Manifestação paralisa terminais de ônibus em Fortaleza na manhã desta quinta-feira, 29. O protesto foi motivado pelo assassinato de um motorista de ônibus nesta quarta-feira, 28. Na ocasião, um cobrador ficou ferido e corre risco de ficar paraplégico. Confira cobertura da paralisação em tempo real:
Veja em imagens a paralisação dos terminais de ônibus na Capital
Às 15h30min
Cerca de 200 motoristas e cobradores de ônibus fazem manifestação nesta quinta-feira, 29, na avenida Mister Hull, em frente ao Terminal do Antônio Bezerra.
Às 15h
Sindicato informa que entre 70% e 80% da frota de ônibus de Fortaleza está aderindo o movimento nos sete terminais da Capital.
Às 14h15min
A paralisação de ônibus em Fortaleza afeta também a população dos municípios de Caucaia e Maracanaú. A frota dos coletivos das empresas que fazem a rota para capital cearense parou de circular por medo de represália de manifestantes
Às 12h35min
Na reunião realizada entre os sindicatos e representantes da Polícia e do Governo ficou decidido que haverá encontros mensais para discutir o problema de insegurança nos ônibus. O sindicato apalavrou que irá conversar com os motoristas e cobradores para decidir sobre a continuidade ou não da paralisação. Provavelmente deve seguir ao longo do dia, informou o Sintro.
Às 12h20min
Um adolescente foi apreendido pelo assassinato do motorista. Ele foi encaminhado à DCA.
Às 12h
Passageiros relatam em vídeos o caos que ficou os terminais de Fortaleza nesta manhã. Assista:
Às 11h15min
Ônibus bloqueiam a rua Eduardo Perdigão e avenida Silas Munguba, próximo ao terminal da Parangaba. Lá, passageiros estão esperando sentados na plataforma. O clima no local é tranquilo. No Terminal de Messejana, a situação também é amena. A confusão ocorreu mais cedo, quando ônibus da empresa Vega foi depredado.
Às 10h55min
Uma reunião ocorre agora no Comando Geral da PM, na avenida Aguanambi. Lá, estão representates do Sintro (Domingo Neto), do Sindiônibus (Dimas Barreira), da Secretaria de Segurança (delegado Fernando Menezes), da PM (Lauro Prado) e da Etufor (Antônio Ferreira). A pauta de reivindicação do encontro é a insegurança nos coletivos em Fortaleza. O sindicato dos motoristas pede cabine da PM em terminais e viaturas nas vias que eles consideram mais perigosas.
Às 10h30min
Neste momento, o Sintro está seguindo para uma reunião com a Secretaria Estadual da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), no Comando Geral da Polícia Militar (PM), onde discutirá o problema da insegurança nos ônibus.
Às 10h15min
Após boatos, Sintro informa que as rodoviárias não paralisaram e nem planejam parar as atividades nesta quinta-feira.
Às 9h50min
Cobrador que foi esfaqueado corre o risco de ficar paraplégico, segundo assessoria de comunicação do IJF, onde ele está internado. Francisco Valderir Carneiro está na emergência do hospital e espera para fazer exames de ressonância magnética. No entanto, está consciente, orientado e tem conversado com pessoas. O motorista faleceu.
Às 9h45min
Dois homens que estavam fazendo assaltos nas proximidades do Terminal do Siqueira acabaram sendo agredidos por passageiros. A Polícia prendeu dupla.
Às 9h25min
Informações do Whatsapp do O POVO (8201 9291) dão conta que o Sindiônibus estaria orientado os motoristas a não passarem pelos terminais. O POVO Online entrou em contato com o sindicato, que solicitou um email à reportagem com os questionamentos. Até o momento, o Sindiônibus não respondeu.
Às 9h15min
Passageiros se acumulam nas paradas de ônibus à espera dos coletivos. Pelo Whatsapp do O POVO, os passageiros mandam imagens e reclamam da demora.
Imagens enviadas pelo Whatsapp do O POVO (8201 9291) mostram o Terminal de Messejana depredado e ônibus com vidros quebrados.
Atualizada às 8h45min
O sindicato acaba de chegar ao terminal do Papicu. Este é o último terminal da cidade a ser paralisado por conta da morte do motorista. O sindicato informou que pretende também fazer um protesto no Centro da cidade, na Praça da Estação, no Parque da Criança, e nas avenidas Imperador e João Pessoa.
Atualizada às 8h30min
Os sete terminais de ônibus da Capital amanheceram paralisados na manhã desta quinta-feira, 29, por conta de uma manifestação ocorrida na noite desta quarta-feira, 28, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Ceará (Sintro).
Os motoristas encerraram as atividades em protesto contra a violência sofrida por um motorista e um trocador que foram esfaqueados nas proximidades do terminal do Siqueira na noite desta quarta. O motorista foi encaminhado para o Frotinha da Parangaba, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na manhã desta quinta-feira. Segundo o Sindicato, a categoria encontra-se radicalizada com os atos de violência contra os profissionais dentro dos coletivos e terminais e exige medidas imediatas de segurança junto ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus).
Não há previsão de retorno das atividades, conforme Flávio Brás, diretor do Sintro. Segundo ele,a greve, não tem relação com campanha salarial, mas com a crise de violência dentro dos ônibus em Fortaleza. "Nós pedimos o apoio da população neste movimento, pois ela também sofre com as agressões e os assaltos dos bandidos nos coletivos diarimente", afirma. Brás informa que a categoria aguarda resposta das negociações com os representantes das empresas e não deve voltar os trabalhos ainda nesta manhã.
Conforme informações de usuários nas redes sociais, os motoristas estão abandonando os ônibus e há confusão e tumulto entre usuários e manifestantes nas proximidades dos terminais. Ainda segundo relatos de usuários no Twitter, alguns veículos estão parados na Avenida José Bastos.
De acordo com o Sintro, a categoria havia decidido em assembleia paralisar as atividades caso ocorresse outro atentado à segurança dos profissionais após um motorista ter sido esfaqueado no bairro Álvaro Weyne na noite da última terça-feira, 27.
Mais informações em instantes
Veja também
Terminal do Siqueira é fechado em protesto Primeiro trimestre deste ano teve 581 assaltos a ônibus em Fortaleza Paralisação de ônibus em Fortaleza afeta população de Caucaia e Maracanaú Apreendido adolescente suspeito de matar motorista Morre motorista que foi esfaqueado próximo a terminal; cobrador corre risco de ficar paraplégicoErro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)
Erro: 'data'
Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje
Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object
São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa
Escolha o Widget do seu interesseNewsletter
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo
Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>
Copyright © 1997-2016