[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Taxistas se manifestam em Fortaleza e paralisam o trânsito | O POVO

Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
reivindicação 09/03/2015 - 18h17

Taxistas se manifestam em Fortaleza e paralisam o trânsito

A categoria protesta pelo aumento da bandeirada e contra a pirataria. O trânsito neste momento está completamente parado na avenida Desembargador Moreira, sentido aeroporto, por onde o grupo segue
notícia 7 comentários
foto enviada para o whatsapp do O POVO
Cerca de 100 taxistas aderiram à manifestação nesta segunda
Compartilhar

Atualizada às 21h20min

 

Desde as 17h desta segunda-feira, 9, taxistas se manifestavam nas ruas de Fortaleza, em protesto contra os táxis piratas e a favor do aumento da bandeirada, paralisando o trânsito pelos diversos pontos por onde passaram.

Foram cerca de 100 carros protestando, com paradas que iniciaram nas imediações do Náutico Atlético Cearense, na avenida da Abolição. A última parada ocorreu no Aeroporto de Fortaleza, onde ficaram por cerca de 40 min a 1 hora, encerrando a manifestação já por volta das 21 horas.

De acordo com o taxista Walter Pereira, integrante do movimento, a categoria deve aguardar uma resposta da Prefeitura nos próximos dias, e, caso nada seja feito, poderá haver uma nova manifestação na próxima segunda-feira, 16, dessa vez com a expectativa de paralisação de pelo menos 200 táxis , declara Walter.

Última parada da manifestação, no Aeroporto Pinto Martins

Durante o protesto

Ainda conforme informações do taxista, o trânsito ficou completamente parado na avenida Desembargador Moreira. Todos eles se dirigiam à Praça da Imprensa, onde permaneceram parados durante 30 minutos.

Além de citar a falta de liberação de vagas de táxi ele também reclama do valor das bandeiradas e dos táxis clandestinos. "Disseram que iam aumentar a bandeirada dia 15 de janeiro e até agora nada e a pirataria está tomando de conta porque são só duas viaturas da Etufor para fiscalizar".

Sindicato

De acordo com o atual Presidente do Sindicato dos Taxistas do Ceará (Sinditaxi), Vicente de Paula, a entidade não foi notificada sobre a manifestação e o grupo que participa é independente. Ainda segundo ele, esta semana haverá um encontro com o prefeito Roberto Cláudio para discutir sobre a pirataria.   

foto enviada para o whatsapp do O POVO
Cerca de 100 taxistas aderiram à manifestação nesta segunda

Dependendo do plano apresentado pelo prefeito, Vicente de Paula afirma que poderá ser iniciada uma paralisação geral marcada para o dia 24 de março, em protesto contra a pirataria. "Se não houver solução vão parar 2.500 táxis na Cidade, mas vai ser de forma organizada, sem prejudicar ninguém. Se o prefeito apresentar um plano que a gente aprove, a paralisação pode ser encerrada no mesmo dia", afirmou.

Etufor

Em nota, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) se pronunciou sobre a fiscalização de táxis clandestinos. O órgão informou que conta com a equipe de fiscalização volante 24h por dia e ressaltou as operações de combate do transporte irregular de passageiros.

"A Divisão de Fiscalização efetuou em média 80 apreensões por mês nos anos de 2013 e 2014 relacionadas ao combate do transporte irregular de passageiros. Em fevereiro de 2015, foram realizadas 241 blitz, 2083 abordagens, que resultaram em 64 apreensões de veículos, 18 retenções, 134 reprovações dos itens necessários. Foram realizados 698 autos de infração da AMC.

As operações fiscalizam os táxis clandestinos e cadastrados que operam irregularmente, sem usar o taxímetro, por exemplo. Quando constatada a irregularidade,o transporte irregular de passageiros, o veículo é apreendido  e somente liberado após o pagamento de multa no valor de R$ 688,33, contados três dias úteis da data da apreensão. Após esses dias úteis, também será cobrada diária no valor de R$ 137,68. Os bairros com maior incidência de flagrantes são José Walter, Messejana, Conj Ceará. Cidade dos Funcionários, Bela Vista e Panamericano. Só podemos constatar a existência de táxi clandestino após a abordagem mediante denúncias ou investigação; entrevista e se constatada a remuneração por transporte", disse a Etufor.

Confira vídeo:

 

Lígia Costa especial para O POVO Online

colaborou Cinthia Freitas

Compartilhar
espaço do leitor
leitor 10/03/2015 11:43
O presidente do sindicato dos taxicistas, que possue várias vagas, é ligado ao Eunício Oliveira e ao PMDB. Eles não entendem que têm apenas concessão da prefeitura e que não podem determinar normas e valores. A prefeitura deveria cassar a concessão de todos os grevistas. Primeiro a população.
TADEU SAMPAIO 10/03/2015 08:33
Com certeza viva o TAXI AMIGO. Muito mais barato, atendimento melhor. Eles reclamam dos piratas e ainda querem autmentar a tarifa..ora como quer que o cidadão pegue um táxi que já é muito caro?
Rômulo Falcão Farias 10/03/2015 05:17
Baderna é pouco.Que tal mudar os dizeres da nossa bandeira de: "Ordem e progresso" pra "Bagunça e miséria". O caos tá cada vez mais próximo e o gigante continua dormindo.O perigo mora aí.Se acordar irado o caos se instala e já era...
Francisco 09/03/2015 23:38
Olha, se o serviço fosse bom de algumas empresas e taxicistas, já peguei táxi velho, sem ar, e desço na mesma hora, além de um dia o taxicista oficial ter brigado com um motoqueiro comigo dentro do carro, além da sujeira por parte de alguns. Táxi Amigo, escolhendo o carro é bem melhor.
Victor Sales 09/03/2015 20:37
Não é nenhuma surpresa que as pessoas optem pelos ditos "táxi amigo", já que é tão caro andar de táxi nessa Fortaleza ("coisa de rico"), e o sistema de ônibus é péssimo (principalmente fora do horário convencional).
Ver mais comentários
7
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Fortaleza

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Fortaleza

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>