Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
ATROPELAMENTO 10/02/2016 - 12h12

Ciclista de 67 anos morre após ser atropelado por ônibus na avenida José Bastos

A vítima é Vicente Veloso Neto, conhecido como Xuxa, um dos ciclistas mais conhecidos e queridos de Fortaleza, segundo amigos
notícia 16 comentários
DictSql({'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18847, 'email': 'lucasmota@opovo.com.br', 'nome': 'Lucas Mota'})
Lucas Mota lucasmota@opovo.com.br
DIVULGAÇÃO
Vicente Veloso, o Xuxa

A comunidade do ciclismo cearense perdeu uma importante figura das pedaladas semanais de Fortaleza: Vicente Veloso Neto, de 67 anos recém-completados, conhecido como Xuxa. Ele foi atropelado na última segunda-feira, 8, na avenida José Bastos, após desviar de um buraco e ser atingido por um ônibus. O ciclista foi socorrido ao Instituto Dr. José Frota (IJF), com diversas fraturas, e não resistiu a um politraumatismo. O sepultamento está marcado para as 17h30min, no Cemitério Parque da Paz, no Passaré.

Um grupo de ciclistas vai se reunir na Central de Artesanato do Ceará (Ceart), na Praça Luíza Távora, às 15h, para organizar um comboio que sairá em pedalada em direção ao Cemitério Parque da Paz.

Conforme informações de amigos, Xuxa vinha pedalando na faixa da direita na avenida José Bastos, por volta das 9h30min, vindo do Conjunto Ceará, onde tinha uma residência. Ao se deparar com um buraco, ele desviou indo para o lado esquerdo da pista, colidindo contra um ônibus que trafegava na via.


O motorista parou e prestou os primeiros socorros. O ciclista foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao IJF. O POVO Online apurou que, antes do atropelamento, outro acidente teria ocorrido na via por causa do mesmo buraco. A Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) não confirmou a informação.

DIVULGAÇÃO
Xuxa com sua bicicleta 'amareilinha' ao lado de amigos

A avenida José Bastos não possui ciclofaixa. No último dia 3, um ciclista foi atropelado por um ônibus na avenida Domingos Olímpio, via que também não possui setor exclusivo para bicicletas.

O Xuxa
O aposentado impressionava a todos com tanta disposição em cima da sua "amarelinha", bicicleta modificada e equipada por ele mesmo, e incentivava os mais jovens. Xuxa era apaixonado pelo ciclismo e dedicou cerca de 50 anos de vida à atividade. Os amigos garantem que Vicente era um dos ciclistas mais conhecidos e queridos da cidade.

O corretor de imóveis, Marcus Medeiros, companheiro de pedaladas de Xuxa, lembra com carinho do amigo. "Nós pedalávamos quase todos os dias. Era uma pessoa muito amiga, companheira, sempre disponível, de braços abertos para ajudar. Ele alegrava todo mundo, era o mais velho do grupo, um exemplo. Mesmo com a idade, pedalava todos os dias", contou Marcus.

O pedal era tão presente na vida de Xuxa, que o ciclista pertencia a diversos grupos de pedalada, como o Segunda da Bike, o Quinta da Bike, os Amigos da Bike e o Papa, além do "Calangos da Bike", apelidado carinhosamente por ele, formado pelos amigos mais próximos. Vicente também se fazia presente em outras turmas de ciclistas.

O corretor de empréstimos Rômulo Siqueira, que costumava pedalar as segundas-feiras com Xuxa, teve seu último contato com o amigo no último domingo, 8, quando deu um presente de aniversário para o experiente ciclista, que havia completado 67 anos na quinta-feira, 4. "O Xuxa era como se fosse um pai para gente. Tudo que você precisasse, ele estava ali. Foi muito triste. Quando o Marcus me ligou, achei que era brincadeira", disse Rômulo.

Segundo Rômulo, ciclistas próximos de Xuxa estão se organizando para realizar um protesto na próxima segunda-feira, 15, para pedir mais respeito à classe.

espaço do leitor
laerte 12/02/2016 14:16
duas ciclovias construidads bem antes da gestão roberto claudio estaõ totalmente abandonadas. a ciclivia da da bernardo manoel e da presidente costa e silva. Eu que moro no jose walter tenho que utilizar o via junto com os carros por conta da falta de manutenção.
joão 10/02/2016 19:11
Ao Prefeito de Fortaleza - Roberto Cláudio e seu projeto de mobilidade urbana que não fez as ciclovias onde se faz necessário. Caro prefeito, a avenida José bastos é uma das vias mais utilizadas por ciclistas, principalmente aqueles que usam a bicicleta para ir ao trabalho. A ciclovia da avenida Osório de Paiva está abandonada e precisa de manutenção. Na avenida João Pessoa também poderia ser feita uma ciclovia, prefeito.
Elaine Maria 10/02/2016 18:25
Pinto, melhore. Paulim, nesse caso, o motorista prestou socorro, diferente do outro caso que você mencionou (o que constituiu crime). Dulce, leia o CTB, por favor. Não ouse dirigir sem antes lê-lo.
Deives Freire Nogueira 10/02/2016 16:53
Conheço muito bem av. jose basto ,ela possui um grande canteiro central onde pode ser construído uma ciclo-faixa ou ciclovia , fica a dica para PREFEITO ROBERTO CLAUDIO que esta do lado dos ciclistas.Meus sentimentos a família.
Bel 10/02/2016 16:36
Vamos ser profissionais um pouquinho, que tal um jornalismo investigativo e procurar o nome do responsável pelas obras de pavimentação. PUNIÇÃO AOS MAUS GESTORES QUE DEIXAM NOSSAS VIAS EM PÉSSIMO ESTADO.
Ver mais comentários
16
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Fortaleza

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Fortaleza

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>