[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] As dores de cada dia - Jornal do Leitor - O POVO ONLINE
homenagem 27/07/2015 - 18h41

As dores de cada dia

notícia 2 comentários
Compartilhar


 As dores de cada dia

 

Lílian Calixto de Vasconcelos

 

 

Ele fez uma cara feia no mesmo momento em que deu aquela freada brusca. Quase fechou os olhos pra não ver o estrago que iria ser aquela batida. Como não ouviu barulho estrondoso ou nenhum gritinho assustado vindo da rua, percebeu que não houve nada. Apenas o susto.
Fiquei a pensar sobre o episódio: o que será que nos assusta, realmente? Bater no carro da frente, ter prejuízo a pagar, discutir quem está errado no trânsito? Ou quebrar nosso pára-choque , lanterna e ficar com o carro no conserto por algum tempo? Afinal, o que é pior? Machucar os outros ou machucar a si mesmo?
Não queremos nenhum dos dois e rezamos para que nunca aconteçam batidas de carro conosco. Mas a verdade é que acidentes acontecem, façamos cara feia ou não. Não se pode estar imune aos estragos no trânsito. Nem na vida.
Bateu? Vamos ver o que aconteceu e resolver com a maior brevidade a situação. Melhor para você, para o outro e para a fluidez do trânsito. Ou você quer ficar com o carro batido por não sei quanto tempo? As pessoas precisam ir e vir. O trânsito não pára.
Nem a vida.
Machucar o outro é horrível. Dói talvez até mais que machucar a si mesmo. Mas se já aconteceu, o que há de fazer? Não há a opção de trazer o sofrimento do outro pra si. Cada um com sua vida. Cada um com seu prejuízo.
O carro da frente não seguiu o sinal porque achou que não daria tempo; preferiu frear Podia ter seguido, mas não seguiu. O carro de trás poderia ter freado, mas não freou. Será que tem algum culpado? Não seria melhor cada um assumir seu erro e seguir em frente?
Doer sempre dói. Dúvidas sobre o que poderia ter sido feito sempre existirão. Mas quando as coisas tentam ser resolvidas pelos dois lados, com boa vontade, a dor diminui. Afinal, tudo não passa de um susto. Vai ficar tudo bem de novo.


Lílian Calixto de Vasconcelos

Compartilhar
espaço do leitor
LÍLIAN Calixto de Vasconcelos 29/10/2015 02:14
Oi! Só agora vi seu comentário, Meiry! É bem isso mesmo... precisamos aceitar os riscos para podermos seguir em frente.
Meiry 28/07/2015 09:41
Machucar o outro. Se machucar. Riscos inerentes tanto ao convívio humano quanto ao trânsito. Aceitar o risco e as dores quando (e se) ocorrem é, provavelmente, uma das chaves da felicidade.
2
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

COMO COLABORAR

  • 1

    Participe você também

    Envie sua colaboração para o email: jornaldoleitor@opovo.com.br e seu texto estará no Jornal do Leitor Online

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Newsletter

Receba as notícias do O POVO Online

Powered by Feedburner/Google

O POVO Notícias | Jornal do leitor O POVO | Cronicas O POVO