[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Grupo que ateou fogo em ônibus reclamou de sistema penitenciário | O POVO

Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
em bilhete 01/03/2015 - 21h26

Grupo que ateou fogo em ônibus reclamou de sistema penitenciário

Dupla mandou passageiros descerem do veículo e deu bilhete ao motorista. Sejus informou que vai avaliar a relação do incêndio com o sistema penitenciário
notícia 0 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 18987, 'email': 'amandaaraujo@opovo.com.br', 'nome': 'Amanda Ara\xfajo'}
Amanda Araújo amandaaraujo@opovo.com.br
foto: encaminhada ao whatsapp do povo
Bilhete pede respeito e dignidades para presos. Unidades penitenciárias são citadas, como CPPL I e Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa
Compartilhar

O incêndio de um ônibus da linha João Arruda, no último sábado, 28, teria sido um protesto contra o sistema penitenciário cearense. Os suspeitos entregaram ao motorista um bilhete denunciando desrespeito e maus tratos de presos em unidades do Estado, como a Penitenciária Francisco Adalberto de Barros Leal (UPFABL), conhecida como "Carrapicho".

“Queremos melhorias no sistema penitenciário Carrapicho. Estamos sendo maltratados em visitas, desrespeitados pelos agentes mal disciplinados, que tratam os internos como bichos”, diz um trecho do bilhete. Além disso, a denúncia afirma que o Estado ganha para tratar os internos com dignidade e respeito. “É para sairmos como homens regenerados, precisamos de respeito e dignidade”, completa a mensagem.

+ O POVO lança série sobre a lei que reduz pena por meio da leitura

Procurada, a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) informou que está acompanhado as investigações da Polícia Civil sobre a queima do ônibus. “Caso se confirme alguma relação com internos do sistema penitenciário, a Sejus adotará as providências cabíveis”, diz a pasta, em nota.

Segundo o Corpo de Bombeiros, ninguém ficou ferido no incêndio e as chamas foram debeladas. O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) repudiou “mais um ato de vandalismo contra o sistema de transporte público de Fortaleza”.

Detentos gravam vídeo com ameaças
Em janeiro, um vídeo com detentos do Carrapicho, em Caucaia, foi divulgado nas redes sociais. Nas imagens, os presos ameaçavam sair da cela que dividem, um ambiente aparentemente superlotado.

Para a antropóloga Jânia Perla Aquino, do Laboratório de Estudos da Violência (LEV) da Universidade Federal do Ceará (UFC), as imagens mostraram uma realidade do sistema carcerário brasileiro.

“Há muito preconceito com os presos. A prisão deveria ter a função de reeducar, mas a nossa sociedade, aterrorizada pela violência, espera vingança com os criminosos sendo punidos lá dentro”, avaliou.


Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Fortaleza

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Fortaleza

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>