[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Morre Jaime Aquino, fundador da Cione, maior exportadora de caju do País | O POVO

Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
Aos 91 anos 16/04/2015 - 22h31

Morre Jaime Aquino, fundador da Cione, maior exportadora de caju do País

O empresário morreu nesta quinta-feira, 16, após apresentar um quadro de infecções que evoluiu para pneumonia; o velório será realizado na fábrica da Cione
notícia 14 comentários
Sebastião Bisneto, em 01/10/2007
Jaime Tomaz de Aquino, fundador da Companhia Industrial de Óleos do Nordeste (Cione)
Compartilhar

Atualizada às 0h36min

Morreu nesta quinta-feira, 16, aos 91 anos, o empresário e fundador da Companhia Industrial de Óleos do Nordeste (Cione), Jaime Tomás de Aquino. O velório será realizado na própria fábrica da Cione, na avenida Mister Hull, a partir das 7 horas desta sexta-feira, 17.

Segundo o advogado da família, Max Dantas, Jaime estava internado desde a última terça-feira, 14, com um quadro de infecções que evoluiu para uma pneumonia. O empresário faleceu nesta quinta por volta das 17 horas, no hospital Monte Klinikum.

O presidente do Sindicato dos Produtores de Caju do Ceará, Paulo de Tarso Meyer, amigo de Jaime há mais de 30 anos, contou que esteve com ele na última semana e que o empresário já apresentava sinais de cansaço. Paulo ressalta que mantinha contato constante com o amigo, uma das pessoas que mais entende de cajueiro no Estado do Ceará, afirma. Para Paulo, Jaime “efetivamente mereceu ter tudo o que tem”.

Para o deputado estadual, Carlos Matos (PSDB), Jaime é um ícone cearense do agronegócio. “Ele soube combinar a capacidade de produzir e industrializar. Fez isso com maestria enorme sempre. Usou a tecnologia e paixão para se destacar no negócio. Criou alternativas para aplicação do caju, mas sem perder a expressão no segmento”, declarou.

Matos ressaltou ainda a longevidade da Cione. “Muitas empresas ficaram no meio do caminho. Ele não. Parecia ter um grande sentido de missão, para além do objetivo de gerar lucro”.

A Cione é a maior exportadora de castanha de caju do Brasil, responsável por sete mil empregos diretos no Ceará.

Em nota, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) lamentou o falecimento de Jaime Aquino, ressaltando sua trajetória profissional. "Empresário diferenciado, tendo figurado entre os maiores do mundo em seu setor, e líder sindical dos mais ativos por vários anos, atuando com responsabilidade e compromisso no Sindicato das Indústrias de Beneficiamento de Castanha de Caju e Amêndoas Vegetais do Estado do Ceará (Sindicaju) e na FIEC, Jaime Aquino foi um dos agraciados com a Medalha do Mérito Industrial e deixa um legado de inovação e empreendedorismo".

Sequestro
No dia 13 de março de 2006, Jaime foi sequestrado no Centro de Fortaleza. O empresário passou quatro dias em cativeiro, e foi liberado em Pacatuba, Região Metropolitana, após pagamento de resgate.

+ Confira matéria do O POVO sobre sequestro de Jaime

Família
Jaime nasceu em 26 de março de 1924, no município de Jaguaribe, era casado e não deixou herdeiros.
Ficou órfão de pai e mãe aos 15 anos, e foi cuidado por Dom José Terceiro de Sousa, vigário da cidade de Pereiro. Trabalhou como caminhoneiro pelo Nordeste do Brasil e iniciou os negócios vendendo sacas de castanha nas confeitarias e fábricas de chocolates.

Enterro

No próximo sábado, 18, o corpo será levado para o município de Pereiro, onde foram enterrados os pais de Jaime.

Cinthia Freitas, especial para O POVO

colaborou repórter Andreh Jonathas

> TAGS: cione jaime aquino
Compartilhar
espaço do leitor
Dalton Catunda Rocha 22/04/2015 13:17
Jaime Aquino foi militar, tendo sido integrante da FEB. Homem de profunda fé, honestidade, capacidade empresarial e que trabalhou até não poder mais. Dos empresários que conheci, nenhum foi melhor que ele. Jaime Tomaz de Aquino agora deixou a vida, para ficar com Deus e em nossos corações.
JONESDRIKELLY 17/04/2015 21:33
MINHAS CONDOLÉNCIAS A FAMÍLIA,NÃO O CONHECI MAS CONHEÇO ALGUMAS DE SUAS FAZENDAS QUE COM SUA CABEÇA E AS MÃOS DE SEUS FUNCIONÁRIOS JUNTOS CONSTRUIRÃO UM IMPÉRIO
Joimarly 17/04/2015 19:56
Sr. Jaime sinônimo de grande homem. Obrigada por tudo.Minha família será eternamente grata.
verônica santos 17/04/2015 19:44
Um grande exemplo de ser humano e empresário, sempre pronto a ajudar os outros. Descanse em Paz!
verônica santos 17/04/2015 19:42
Descanse em Paz!
Ver mais comentários
14
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Fortaleza

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Fortaleza

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>