Após confronto com a Polícia, manifestantes se dispersaram
12/06/2014 | 15:1721h05min
Segundo o major Alexandre Ávila, comandante do Batalhão de Políia de Choque, duas pessoas foram detidas, somente pelo Choque. Os manifestantes foram encaminhados ao 34° Distrito Policial, no Centro. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) tambpem confirmou a detenção de dois adultos.
18h48min
Mais três jovens foram detidos e seriam encaminhados ao 2° Distrito Policial, no Meireles. No entanto, 2° DP informou que nenhum procedimento de manifestação foi para o local.
Os outros manifestantes apreendidos pela Polícia foram soltos. No momento, os protestantes começam a se dispersar e o clima está tranquilo.
18h30min
Outros dois manifestantes foram detidos para interrogatório, mas um foi solto. Na calçada da Beira Mar, comerciantes que não possuíam autorização da Fifa foram retirados, gerando revolta entre o público do local.
Um dos vendedores derrubou o carro de milho na saída da calçada.
18 horas
Policiais estão no cruzamento das ruas Carlos Vasconcelos com Monsenhor Tabosa e procuram os manifestantes que participaram do confronto. Os protestantes acusam a Polícia de truculência ao revidar ataque.
17h50min
Um manifestante foi preso pela Polícia e levado no carro do Comando Tático Motorizado (Cotam). Segundo a Polícia, o jovem foi detido por arremessar pedras contra os soldados. Os outros aplaudiram, mas a Polícia já cercou a área. Há políciais dos dois lados, armados com escudos.
O primeiro rapaz detido na manifestação desta quinta-feira, 12, disse à Polícia que é adolescente. Está sendo levado para interrogatório.
No entorno, os comerciantes reclamam da manifestação e dizem que as vendas estão sendo prejudicadas.
17h48min
A Polícia fecha o cerco e se aproxima da confusão onde os manifestantes estão. Duas bombas de efeito moral foram jogadas para dispersar a multidão. Manifestates quebram vidros no chão. Bombas de gás ainda não foram deflagradas.
17h46min
Clima começa a ficar tenso. Os manifestantes quebraram algumas lixeiras de pedra e usaram as de plástico para fazer uma barreira entre a Polícia. Avançaram contra o choque e atiraram pedras. Mais policiais estão chegando.
17h40min
Um grupo de manifestantes acabou de queimar cinco lixeiras na rua da Beira Mar. Choque chegou ao local, mas ainda não houve confronto. Eles gritam palavras de ordem.
17h25min
Clima está calmo no local onde os manifestantes estão concentrados. Quando o jogador Marcelo marcou gol contra, o grupo de protestantes comemorou e gritou: "É a Croácia!". Algumas pessoas estão sentadas e outras em pé.
16h58min
Os manifestantes estão em frente à grade da Fan Fest. O clima chegou a ficar um pouco tenso, mas o número de torcedores ainda é muito maior que o de protestantes.
16h25min
Os manifestantes chegam ao aterro. O clima é ordeiro e muitos policiais fazem a segurança no local, mas não acompanham os manifestantes. Nenhum conflito.
15h45min
Mais pessoas estão chegando ao local e se dirigindo ao aterro. A concentração já possui cerca de 200 pessoas e a Polícia Militar passou pelo local e continuou até o aterro da Beira Mar.
Os manifestantes gritam palavras de ordem e vários membros de movimentos sociais também começam a chegar, como Crítica Radical e Movimento dos Conselhos Populares (MCP).
"Abaixo a Copa bilionária, a luta contra a FIFA é revolucionária", gritam alguns protestantes. Grupo é majoritariamente composto de jovens.
dos repórteres Bruno de Castro e Carlos Mazza