[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Morre médico, escritor e professor universitário cearense Antero Coelho Neto | O POVO

Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
luto 18/01/2016 - 11h35

Morre médico, escritor e professor universitário cearense Antero Coelho Neto

Antero teve mais de 50 anos de sua vida dedicados à medicina, além de ter sido professor universitário e apresentador do mais importante programa cearense de rádio sobre saúde, o "Novas Dimensões"
notícia 0 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 18987, 'email': 'amandaaraujo@opovo.com.br', 'nome': 'Amanda Ara\xfajo'}
Amanda Araújo amandaaraujo@opovo.com.br
foto: Rodrigo Carvalho/O POVO
Como poeta, teve mais de 43 artigos publicados em revistas especializadas no Brasil

O médico cearense, professor universitário, articulista do O POVO, escritor e criador do programa de rádio "Novas Dimensões", Antero Coelho Netomorreu, aos 84 anos, na madrugada desta segunda-feira, 18, em Fortaleza. O gerontólogo Antero estava internado por conta de uma fratura no colo do fêmur, mas teve uma infecção generalizada, agravada após Acidente Vascular Cerebral (AVC). A missa de corpo presente será realizada a partir das 14 horas, no Jardim Metropolitano, e o sepultamento está programado para às 15 horas.

Segundo o médico sanitarista Marcelo Gurgel, Antero deixa um legado intelectual, científico e educacional para a Medicina cearense. "Era um dos médicos mais influentes do Ceará, com projeção internacional. Era um exemplo para o Brasil. Foi o pioneiro nos estudos de transplante renal e diziam que era um dos melhores alunos na época da faculdade. Participou como consultor da criação do curso de Medicina da Uece, além de ter tido um papel importante no início do SUS", lamentou o amigo.

"Era uma pessoa de ótima convivência e um excelente colaborador da Rádio Universitária. Ele fez um trabalho muito importante na dimensão educativa do rádio. O Novas Dimensões tinha esse caráter de educar para a saúde, um programa muito criativo e bem dialogado, aberto ao relacionamento com o público, sempre discutindo temas importantes para a saúde da população", explicou o diretor da Rádio Universitária FM, Nonato Lima.

O médico Antero criou e passou a apresentar o ''Novas Dimensões'' na Rádio AM do POVO, na década de 90. Após 370 edições na emissora, o programa foi levado à Universitária FM com o nome "Novas Idades", que estimulava uma vida ativa, criativa e saudável para pessoas idosas. Depois de 370 outras edições, o programa voltou a se chamar "Novas Dimensões", misturando informações e debates sobre Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia e Farmácia com foco em todas as faixas etárias e tipos de público.

Segundo Nonato, mesmo com a ampliação do programa para outras áreas de saúde, o médico Antero continuava sendo colaborador assíduo da rádio. "Ele não participava mais todo sábado por conta da saúde debilitada, mas foram anos fazendo ao vivo, em cada sábado do ano", relembra.

Saúde debilitada
De acordo com Marcelo, o gerontólogo foi internado no hospital São Raimundo há 45 dias, pois apresentava sinais de desorientação. Ele se recuperou e voltou para casa, mas fraturou o colo do fêmur, sendo internado no hospital São Carlos, cerca de 10 dias atrás.

"Não foi operado porque teve uma pneumonia e, depois, veio o quadro de septicemia [infecção generalizada] que foi se agravando. Ele estava sendo tratado com antibióticos, mas teve um AVC e uma piora no quadro de saúde", relatou ao O POVO Online.

"É importante amar, amar e amar"
O médico Antero foi entrevistado nas Páginas Azuis do O POVO, em março de 2007, quando falou sobre a relação entre qualidade de vida e longevidade. Médico-poeta, ele dizia que a família e o poder público não estavam preparados para lidar com a quantidade de pessoas idosas que vem crescendo no País.

"A mulher é mais responsável com seu corpo, tem mais religiosidade, a sexualidade da mulher é objetivando o amor. O homem tem de mudar. Por isso, eu brinco dizendo que cada vez mais exercito meu lado feminino", contou.

"Há um provérbio popular muito antigo que diz: mudar é difícil, é preciso um grande amor ou uma grande dor. Como por exemplo, 80% dos que sofrem infarto do miocárdio deixam de fumar depois da dor do infarto", explicou na entrevista.

Quando perguntado sobre qual mensagem o poeta deixaria para as pessoas sobre a qualidade de vida, ele  foi categórico: "amar". ''O poeta diria que para ter uma boa qualidade de vida é importante amar, amar e amar. E quando estiver cansado de amar, amar mais. Não estou falando de amor ao sexo oposto, mas o amor às pessoas, à sua vida, ao meio ambiente em que você está. Amar as coisas que você faz. É esse amor que lhe dá a vida", completou.

Carreira
Antero Coelho Neto nasceu em 11 de junho de 1931, era formado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC) na turma de 1957 e tinha especialização em cirurgia geral, com pós-doutorado na Universidade de Harvard, em Boston (Estados Unidos).

Ele foi diretor do Instituto para a Qualidade de Vida desde 1993, onde prestava consultoria a empresas, universidades e ministrava cursos. Foi representante da Organização Pan-Americana da Saúde na Colômbia e Venezuela, professor da Faculdade de Medicina da UFC, Reitor da Universidade de Fortaleza (Unifor), vice-diretor da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília.

Como poeta, teve mais de 43 artigos publicados em revistas especializadas no Brasil, América - Latina e Estados Unidos, além dos livros "A Cidade Azul", "Vida Longa com Qualidade II" e a trilogia "Palavras que Valeram a Pena".

  • Como poeta, teve mais de 43 artigos publicados em revistas especializadas no Brasil
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Fortaleza

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: [Errno 13] Permission denied: u'/home/presslab/public_html/ns142/arquivos/imgs/capas/2018-12-12_capa_populares_prez-61-77.jpg_tmp'

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Fortaleza

Powered by Feedburner/Google

Mais comentadas

anterior

próxima