[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Meninas de 9 a 11 anos recebem vacina contra HPV | O POVO
PREVENÇÃO 09/03/2015 - 15h47

Meninas de 9 a 11 anos recebem vacina contra HPV

Desde o início de março, o SUS está ofertando as vacinas em 36 mil salas de imunização espalhadas no Brasil
notícia 0 comentários
divulgação
O câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer que mais mata as brasileiras, ficando atrás apenas do de mama e de brônquios e pulmões
Compartilhar

O Sistema Único de Saúde (SUS) já está ofertando para meninas de 9 a 11 anos, desde o início de março, vacinas contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), utilizada na prevenção do câncer do colo do útero, o terceiro tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil.

A expectativa do Ministério da Saúde é de vacinar 4,94 milhões de meninas - 80% do público-alvo - em 2015, nas 36 mil salas de imunização espalhadas pelo País. A novidade é que, além delas, também serão incluídas 33,5 mil mulheres de 9 a 26 anos com HIV, parte da população que tem cinco vezes mais chances de desenvolver a doença.

O Ministério da Saúde ainda recomenda que municípios levem a vacinação às escolas públicas e privadas e que seja firmada uma verdadeira parceria com os pais ou responsáveis das meninas contra a doença.

“A vacina é extremamente segura, uma proteção para a vida. Além de proteger a menina, os estudos mostram que a comunidade também fica protegida. Por isso, devemos alertar os pais e responsáveis sobre a importância da vacina. A parceria com as escolas é fundamental nesse esforço do Ministério da Saúde”, disse o ministro da Saúde, Arthur Chioro, durante o evento de lançamento da campanha, em Belo Horizonte, nesta segunda-feira, 9.

Esquema vacinal


O ministro também alertou sobre a importância de tomar todas as doses da vacina para reduzir a taxa de mortalidade. "Com isso, poderemos ter a primeira geração de mulheres livre da doença. Para isso é importante que as meninas completem o esquema vacinal, tomando as três doses da vacina, conforme o calendário preconizado pelo Ministério da Saúde”.


Para receber cada uma das três doses do esquema vacinal é necessário apenas apresentar o cartão de vacinação e o documento de identificação. A segunda dose é tomada seis meses após a primeira, e a terceira, cinco anos após a primeira.

Já para as mulheres com HIV o esquema vacinal conta com intervalos diferentes. A segunda e a terceira doses serão aplicadas dois e seis meses após a primeira e precisam apresentar a prescrição médica.

Meninas de 11 a 13 anos que tomaram a primeira dose em 2014 também podem aproveitar a oportunidade para dar prosseguimento ao esquema vacinal. Meninas que tomaram a primeira dose aos 13 anos e já completaram 14 também podem participar.

HPV

O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho durante o parto.

A vacina tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não têm uma vida sexual ativa e, consequentemente, não tiveram nenhum contato com o vírus.
Redação O POVO Online

Compartilhar

Veja também

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Brasil

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>