[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Um ano de Ary Joel | Coluna Vertical S/A | O POVO Online
VERTICAL S/A 01/09/2013

Um ano de Ary Joel

notícia 0 comentários
{'grupo': ' ', 'id_autor': 16338, 'email': 'leal@opovo.com.br', 'nome': 'Joc\xe9lio Leal'}
Jocélio Leal leal@opovo.com.br
Compartilhar

1. No 6 de setembro de 2012. Faz quase um ano aquela tarde de quinta-feira na qual tomou posse na Presidência do mais importante braço federal na região o bancário do Banco do Brasil Ary Joel Lanzarin, catarinense criado no Paraná. Veio comandar o BNB para extirpar a lama de sucessivos vexames, incluindo um presidente com o nome envolvido em um mal cheiroso “Escandalos dos banheiros”, quando era secretário no Governo do Estado -Jurandir Gurgel, o antecessor.

 

2. Ary Joel fez a opção pela discrição pessoal desde que chegou. Viu-se que assim seria na primeira grande entrevista concedida no Ceará, à terceira revista O POVO Cenário, ao redator da Coluna. Discreto, porém, duro. Há relatos de gestores incomodados com a forma rígida com a qual se dirige ao time. Respaldado pelo Palácio do Planalto, segue assim o “Estilo Dilma” de comandar.

 

3. Um ano depois de sua posse, o BNB saiu do noticiário policial. Não se ouve mais falar das graves acusações sobre empréstimos suspeitos concedidos pelo BNB. Uma série de operações, aliás, bem menores do que a montanha de dinheiro que o contribuinte- via Banco do Nordeste - concedeu à Rede Energia S/A, com procedimentos suspeitos e notórias atecnias. Houve uma visível recuperação na imagem do Banco desde a posse de Ary Joel.

 

4. Ele herdou um rosário de suspeições que causaram danos ao BNB e ainda não sanados, mas em processo de cicatrização. Um processo lento, ainda em curso. Formado no BB, Ary Joel aposta na capilaridade. Em julho, a meta anunciada era de14 novas agências novas em todo o Ceará. Além das 14 cearenses, mais 62 agências para todo o Nordeste até o fim do ano. Um plano de expansão ousado. Ary terá deixado sua marca ao final de sua gestão como o responsável por essa ousadia. E, decerto, terá seu nome gravado no rol nos maiores presidentes do BNB se investir no papel maior do Banco: o de ir além da missão comercial e reforçar o papel como banco de desenvolvimento. Algo que o Ministério da Fazenda parece não querer.

 

JOGO RÁPIDO

A compra de helicópteros pelo Governo cearense via Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) serviu para lembrar da Secretaria. A Pasta é estratégica, mas não brilha.

 

OK

Ceará e Rio Grande do Norte vão exportar melão e melancia para o Chile até o final do ano. O ok veio depois da visita de técnicos do Ministério da Agricultura chileno. Eles visitaram fazendas e não encontraram a praga Anastrepha grandis (mosca-do-melão). Chile, Argentina, Uruguai e EUA têm restrições fitossanitárias quanto às frutas.

 

RC NO CIC


BUSCA DE AGENDA PRÓPRIA

Foi o prefeito Roberto Cláudio quem pediu para visitar o CIC, amanhã, às 8h30min. Toma café com a presidente Nicolle Barbosa e convidados, na Fiec. O prefeito estará acompanhado de secretários. Parte, portanto, em busca de uma agenda positiva, ante o longo desgaste envolvendo viadutos e árvores. E agindo asim, por ironia, sai da sombra do Palácio da Abolição.

 

FRUTA E CAROÇO

Luiz Roberto Barcelos, sócio majoritário na Agrícola Famosa, a maior exportadora de melão do País, com fazendas no Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco, está animado com a criação de uma associação para defender os interesses do setor. Na lista de bandeiras dos empresários do agronegócio das frutas, os registros de defensivos (agrotóxicos para quem combate) negociações bilaterais de livre comércio, gerenciamento da verba da Apex para a promoção da fruta brasileira e a desburocratização das exportações. Reunião na terça em Brasília. Luiz também preside a Câmara Setorial no Ministério da Agricultura.

 

DIAS DE LUTA


PF E A OPERAÇÃO SACO VAZIO

Os dias de glória da Polícia Federal estão reduzidos. E isto se dá na direta proporção do corte de verbas. A penúria atinge a instituição em todos os estados. No Ceará não é diferente. Com caixa fraco, a PF se vê obrigada a adiar operações. Há relatos de menos gasolina e menor disponibilidade para o pagamento de diárias.A Polícia Federal, guardados eventuais excessos, é uma amostra de bom serviço público. Não merece estes maus tratos. Ninguém merece.

