Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
Veja vídeo 10/08/2016 - 23h06

Poço jorrante em Messejana é descoberto em meio à crise hídrica no Ceará

Após 4 anos de chuvas abaixo da média, a descoberta é esperança em meio à escassez. Poços jorrantes artesianos têm pressão incomum e são raros no Ceará, segundo geólogos
notícia 1 comentários
reprodução

Em busca de soluções à crise hídrica no Ceará, poços profundos são perfurados, e a prática não se restringe ao interior. Em Messejana, bairro da Capital, foi descoberto um poço de alta produtividade no último dia 2. O aquífero teria grande potencial de exploração pela boa qualidade da água e por estar a aproximadamente 62 metros de profundidade. O tipo, conhecido tecnicamente como jorrante por pressão e vazão altas, é raro no Ceará.

Aldenor Pontes, geólogo e professor do departamento de Construção Civil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), encontrou o poço, de vazão estimada por ele em 100 mil litros de água por hora (o suficiente para abastecer uma comunidade com até 20 mil habitantes).

“Seria um alívio ao abastecimento de água daquela região”, afirma Aldenor, ressaltando que o cálculo é ainda uma suposição. O geólogo frisa a necessidade de um estudo aprofundado sobre a “extensão, formação e capacidade produtiva” do aquífero.

Também em Messejana, outro poço de alta potência já havia sido encontrado, porém não jorrante e com vazão menor, de 50 mil litros/hora em média, diz o geólogo.

Em Tauá, município da região Centro Sul cearense, um poço jorrante havia sido descoberto em março de 2015. O reservatório, chamado pelos moradores de “milagroso”, tinha vazão estimada à época em 40 mil litros/hora. No distrito de Santa Tereza, zona rural do município, o achado veio com a perfuração artesiana de um poço de 100 metros de profundidade, custeada pela comunidade local.

Veja vídeo da perfuração do poço artesiano:

 

O POVO Online tentou contato com a Secretaria de Recursos Hídricos do Estado na noite desta quarta-feira, 10, para obter posicionamento oficial sobre o poço jorrante de Messejana, mas não teve as ligações atendidas.

Redação O POVO Online

espaço do leitor
Cardoso Ponte 11/08/2016 08:16
Tenho a mais convicção que para crise hídrica e falta de rede de abastecimento de água para atender a população, só exite uma solução prática e viável, "perfuração de poços", infelizmente, o DNOCS e a SOHIDRA, são órgão importantíssimo para a geração de propecção de poços, com míopes recursos para atender. O que falta mais que água, é políticos para buscar verbas para tal.
1
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Fortaleza

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Fortaleza

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>