[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] BC com conteúdo cearense | Coluna Vertical S/A | O POVO Online
Vertical S/A 07/06/2011 - 01h30

BC com conteúdo cearense

"Ao longo de 10 anos o Ceará quer chegar a 4,3% da produção científica nacional. Hoje é de apenas 2,71% da produção brasileira."

 

A Associação de Estudos e Pesquisas Técnico-Científicos (Apec), de Fortaleza, disputou e ganhou a concorrência do Banco Central (nº 119/2010) para elaborar o modelo de educação à distância para a UniBacen, a universidade corporativa do Banco Central, ainda a ser operada. A consultoria durou noves meses - de agosto/2010 a abril/2011 - com a participação dos professores Luiza Furtado e Marcos Vinicius da Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF). A Apec é uma entidade que reúne professores da FGF que produzem cursos à distância e material didático audiovisual para o Ministério da Educação (MEC). Atua desde 2006.


A presidente da Apec é também a diretora de marketing da Faculdade, Marina Abifadel. Ela explica que quando há previsão legal, a Apec recebe participação financeira nos projetos do professores. “É essa participação que banca os projetos sociais da Apec”. Um deles é o Caminhos do Saber. São cursos gratuitos para a comunidade em informática, línguas e preparação para o Enem. Já formou mais de 2.500 pessoas. Sábado forma mais 249. Os professores necessariamente são voluntários nos cursos.


UM PLANO DE FUTURO

Hoje, às 14h30min, na comissão de ciência da AL, tem discussão do Plano de C&T&I para o Estado. A novidade, para não ser apenas mais um de tantos planos, diz Tarcísio Pequeno (Funcap), é que se trata de um plano decenal (2011 - 2020) e traz algumas metas claras. “Destaco a projeção do crescimento cientifico, de modo a se atingir, ao longo da década, cerca de 4,3% da produção nacional (ao final de 2010 essa produção representava 2,71% da nacional”. No inicio da década passada a produção local representava apenas 1,72% da nacional). Atingir a meta põe a ciência per capita do Ceará na média brasileira.

 

COELCE: TRICICLOS GURGEL CATARÃO PET

A Coelce lança esta semana – seria hoje, mas o emplacamento não foi concluído - em parceria com a Rede de Catadores do Ceará, três triciclos para arrecadação de resíduos nas ruas de Fortaleza. O projeto compõe o programa de eficiência energética “Luz Solidária”, da Coelce, e custou declarados R$ 75 mil. Os veículos da marca Gurgel – sim, ela anda existe – e são movidos a biodiesel. A capacidade de carga é de 1.200 kg. Roda 30 km com apenas um litro de combustível e atingem a velocidade máxima de 60 km/h.


Os carrinhos serão guiados por ex-catadores, formados pela Rede de Catadores. Na prática, os coletores (catadores) vão recolher garrafas PET a serem levadas para unidades de reciclagem. Hoje há uma no Rodolfo Teófilo, em Fortaleza, e uma em Juazeiro do Norte. Os triciclos farão o recolhimento dos postos de coleta – 52 ao todo – e levarão o material para a indústria, onde as garrafas viram vassouras e outros produtos.


SUA CHANCE DE FALAR

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) começou pesquisa nacional para saber o que os consumidores pensam dos serviços de TV por assinatura, telefonia fixa e telefonia móvel. Com base nas respostas, promete agir, até mesmo mexendo na regulamentação ou mudando o jeito de fiscalizar. Haverá mais de 200 mil entrevistas por telefone (para os que estiverem no ar...), além de 12 mil entrevistas presenciais sobre telefones públicos (orelhões).

CÉU DE JERI

A quarta edição do Jeri Eco Cultural 2011, no próximo final de semana (10 e 11) consolida o evento no calendário da praia cearense. Haverá show de Céu e as bandas pernambucanas Mundo Livre S/A e Eddie. Produção da Free Lancer e 77Eventos.

TODA TODA

A TOTVS, que se declara líder no mercado nacional de softwares de gestão e atua também no Ceará, atingiu anunciados 48,6% da fatia de mercado e registrou, no primeiro trimestre, lucro líquido 20,5% superior ao mesmo período do ano passado, somando R$ 33,56 milhões.

HORIZONTAIS

Loja nova - O polo automobilístico em que se transformou a avenida Washington Soares ganha reforço em breve. A baiana Codisman, a concessionária GM mais agressiva do mercado local, abrirá filial na avenida.

Neozelandeses - O enófilo Carlos Cabral, do Grupo Pão de Açúcar, faz palestra em Fortaleza amanhã sobre vinhos da Nova Zelândia. No Gran Marquise, às 19 horas.

 

> TAGS:
Jocélio Leal leal@opovo.com.br
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.

Vertical s/a

RSS

Vertical s/a

Jocélio leal

Escreva para o colunista

Atualização: Domingo

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Economia

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Vertical S/a

Powered by Feedburner/Google