[an error occurred while processing this directive] Cidadão Instigado está no top 5 dos melhores de 2015 da Rolling Stone | O POVO Online
ÁLBUM FORTALEZA 15/01/2016 - 19h53

Cidadão Instigado está no top 5 dos melhores de 2015 da Rolling Stone

Álbum "Fortaleza" alcançou a quinta posição na lista da revista, com os 50 melhores da música brasileira
notícia 0 comentários
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18847, 'email': 'lucasmota@opovo.com.br', 'nome': 'Lucas Mota'}
Lucas Mota lucasmota@opovo.com.br
HAROLDO SABOIA
Da esquerda para direita: Dustan Gallas, Rian Batista, Catatau, Clayton Martin e Regis Damasceno

O álbum “Fortaleza” da banda cearense Cidadão Instigado, liderada pelo guitarrista e vocalista Fernando Catatau, ficou entre os cincos melhores da música nacional em 2015, na lista da revista Rolling Stone. Já a faixa-título do disco integra o top 10 das principais canções do ano passado, elencadas pela publicação.

A revista fez a lista dos 50 melhores álbuns e músicas de 2015, publicada na edição 113, que chegou às bancas nesta segunda-feira, 11. Com a quinta colocação, o novo trabalho do Cidadão Instigado ficou à frente de discos como "Meus Lados B", do "tremendão" Erasmo Carlos; "Carbono", de Lenine; e "Estado de Poesia", de Chico César.

O álbum dos cearenses só ficou atrás de "A Mulher do Fim do Mundo", de Elza Soares, eleito o melhor da lista; "Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa...", do rapper Emicida; "Manual", da banda goiana Boogarins; e "Estratosférica", de Gal Costa.


Já a música "Fortaleza", um misto de saudade e de reflexão sobre a cidade, escrita por Fernando Catatau, atingiu o 8º posto da lista das melhores canções. "A elite foi pros prédios e o povo sem perceber/Que a fortaleza bela/Ninguém mais podia ver/Culpa desses governantes que nos pisam com poder/A minha pergunta é séria/E eu nem sei se eu sei dizer/Minha fortaleza véia o que fizeram com você?", questiona Catatau na música tema do disco.

Papo com Fernando Catatau
A longa jornada de produção do álbum "Fortaleza" começou em 2012. Tanto esforço valeu a pena para o grupo que, além das indicações da Rolling Stone, venceu o prêmio de "Melhor Disco" de 2015 do canal Multishow, em setembro passado.

"Foi um ótimo reconhecimento do 'trampo' da gente. Nesse ano, teve muita gente saindo com novos trabalhos, e você está sendo considerado entre os melhores, é muito legal. Valeu a pena o trabalho, um disco que demorou um tempão e ter esse reconhecimento", disse Fernando Catatau ao O POVO Online.

Em 7 de fevereiro, a banda sobe ao palco no Aterrinho da Praia de Iracema para se apresentar no Carnaval 2016 de Fortaleza, região retratada na faixa-título do novo disco. "É um lugar muito importante para nossa história. A gente viu a Praia de Iracema desde antes, quando não era nem lugar boêmio, era só as casas da galera. Faz parte da nossa história. Lembro quando começaram a andar nos bares. Vimos o auge da P.I. e depois virando ponto turístico, vindo a decadência, e agora ver ela recuperada é emocionante. Foi importante para aceitar fazer esse show aberto, em um lugar que é especial para gente. Vai ser charlação!", contou.

Segundo o guitarrista, 'muitas pessoas' se identificaram com a música "Fortaleza". Para ele, esse "feedback" é tanto emocionante como o reconhecimento dos críticos. "'Fortaleza' fala sobre uma pessoa que é da cidade que viu de uma maneira e, de repente, viu ela muito tempo depois bem diferente. O grande lance, a coisa que mais deliro, é em relação às pessoas que se identificam. Vários caras de outras cidades chegam me dizendo: 'parece com o aconteceu com minha cidade'. Essa identificação é uma profundidade de sentimento", explicou.

Álbum Fortaleza
No novo trabalho de 12 faixas, Fernando Catatau e sua turma passeiam por cantos de saudade, melancólicos, românticos e até agressivo. O álbum Fortaleza apresenta um rock mais pesado, com riffs e solos que remetem aos anos 70, aliado a batidas progressivas. Nos vocais, Catatau dá força à poesia e ao regionalismo. Integram também a banda cearense os músicos Regis Damasceno, Clayton Martim, Rian Batista e Dustan Gallas.

 

Colaborou André Mota

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Divirta-se

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Divirta-se

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>