Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
PROTESTO 09/05/2016 - 17h09

Presença de estudante vestindo camisa de Bolsonaro gera tumulto na UFC

De acordo com universitários, o defensor do deputado federal teria feito provocações verbais, inflando protesto dos alunos contra ele. Apoiador do parlamentar nega acusações
notícia 114 comentários
REPRODUÇÃO/O POVO
Estudante de Letras com a camisa de Jair Bolsonaro acionou a Polícia Civil diante do protesto contra ele

A presença do estudante de Letras, Jorge Fontenele, vestindo uma camisa em apoio ao deputado federal Jair Bolsonaro (PSC), gerou tumulto no Centro de Humanidades I da Universidade Federal do Ceará (UFC), por volta das 14h30min desta segunda-feira, 9. De acordo com universitários, ele teria feito provocações verbais, inflando protesto dos alunos contra ele.

O estudante Jorge Fontenele, que também é policial civil, acionou a Polícia Civil diante da mobilização que se iniciou contra ele. O inspetor contou que conversava com colegas, entre eles alunos homossexuais, quando teria chegado outros estudantes do curso de Letras. O inspetor de Polícia alegou que o grupo começou a agredi-lo verbalmente. "Me chamaram de estuprador, torturador, terrorista, sexista, homofóbico e racista. Me mantive inalterado. Pegue meu celular e comecei a filmar, diante das acusações", disse Fontenele em entrevista ao O POVO Online.

Conforme o universitário, ele também teria sido agredido fisicamente. "Levei um tapa na cara de um professor e dois socos de uma aluna", afirmou. Jorge nega as acusações de estudantes, que participaram do protesto, de que ele teria agredido manifestantes.

De acordo com o policial civil Gutemberg Rodrigues, da Unidade Tática Operacional, Divisão Anti-Sequestro (DAS), que atendeu a ocorrência, os policiais foram acionados nos grupos da Polícia Civil, com a informação de que um policial, que é aluno da UFC, estava sendo hostilizado por estar vestindo uma camisa em apoio a Bolsonaro, dentro das dependências da Universidade, no bloco do curso de Letras. A equipe da DAS chegou ao local, mas não teve autorização para entrar na instituição, visto que é de responsabilidade federal.

Seguranças da UFC teriam feito a escolta para o lado de fora da instituição, onde os policias civis deram sequência para garantir a integridade física do estudante. "Ele não conseguiu assistir à aula, nem buscar o carro nas dependências da UFC, já que foi bastante hostilizado", disse o policial civil da DAS.

O universitário que apoia Bolsonaro foi levado pelos policiais civis até o 34º Distrito Policial (DP), onde registrou um boletim de ocorrência de "injúria grave". Jorge relatou que o carro dele foi danificado e um policial civil precisou ir à paisana para retirar o veículo estacionado na UFC.


Estudantes relatam agressões

Conforme uma estudante de Letras, que preferiu não se identificar, Jorge é visto com frequência no CH I e é conhecido por ser defensor de ideais conservadores. "O curso (Letras), tradicionalmente, defende o debate contra opressão, anti-machismo, a causa LGBT e o feminismo. O protesto começou por conta da presença dele aqui. Ele estava exibindo a camisa em apoio ao Bolsonaro e soltando provocações, no Bosque Moreira Campos. Não é apenas a presença da figura dele, mas quem ele está representando", comentou a universitária.

Ainda segundo a estudante, universitários de outros cursos souberam da presença do defensor do deputado federal e foram juntando-se ao protesto. A mobilização dos alunos teria cercado o homem e gritado palavras de ordem contra ele.

Estudantes informaram que o apoiador de Bolsonaro teria agredido uma universitária durante o protesto. Além disso, afirmaram que dois universitários teriam saído em defesa do rapaz e agredido outros dois manifestantes.

Nota da UFC
Procurada pelo O POVO Online, a UFC se pronunciou por meio de nota e disse que vai apurar o caso. Veja abaixo o texto na íntegra:

"A Universidade Federal do Ceará informa que houve um conflito entre grupos de estudantes na tarde desta segunda-feira, 9 de maio, no Centro de Humanidades, Campus do Benfica. O fato está sendo devidamente apurado pela UFC, um espaço plural e democrático que respeita a diversidade de ideias e opiniões e que incentiva a convivência respeitosa entre todos os integrantes de sua comunidade (alunos, docentes e servidores técnico-administrativos) e na sua relação com a sociedade."

espaço do leitor
RUZILAN SALES 05/06/2017 09:43
O POVO NAO, NAO FAÇO PARTE DESSE POVO POIS NAO TEM DIFERENÇA SAO DA MESMA RAÇA DO DEPUTADO AINDA PIOR POIS TODOS OS ALUNOS AI PRESENTE SAO RACISTA NAO TEM DIFERENÇAN SAO IGUAL AO DEPUTADO MENCIONADO
RUZILAN SALES 05/06/2017 09:42
O POVO NAO, NAO FAÇO PARTE DESSE POVO POIS NAO TEM DIFERENÇA SAO DA MESMA RAÇA DO DEPUTADO AINDA PIOR POIS TODOS OS ALUNOS AI PRESENTE SAO RACISTA NAO TEM DIFERENÇAN SAO IGUAL AO DEPUTADO MENCIONADO
Tomais Pereira 08/04/2017 03:22
vocês poderiam ser mais imparciais, no título já se mostra uma posição a esquerda , o cara foi agredido em uma universidade. De acoro comuniversitarios e usado quando falam dos agressores, o rapaz tb é, e foi citado como apoiador dodeputado. LAmentável
Tomais Pereira 08/04/2017 03:22
vocês poderiam ser mais imparciais, no título já se mostra uma posição a esquerda , o cara foi agredido em uma universidade. De acoro comuniversitarios e usado quando falam dos agressores, o rapaz tb é, e foi citado como apoiador dodeputado. LAmentável
Tomais Pereira 08/04/2017 03:22
vocês poderiam ser mais imparciais, no título já se mostra uma posição a esquerda , o cara foi agredido em uma universidade. De acoro comuniversitarios e usado quando falam dos agressores, o rapaz tb é, e foi citado como apoiador do deputado. LAmentável
Ver mais comentários
114
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Fortaleza

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Fortaleza

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>