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Modelo Integração 07/01/2016 - 15h13

Terminais de ônibus ganharão estações de bicicletas compartilhadas; confira mudanças

Além das novas estações, os usuários poderão utilizar as bicicletas compartilhadas por até 14 horas. O projeto Bicicletas Compartilhadas - Modelo Integração é apresentado pela Prefeitura nesta tarde
notícia 4 comentários

Os terminais de ônibus de Fortaleza vão ganhar estações com 50 bicicletas compartilhadas e, no mínimo, 60 vagas cada. Os pontos também terão paraciclos, e os usuários poderão utilizar as bicicletas por até 14 horas. O prazo para o início do funcionamento do Sistema de Bicicletas Compartilhadas - Modelo Integração é entre abril e maio, segundo a Prefeitura Municipal de Fortaleza.

O novo projeto, que está sendo apresentado pela Prefeitura na tarde desta quinta-feira, 7, segue os mesmos princípios do atual Bicicletar, mas traz mudanças que visam o fortalecimento da integração entre modo cicloviário e transporte público. O sistema é pioneiro no Brasil possibilitando, por exemplo, o pernoite com a bicicleta ou a permanência do veículo no local de trabalho.

Segundo a Prefeitura, o sistema vai funcionar todos os dias da semana, das 05 horas à meia-noite para retirada das bicicletas, e 24 horas (tempo integral) para devolução das bicicletas. As bicicletas retiradas a partir das 17 horas das sextas-feiras poderão ser devolvidas até às 9 horas da segunda-feira subsequente sem que haja penalidade para o usuário (a mesma regra é aplicada aos feriados).

O projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT). A previsão para a execução do sistema será de cerca de 45 dias após a assinatura do Termo de Autorização, sendo submetido o cronograma de implantação para aprovação pela SCSP.

Utilização
O usuário deverá realizar cadastro para adesão do Bilhete Único Fortaleza e, assim, não haverá taxa de adesão para a utilização do sistema. O benefício é ilimitado, desde que seja respeitado o intervalo mínimo de 15 minutos entre cada uso.

Luiz Alberto Sabóia, secretário-executivo de Conservação e Serviços Públicos e coordenador do PAITT,  explica que a intermodalidade é fator essencial para a sustentabilidade nos transportes em uma cidade. “A priorização à bicicleta, um dos modos de transporte não motorizados e não poluentes, deve ser uma diretriz das cidades que desejam equacionar os problemas de mobilidade urbana, buscando transportar seus cidadãos com rapidez, conforto e segurança”, frisa.
 

 

Redação o POVO Online, com informações da repórter Eduarda Talicy

espaço do leitor
ED- 07/01/2016 18:43
"Fortaleza, modelo para o Brasil"?!!!... Faz-me rir... só se for em show de humor.
DINIZ KLEIN 07/01/2016 17:51
Enquanto isso obras essenciais de saneamento, segurança, iluminação, empreendedorismo e arborização são esquecidas nos bairros periféricos. Esse prefeitinho cria essas bugigangas para enganar os presidencialistas desmiolados.
Eleitor 07/01/2016 17:44
Caro ED+, deixa de ser abestado, o doente, que precisa de remédios, e falta nos postos de saúde, não vai conseguir andar de bicicleta, coloque uma coisa na sua cabeça, mobilidade urbana não dá voto.
Ed+ 07/01/2016 16:19
Parabens Luizianne Lins pelo belo projeto de mobilidade implantado em Fortaleza, modelo para o Brasil, que em apenas 3 anos já fez muito mais que a prefeitura anterior que em 8 anos regrediu a cidade e aumentou o caos! Opa, desculpa, eu queria dizer Parabens Roberto Claudio!!!
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