O POVO


apoio

Acometido por AVC, mestre da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto recebe ajuda

23/02/2016 | 18:57

Há três meses, a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto anda descompassada, sem a presença do Mestre Raimundo Silva, responsável pelas coreografias e pelo toque hábil do pífano, instrumento de sopro que costumava talhar com as próprias mãos.      

Mestre Raimundo, 82 anos, sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) no fim do ano passado e, desde então, familiares e amigos do Crato e de outras paragens se esforçam para ajudá-lo.

Segundo uma das três filhas do artista popular, Maria do Socorro da Silva, após o ocorrido, o mestre ficou internado, durante 22 dias no Hospital Regional de Juazeiro, e agora está em casa, convivendo com sequelas do AVC.   

"Ele aperreia muito porque não fala nada. Ele começou a caminhar, mas não conhece muito as pessoas e não entende tudo não. É muito triste; é um sofrimento", lamenta.

Mobilizações 

Apesar da tristeza, a filha diz ser "gratificante" ver o apoio que a família vem recebendo de amigos e artistas. "Ficamos preocupados, mas muita gente apareceu para ajudar. Ele já tem fonoaudióloga e vai começar a fisioterapia".

As contribuições para ajudar o mestre se intensificaram após a publicação na Internet de um poema, em forma de apelo, assinado pelo pifeiro e professor de Arte no Crato, Ulisses Germano.

Para ele, mestres da cultura, como Raimundo, "não nascem mais". "Ele precisa de ajuda como outros precisam, mas a família Aniceto foi a que mais projetou o Cariri", frisa Ulisses.

O artista cearense, Rafael Limaverde, também aderiu à mobilização e anunciou em sua página pessoal do Facebook, nesta segunda-feira, 22, a venda de 12 cópias da sua xilogravura "Os irmãos Anicetos e a Peleja da Onça com o Cachorro”, a R$ 150 cada uma.

O objetivo de Rafael é reverter todo o valor da venda da xilogravura, feita em homenagem aos Anicetos, para o mestre. "Imprimi hoje (segunda-feira) e praticamente todas já foram vendidas, só faltam três. Estou pensando em fazer outra série, mas não tenho certeza. Vou ver como funciona isso", explica o artista.

A banda de toque puramente nordestino entra em sua quarta geração, e segue animando festas e outros eventos culturais, guiada por seis sobrinhos do Seu Raimundo.

Interessados em ajudar o mestre podem fazer depósitos diretos em sua conta:

Banco Bradesco   
Agência: 0771-4
Conta: 0014308-1

Veja vídeo de uma das apresentações da banda:

REPRODUÇÃO
As contribuições se intensificaram após a publicação de poema assinado pelo professor Ulisses Germano, na Internet