O POVO


Ary Joel Lanzarin pede para sair da presidência do BNB

03/04/2014 | 17:46

Ary Joel de Abreu Lanzarin, presidente do Banco do Nordeste do Brasil, está deixando a presidência do BNB. Ele pediu para deixar o cargo por motivos pessoais, nesta quinta-feira, 3. O pedido foi aceito pelo Ministro da Fazendo, Guido Mantega. O catarinense Ary Joel, funcionário de carreira do Banco do Brasil, assumiu oficialmente o BNB em 6 de setembro de 2012, sucedendo o cearense Jurandir Santiago. A posse de Ary Joel ocorreu durante uma das mais graves crises da história do Banco, sacudido por denúncias de empréstimos irregulares e perseguições políticas. Ary Joel tinha como prazo de conclusão de mandato o primeiro semestre de 2015.

Assume interinamente a presidência do BNB Nelson Antônio de Souza, que já era diretor do banco desde julho de 2012. Ele foi indicação do próprio Ary Joel. Nelson de Souza nasceu em São Paulo, mas ainda criança mudou-se para o interior do Piauí. Ele terá a missão de dar sequência à modernização do banco iniciada pelo seu antecessor.

Antes de Ary Joel

Jurandir Santiago, ainda na Presidência, foi afetado por denúncias, no chamado "Escândalo dos Banheiros" do Governo do Ceará. O Escândalo dizia respeito a desvios de recursos destinados à construção de banheiros em residências de baixa renda. Jurandir era Secretário das Cidades.

 

Assista à renúncia de Ary Joel:

Redação O POVO Online com

informações do jornalista Jocélio Leal