Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
novo prognóstico 23/02/2016 - 09h05

Ceará tem 70% de chance de permanecer no 5º ano de seca, aponta Funceme

No início da ano, o prognóstico para o meses de fevereiro, março e abril apontava 65% de quadra chuvosa abaixo da média histórica
notícia 12 comentários

O Ceará tem 70% de chance de ter a quadra chuvosa abaixo da média histórica em 2016, segundo novo prognóstico da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), divulgado na manhã desta terça-feira, 23. O novo documento climático foi elaborado para os meses de março, abril e maio.

"Não é informação que gostaríamos de passar, mas temos o dever de mostrar os riscos", afirma o presidente da Fundação, Eduardo Sávio Martins. O novo prognóstico climático foi elaborado para os meses de março, abril e maio. No início da ano, a probabilidade do Ceará entrar no 5º ano de seca era de 65%, conforme prognóstico para os meses de fevereiro, março e abril.

O documento da Funceme aponta ainda que a chance de haver precipitações em torno da média é de 25%; a probabilidade de chuvas acima da média é de apenas 5%.

Segundo Eduardo, as chuvas concentradas no litoral não ajudam no aporte do Estado. ''As chuvas precisam ser acima da média nas demais regiões", disse.

A atuação do El Niño é o principal fator para esse cenário negativo, pois a alta intensidade dele diminui as chances de precipitações mais regulares no Ceará. A variação neutra de temperatura do Oceano Atlântico também influencia.

"O que devemos fazer é nos preparar e conscientizar a população a fazer uso responsável da água, pois a situação de açudes preocupa", disse Martins.

Redação O POVO Online com
informações da repórter Thaís Brito

> TAGS: ceará seca funceme
espaço do leitor
Diego 24/02/2016 16:32
"Se o agricultor não planta, a cidade não come." Lembrem-se disto senhores fortalezenses, gastadores de água.
Diego 24/02/2016 16:30
Os senhores que até agora opinaram (sem exceção),deveriam ter participado da reunião de ontem , para entender como a FUNCEME chegou aos percentuais apresentados. De forma cientifica Eduardo Sávio e Meyre Sakamoto, apresentaram as probabilidades da quadra invernosa do Ceará. Acho melhor os "amiguinhos" começarem a economizar água, pois vai faltar.
Eduardo Barros Leal 24/02/2016 08:39
Embora desaprove o governo passado, concordo com o Aquério, pois será uma alavanca para o turismo, fará muito mais que o Beach Park que é lazer caro. Quanto a seca, se for confirmada, já passa da hora de se pensar em dessalinização da água do mar, temos energia abundante das eólicas. Existem países do Oriente que utilizam esta tecnologia.
aragao 23/02/2016 16:10
Acho que a FUNCEME deveria ser mais clara.O que ela afirma deve ser claro, como: Porque 70 de chance de ser abaixo da média?ela diz que por causa el nino, porque pode ser 25% DENTRO DA MÉDIA? PORQUE 5% acima da média? é isso que ela tem que explicar, quais as causas os fatores que podem trazer estas chuvas? do jeito que ela diz é facil, não erra nunca.Fica só torcendo para não chover.
Júlio Coelho 23/02/2016 15:39
A solução para seca no Ceará é fácil é só a Funceme dizer que não vai chover que começa a chover. Que órgão sem credibilidade. Ainda não tivemos o equinócios, próximo ao dia de São José, e já temos bastante chuvas.
Ver mais comentários
12
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Fortaleza

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Fortaleza

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>