O POVO


NESTA SEGUNDA

Enfermeiros e dentistas paralisam atividades em postos de saúde da capital

15/02/2016 | 13:10

Os enfermeiros e dentistas do Programa Saúde da Família (PSF) paralisam as atividades por 24 horas, nesta segunda-feira, 15, em todos os postos de saúde de Fortaleza. Os profissionais reivindicam melhores condições de trabalho, reajuste salarial de 19%, realização de concurso público, entre outros benefícios. Um ato ainda será realizado a partir das 15 horas, no Paço Municipal.

A paralisação desta segunda foi definida no último dia 2 de fevereiro, em assembleia. Uma pauta com as reivindicações da categoria foi encaminhada à Prefeitura no último dia 12 de dezembro, segundo o presidente do Sindicato dos Odontologistas do Ceará (Sindiodonto), Cláudio Ferreira.

"A paralisação é por conta de demora do governo de atender as reivindicações. Temos a questão das perdas inflacionárias de 2015 e anos anteriores. Esse reajuste é só a reposição da inflação deste ano, porque juntando com os anos passados seria uma porcentagem bem maior", explica.

O Sindiodonto estima que em torno de 650 profissionais integrem o PSF, espalhados em 92 postos de saúde da capital. Desses, 350 são enfermeiros e 300 dentistas. "A realidade nas unidades de saúde é de total sucateamento, com falta de medicamentos básicos como luvas, gases, vacinas. Tem unidade que até água está faltando", critica Cláudio.

O presidente do Sindiodonto explicou ainda que há uma reunião entre a categoria e a Prefeitura marcada para a tarde desta terça, mas o local ainda não foi comunicado. "Essa Mesa Permanente de Negociação deveria acontecer, mas a Prefeitura ainda nem definiu onde era. Então resolvemos ir para o Paço, onde esperamos sentar com o prefeito", disse.

O POVO Online entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que informou que deve se posicionar em breve.