atentado é o mais violento numa série de ações terroristas, que deixaram mais de 200 feridos ao longo do verão de 1995.

AFP

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Mundo

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>