[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Sobre o amor Urgente e serenado O POVO
TV Pop 06/05/2015

Sobre o amor Urgente e serenado

notícia 0 comentários
{'grupo': ' ', 'id_autor': 16317, 'email': 'emerson@opovo.com.br', 'nome': '\xc9merson Maranh\xe3o'}
Émerson Maranhão emerson@opovo.com.br
Compartilhar


Na última sexta-feira, dia 1º, a TV Globo exibiu uma das pérolas de sua teledramaturgia recente. O episódio Folhas de Outono encerrou a bem-realizada série Os Experientes, uma coprodução da emissora com a produtora O2 Filmes, de Fernando Meirelles, que trouxe histórias sobre envelhecer e as possibilidades de reviravolta que esta fase da vida traz.


Escrito por Márcio Alemão e com direção do próprio Meirelles, Folhas é delicadíssimo. Tanto na construção de seus diálogos quanto em sua narrativa audiovisual. O episódio traz a história de Francisca (Selma Egrei), uma esposa dedicada que devotou a maior parte de sua vida ao marido. Ao ficar viúva, ela descobre um mundo que até então não estava presente em sua vida.


Para ser mais preciso, ela redescobre os encantos da vida quando se apaixona – e é correspondida – por sua vizinha, Maria Helena (Joana Fomm). Talvez pela rejeição às demonstrações de afeto do casal octogenário Teresa (Fernanda Montenegro) e Estela (Nathália Timberg), na novela Babilônia, a Globo praticamente escondeu o episódio. Não houve chamadas publicitárias, nem divulgação nos outros programas da emissora.


O que é uma pena. Folhas de Outono é um conjunto de acertos. A começar pela atuação impecável de Selma Grei, que volta às telas da TV depois de outro trabalho de primeira grandeza com Fernando Meirelles exibido pela Globo, a série Felizes para Sempre?, onde interpretou Norma, a matriarca da família Drummond. Aliás, Selma Egrei é estrela de primeira grandeza e nossa teledramaturgia seria mais feliz se a tivesse com maior assiduidade.


Outro destaque do episódio é o uso da trilha sonora como elemento pontuador da ação dramática, para além de função meramente ilustrativa. O que é explicitado já em seu título. As tais folhas de outono são a tradução para o português de Autumn Leaves, título da canção gravada por Nat King Cole, versão do clássico Les Feuilles Mortes, de Jacques Prévert. É a partir e em torno desta canção que a narrativa é construída.


Ainda sobre a trilha sonora, é impossível não se emocionar com a escolha da canção que encerra o episódio. Meu mundo é hoje, de Paulinho da Viola, consegue sintetizar e traduzir com perfeição as emoções de Francisca e Maria Helena na sequência de encerramento.


Elogiar a direção de Fernando Meirelles é chover no molhado. Mas, só para não perder o hábito, é digna de nota, em Folhas de Outono, a sequência em que o casal assiste na TV ao filme Bodas de Sangue, primeiro da trilogia do cineasta espanhol Carlos Saura com o bailarino Antonio Gades, e ação dramática de Gades e da dançarina Cristina Hoyos passa a dialogar com as ações de Francisca e Maria Helena. É de arrepiar.

 

Por fim, o maior dos méritos de Folhas de Outono está na qualidade de seu texto. Os diálogos escritos por Márcio Alemão são sensacionais e conseguem misturar ironia e fluidez de raciocínio e emoção como poucos. Uma pequena mostra é o texto de Francisca quando resolve anunciar para os amigos de seu finado marido que tem uma namorada. “Nesses últimos 45 anos, a vida me escapou pelos dedos -e pelos medos. Eu não tenho mais tempo para ser covarde diante da possibilidade de ser feliz. Nós não temos, né gente? A gente precisa correr!”.


Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

TV Pop

RSS

TV Pop

Emerson Maranhão

Escreva para o colunista

Atualização: Quartas

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Divirta-se

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Abidoral

Powered by Feedburner/Google