 

300 gigawatts é o potencial eólico brasileiro e a expectativa do setor elétrico brasileiro é de contratar pelo menos 2,0 GW por ano até 2020. A energia eólica é a fonte de geração de energia elétrica que mais cresce no Brasil.

 

100 alunos tem o Grupo Aço Cearense em Caucaia, com o Sesi, desde abril. Em Fortaleza, na área comercial, completou um mês parceria similar com o Sesc. Oferta de aulas de Alfabetização, Ensino Fundamental e Médio.
 

ENSINO À DISTÂNCIA

Marina Abifadel, diretora da Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF), faz planos depois do aval recebido do Ministério da Educação. O MEC deu ok para FGF ofertar uma série de cursos de graduação na modalidade EAD. Na lista, Bacharelado em Administração e Bacharelado em Ciências Contábeis, ambos autorizados para Fortaleza, Brasília, Planaltina (GO) e Crateús (CE). Já Tecnólogo em Construção de Edifícios autorizado para Fortaleza e Brasília. O mesmo para Tecnólogo em Gestão Pública.

 

Hoje à Noite

O superintendente do Banco do Brasil no Ceará, Elói Medeiros Jr., diz como será a gestão das reformas de aeroportos a serem feitas pelo BB. No Ceará são sete reformados e dois novos. Já o diretor do CT da UFC, Barros Neto, anuncia dois novos cursos, que ainda passarão por aprovação. São duas engenharias.


Hoje, 22 horas. 48 UHF, 48 TV Show, 23 NET e tv.opovo.com.br

 

PÓS

Gestão de pessoas, educação corporativa e networking serão os principais temas do II Seminário Internacional de Desenvolvimento de Pessoas da DeVry Brasil. Em Fortaleza, palestras de Waldez Ludwig, Ricardo Vasques, Luciano Durini e Marcos Braun, especialista no modelo de gestão do Barcelona Futebol Clube. Quarta-feira, às 18 horas, no Hotel Oásis, para convidados. O seminário também acontece em Salvador (terça) e Recife (quinta). Nas três praças, os mesmos seis cursos do programa de Pós-Graduação Executiva da instituição.

 

JÁ ESTÁ

O Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE) informa que no ano passado houve 73.022 autorizações de vistos a estrangeiros,a maior parte temporários (64.682). Gente qualificada em boa medida que vem trabalhar em gerência e supervisão de empresas. Mirando no cenário lusitano difícil, na próxima quarta-feira, a Câmara Brasil Portugal no Ceará discute “A Mão de Obra Estrangeira – A imigração como fator de desenvolvimento”, sobre a imigração no Brasil e a presença de mão de obra de fora no Ceará. A partir

das 8, na Faculdade 7 de Setembro (FA7).


O ALVO É AMARELO

No latim policial, o modus operandi é sempre muito parecido: os bandidos cercam a unidade policial e destroem a agência com dinamite. Lembra qual foi a última agência da Caixa ou do BNB explodida? Provavelmente não. Os bandidos evitam os demais bancos federais porque subestimam a Polícia Civil e temem a PF. Ocorrências no BB são da alçada da polícia estadual. Na Caixa Econômica ou no BNB, por exemplo, cabe à PF investigar. O BB tenta mudar isso em Brasília.

 

Horizontais

Fortaleza sediará no dia 19, no Centro de Eventos, a próxima edição do Encomex. Os Encontros de Comércio Exterior, promovidos pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), pretendem atrair empresários para o comércio internacional n Em sessão solene na próxima sexta-feira, às 19h, na Assembleia Legislativa, o empresário Carlos Prado, vice-presidente da Fiec, recebe o título de Cidadão Cearense. Ele é de Marília (SP) n A Kia Motors confirmou que vai apresentar seu novo carro conceito, o Kia Niro, no 65º Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt, de 12 e 22 de setembro. Vertical S/A vai cobrir o evento n Líder em transporte, implantação e manutenção de parques eólicos no País, a cearense Makro Engenharia participa da quarta edição do Brasil Windpower, de terça a quinta, no Centro de Convenções Sulamérica, no Rio do Janeiro n De segunda a sexta tem Vertical S/A em quatro edições por dia na Calypso FM (106.7) e em três flashes na rádio O POVO-CBN (95,5)

 

“Prefiro errar para menos do que para mais”

Do ministro da Fazenda, o professor de Economia Guido Mantega, ao falar sobre precisão no PIB. Não no sentido de necessidade, mas de exatidão.

> TAGS: 0
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

Vertical s/a

RSS

Vertical s/a

Jocélio leal

Escreva para o colunista

Atualização: Domingo

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Economia

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Vertical S/a

Powered by Feedburner/Google