VERTICAL S/A 21/08/2016

Novo hospital se espelha no Einstein e Incor

notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': ' ', 'id_autor': 16338, 'email': 'leal@opovo.com.br', 'nome': 'Joc\xe9lio Leal'})
Jocélio Leal leal@opovo.com.br
TATIANA FORTES
ICM: hospital vai além do atendimento e deve gerar negócios


O hospital do Instituto de Ciências Médicas Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ICM), cujas as obras foram retomadas esta semana, tem modelo de gestão comparável ao Albert Einstein e Incor, de São Paulo. O ICM é uma instituição da sociedade civil sem fins lucrativos, constituída em sua maioria por médicos vinculados à Universidade Federal do Ceará, como o cardiologista Carlos Roberto Martins Rodrigues (Cabeto), atual presidente, e os médicos Ricardo Pereira e Plínio Câmara. O instituto é conduzido por um Conselho Gestor, eleito em assembleia geral, e acompanhado por um Conselho de Beneméritos, constituído pelos seus financiadores. Toda a renda da instituição é revertida para o seu aprimoramento. Na lista de beneméritos, os três maiores são Adauto Bezerra, Deusmar Queirós e Ivens Dias Branco (in memoriam). O caixa deles alimenta fundo de investimentos destinado bancar o custeio. E o ICM busca novas adesões.


A instituição já vem atuando na formação de profissionais de saúde, em pesquisa e produção de tecnologia, em parceria com a UFC. Dentre os seus projetos, o ICM mantém o Curso de Especialização em Cardiologia, a qualificar de médicos de vários estados do País, um laboratório de Fisiologia Cardiovascular no Hospital Walter Cantídio (Universitário) e desenvolve softwares de equipamentos voltados ao diagnóstico de doenças junto com a Faculdade de Engenharia de Teleinformática da UFC. Ademais, o hospital vai atender usuários do SUS e pacientes particulares que procuram serviços de saúde de alta tecnologia.


Na edição de domingo passado, O POVO tratou da ideia de criar um polo de saúde no bairro do Porangabussu, onde já há o campus da UFC e outros equipamentos em operação ou em obras. A rigor, a ideia é dar sentido aos investimentos na Cidade, mirando nas atividades mais adequadas para cada bairro. Noutros termos, planejamento. O caso do Porangabussu é emblemático, mas há outros com diferentes potenciais. Eis um tema bastante pertinente para os candidatos a prefeito de Fortaleza: quais as propostas para desenvolver a economia da Capital para além do discurso genérico e cansado da geração de emprego e renda.


HOMENS E LIVROS


ISS sobre livros não é legal

Livros são imunes de impostos conforme art. 150 da Constituição Federal. É, portanto, vedado aos estados e municípios legislarem a respeito. Mas as empresas do setor gráfico estão inconformadas com a alteração do regulamento tributário de Fortaleza. A Sefin passou a cobrar o ISS. A Prefeitura entendeu que deve ser imune somente o papel e não a impressão. O aumento no preço final já chegou a 20%.

 

JOGO RÁPIDO

AGRICULTURA. O cenário não é fácil nos perímetros irrigados do Apodi e do Baixo Acaraú. Já o Canal do Trabalhador está maltratado. O quadro ilustra o deserto de novidades nas políticas para o setor.


STARTUP


Case cearense

Das 1.372 propostas recebidas pelo Ciclo de Aceleração InovAtiva Brasil 2016.1, a ValetWay foi uma das 125 selecionadas para a última etapa do programa. Desenvolvido pela empresa cearense Verde Tecnologia, o aplicativo oferece soluções para gestão e monitoramento de estacionamentos e valets. A empresa é uma startup cearense formada por ex-alunos do IFCE e um ex-professor deles, Nivaldo Teixeira – sócio de Baltazar Neto na EIM. Um dos produtos da empresa é um produto em testes pela Polícia Rodoviária Federal. Instalado no teto de viaturas, lê a ficha completa de veículos em movimento.

 

CINEMA


Centerplex investe no ViaSul

O CEO da Centerplex, Márcio Eli, anuncia para outubro os novos cinemas do Via Sul Shopping. Vai instalar nove autoatendimentos. Ele opera seis salas no shopping e tem planos de abrir duas salas VIP. Faltar acertar com a dona, a Ancar Ivanhoe. Na reforma entra uma sala mega, com três vezes mais caixas de som. Para Eli, cinemas são âncoras mais do que nunca. Ele acabou de inaugurar no novo Grand Shopping (Messejana).

 

UNINASSAU


Centro Universitário

O Ser Educacional S.A, de Janguiê Diniz, conseguiu no MEC o credenciamento da Faculdade Maurício de Nassau de Maceió como Centro Universitário. O grupo está em 12 estados (Ceará inclusive), em uma base declarada de mais de 152 mil alunos em mais de 990 cursos.

 

HOJE À NOITE


23 HORAS. O diretor da FA7, Henrique Soárez, diz que as fusões e aquisições entre gigantes - vide Kroton e Estácio -não assustam. E ele diz por quê. Na Agenda Positiva, polpas de frutas do Ceará para a Suíça.

 

HORIZONTAIS

 

* PRÊMIO. As inscrições, gratuitas, para o Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas - MPE Brasil 2016 acabam hoje. O prêmio é promovido pelo Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC) e Gerdau.
Pelo www.premiompe.sebrae.com.br

* CÁPSULA. Não é só a 3 Corações que investe em fábrica de cápsulas em Montes Claros (MG) – a operar até dezembro. A líder mundial em cafés também. Desde dezembro do ano passado, a Nestlé inaugurou sua primeira unidade fora da Europa. Em Minas produz as cápsulas Nescafé Dolce Gusto.

* J&J. A Divisão de consumo da Johnson & Johnson contratou cearense Neivia Justa como a nova Diretora de Comunicação de Consumo na América Latina.

 

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vertical s/a

RSS

Vertical s/a

Jocélio leal

Escreva para o colunista

Atualização: Domingo

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Economia

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Vertical S/a

Powered by Feedburner/Google