[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Foto de garotinho com boneco de Finn, herói negro de Star Wars, viraliza na web | O POVO Online
REPRESENTATIVIDADE 04/01/2016 - 11h55

Foto de garotinho com boneco de Finn, herói negro de Star Wars, viraliza na web

A mãe de Matias contou que não esperava uma repercussão tão grande da foto do filho. Imagem ganhou destaque por falar em poucas palavras sobre a representatividade dos negros na cultura de entretenimento
notícia 0 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 18987, 'email': 'amandaaraujo@opovo.com.br', 'nome': 'Amanda Ara\xfajo'}
Amanda Araújo amandaaraujo@opovo.com.br
reprodução facebook
Matias e o seu boneco Finn

“Eu sempre posto fotos de nossos passeios e esperava que fosse só mais uma foto normal”, explica a historiadora Jaciana Melquiades, 32, mãe do pequeno Matias, 4, que ficou famoso na web após posar com seu novo brinquedo. A foto publicada no último sábado, 2, mostra ele e o boneco do personagem Finn, de Star Wars, e já possui mais de 30 mil “curtidas” no Facebook.

As outras imagens de Jaciana possuem uma média 30 likes no Instagram, mas essa de Matias, em especial, ganhou destaque por falar em poucas palavras sobre a representatividade dos negros na cultura de entretenimento. "Ele nem sabe o que é Star Wars, sabe que o boneco é igual a ele", escreveu a mãe.

Falar dessa representatividade com as crianças, inclusive, é parte do trabalho de Jaciana, que tem com o marido uma empresa de brinquedos educativos e afirmativos chamada “Era uma vez o mundo”. “Temas como racismo e representatividade são sempre centrais nas oficinas que realizo. Participo do projeto ‘Meninas Black Power’ que visa justamente empoderar e levar representatividade para crianças negras em escolas'', disse em entrevista ao O POVO Online

O pai de Matias também criou um super herói inspirado no filho, o "Super Black Power". "Tenho com meu sócio (e marido) vários briquedos que valorizam a estética negra e com personagens infantis negros. Confeccionamos bonecas negras de pano também. Sabemos que há uma brecha nesse mercado de brinquedos”, contou a mãe. 

arquivo pessoal
Jaciana, Leandro (pai do garotinho) e Matias
<br>Matias e os pais ainda não assistiram ''Star Wars: O Despertar da Força’’, o primeiro filme da franquia com um protagonista negro, interpretado pelo ator John Boyega. E até eles irem ao cinema, Jaciana faz um “intensivão’’ de Star Wars para conseguir dar conta das perguntas do menino. 

foto: arquivo pessoal
Matias com o boneco

“Comprar brinquedos em loja de departamento não é uma realidade pro Matias, esse foi o primeiro brinquedo que compramos assim. Comprei esse boneco justamente por ele ter se identificado. Ele está empolgadíssimo com esse herói e terei que saber tudo sobre a saga pra responder”, relatou Jaciana, que mora com o filho e o marido no Rio de Janeiro.

Repercussão 

A foto de Matias com Finn também possui mais de 8 mil compartilhamentos no Facebook, com vários comentários positivos dos internautas. “Quando eu vi esse boneco na loja meu olho brilhou igual o do Matias, espero que quando voltar na loja ainda tenha dele”, escreveu o usuário identificado como Jota C. Angelo.

Para Jaciana, o alto de número de compartilhamentos e comentários é “inacreditável”. “Estou achando isso tudo muito surreal e nem entendo bem porque tanto compartilhamento de uma foto”, comenta. 

Depois, a imagem também chegou a ser denunciada por "conter nudez", mas não foi tirada do ar. Segundo a mãe, as notificações não foram "por acaso". "Só mostra o quanto as pessoas se incomodam. Representatividade importa pra nós, e a gente sabe que incomoda".

Nas redes sociais, o ator John Boyega foi alvo de racismo, o que gerou revolta e até um posicionamento do diretor do filme, J.J. Abrams. "Não importa se você é negro, branco, marrom, jawa, wookie, jedi ou sith. Apenas espero que vocês gostem!", disse ele.


Serviço
Era uma vez o mundo
Instagram: @eraumavezomundo
Site: www.eraumavezomundo.com

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Divirta-se

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Divirta-se

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>