[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Casarão na avenida Santos Dumont é demolido de madrugada | O POVO

Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
ALDEOTA 27/06/2015 - 10h30

Casarão na avenida Santos Dumont é demolido de madrugada

Conforme O POVO Online apurou, o casarão histórico dará lugar a uma torre comercial da Construtora Reata
notícia 13 comentários
mariana lazari
A demolição ocorreu na madrugada deste sábado
Compartilhar

Atualizada às 13h09min

O casarão onde funcionava a Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde Pública do Ministério Público do Estado do Ceará, na avenida Santos Dumont (com Barão de Aracati), nº 1350, na Aldeota, foi demolido na madrugada deste sábado. Nesta sexta-feira, já havia máquina responsável pela demolição estacionada no endereço.

Conforme O POVO Online apurou, o casarão histórico dará lugar a uma torre comercial da construtora Reata. Sobre o projeto, o arquiteto e diretor da empresa, Jayme Leitão, explica que o empreendimento, chamado Metrópolis, terá quatro subsolos para vagas privativas, três pavimentos aéreos para vagas rotativas e 20 pavimentos tipo com 499 metros quadrados de área privativa cada.

"No térreo, vamos ter uma agência bancária, um restaurante executivo e possivelmente um cartório, todos com sobreloja, equipamentos que beneficiarão o empreendimento como um todo", argumenta. As obras começam em setembro deste ano. A previsão de conclusão é de três anos.

"Fortaleza perdeu um bangalô simpático, mas vai ganhar uma grande obra de arquitetura, ao nível do que de melhor a arquitetura está passando", alega o diretor. 

A Promotoria está sendo transferida para o bairro Parquelândia. A mudança foi iniciada no último dia 18, e, durante o processo, atividades que envolvem serviço de protocolo e atendimento ao público nos casos de urgência estão sendo desenvolvidas no endereço da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), no bairro José Bonifácio.

foto: chico alencar/especial para o povo
No casarão funcionava a Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde Pública do Ministério Público estadual















História
O professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará (UFC), Romeu Duarte, conta que o imóvel é uma antiga casa da década de 1930-1940, de família abastada da Aldeota. “É um edifício remanescente do processo de escoação da cidade para o Leste, um dos poucos imóveis da chamada ‘primeira Aldeota’”.

Romeu esclarece ainda que o casarão não é tombado, mas lamenta a falta de “um inventário da arquitetura de interesse da cidade para permitir negociações que possibilitem a coexistência desses tipos de arquiteturas com novos edifícios ”. O professor reforça que a “relação com o novo e antigo acontece em todo lugar do mundo”.

Para Romeu, a demolição é desnecessária, “já que o tamanho do terreno permitiria que o casarão fosse conservado para uso de atividades do próprio prédio a ser construído”.

Prédio alugado
Segundo a promotora Isabel Porto, a transferência ocorreu porque o prédio era alugado, e a proprietária solicitou a devolução. Demais atividades permanecerão paralisadas até que a mudança completa seja concluída.

A data prevista para inauguração do novo prédio da Promotoria é 10 de julho deste ano, com reinício dos trabalhos no dia 13 de julho.

Redação O POVO Online com informações da repórter Viviane Sobral

Compartilhar
espaço do leitor
maria silva 29/06/2015 09:52
Mais um casarao destruido. Qualquer dia essa cidade não terá mais nada referente a historia e obestado e a prefeitura não estao nem ai.
Maria 29/06/2015 09:24
PERDEU UM SIMPÁTICO BANGALÔ MAS GANHOU.... SEM COMENTÁRIO.E A PENSAR QUE OS QUE DESTROEM VAO PARA EUROPA E CLICAM FOTOS DE PREDIOS ANTIGUIIIISIMOS ACHANDO TUDO DESLIMBRANTES.EU EM...
markus 28/06/2015 10:19
....... e assim FORTALEZA fica mais longe da história !!! UM DESRESPEITO PELA IMAGEM DO PASSADO DE FORTALEZA. OBRIGADO MARKUS
Roberto Henrique Gadelha e Silva 28/06/2015 08:21
Quem perde nisso tudo é o turismo local, pois precisamos construir aquários para que o turista possa demorar mais na cidade; turista na vem para ver prédios novos e sim prédios antigos.
Roberto Henrique Gadelha e Silva 28/06/2015 08:15
Nossa Fortaleza é a cidade sem passado, pois seus prédios antigos são demolidos sem nenhum analise do seu valor histórico, sempre para construção de novos.
Ver mais comentários
13
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Fortaleza

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: [Errno 13] Permission denied: u'/home/presslab/public_html/ns142/arquivos/imgs/capas/2019-04-24_capa_populares_prez-61-77.jpg_tmp'

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Fortaleza

Powered by Feedburner/Google