[an error occurred while processing this directive] O que Lula tem a explicar | Coluna Política | O POVO Online
Política 09/03/2016

O que Lula tem a explicar

notícia 7 comentários
{'grupo': ' ', 'id_autor': 16360, 'email': 'ericofirmo@opovo.com.br', 'nome': '\xc9rico Firmo'}
Érico Firmo ericofirmo@opovo.com.br


O debate que se instaurou sobre a condução coercitiva de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ofuscou por completo as novas informações de investigações contra o ex-presidente. Conforme a coluna apontou ontem, reflexo de erro estratégico da Lava Jato. A operação pode até ter justificativas para a forma de ação. Porém, tivesse sido mais cautelosa, evitaria os questionamentos e que o principal fosse ofuscado. O que é apontado contra Lula é grave e precisa ser explicado.


O alvo da vez é a relação entre Instituto Lula e a LILS, empresa por meio da qual o ex-presidente recebia pagamento por palestras. A suspeita é de que a remuneração pela participação de eventos tenha sido usada para dissimular o que seria, na verdade, pagamento de propinas de esquema de corrupção. As principais origens de pagamentos foram as empreiteiras Andrade Gutierrez, Odebrecht, Camargo Correa, OAS, Queiroz Galvão e UTC. Elas são investigadas na Lava Jato. Os valores passam de R$ 30 milhões.


O procurador Carlos Fernando dos Santos Lima disse dispor de conjunto de indícios “bastante significativo”. Isso precisa ainda ser provado. Porém, no conjunto das denúncias, existem algumas sobre as quais a manifestação do próprio Lula aponta culpa.


FRONTEIRAS NEBULOSAS

Ao falar sobre o sítio em Atibaia, Lula negou que seja dono do local. Formalmente, não é mesmo. O que se investiga é se ele ocultou patrimônio. A defesa do ex-presidente reconheceu, há duas semanas, que as reformas feitas na chácara Santa Bárbara tinham objetivo de adequar o local para acomodar os presentes recebidos por Lula em seus dois mandatos. Na festa de aniversário do PT, Lula disse que o sítio foi “uma surpresa” oferecida por amigos, para que pudesse usar ao sair do governo.

A Odebrecht, depois de ter negado, admitiu ter participado das obras. Há informações de que teria pago parte dos trabalhos. A defesa de Lula, porém, disse que a reforma foi oferta do pecuarista José Carlos Bumlai – preso na Lava Jato. O advogado do pecuarista nega. A defesa de Bumlai disse ainda que foi a família de Lula quem pediu a reforma.


 

Outro fator sob investigação é se o sítio recebeu móveis planejados pagos pela construtora OAS, também investigada na Lava Jato.


As versões são contraditórias. Nem vou entrar na discussão do triplex, que é ainda mais confusa. Fiquemos apenas com o que é inconteste:


1) O sítio foi adquirido quando Lula estava no fim do mandato de presidente.


2) Foi reformado com participação de ao menos uma empreiteira que mantém contratos com o governo.


3) A obra teve objetivo de preparar o lugar para receber Lula.


O ex-presidente parece sincero quando diz que acha que não fez nada de errado. Há montes de políticos que agem como se não houvesse problema. Mas há uma fronteira promíscua, indevida nessa troca de favores, na qual público e privado se confundem e se misturam. De forma alguma o problema se restringe ao ex-presidente. Há casos diversos de políticos que usam jatinhos e helicópteros de empresários detentores de gordos contratos estatais, governador que faz obra em propriedade de parente, outro que dá carona a familiares em aeronaves contratadas pelo poder público. Todos eles reagem com estranheza aos questionamentos. Acham que não fizeram nada de errado, que não houve proveito.


É parte da deteriorada cultura política brasileira, que sempre foi tida como natural, como aceita. Mas está errada. Não é aceitável, não é ética. Reflete uma forma de apropriação privada do interesse público. Não começou com o PT, de forma alguma. Mas, seria muito bom para o País se agora, pelo menos, tivesse uma radical diminuição.


 

espaço do leitor
Castro Paiva 10/03/2016 13:13
A única coisa que tenho certeza é que o PT é a tragédia da politica brasileira na atualidade. E os petistas se acham o máximo, pondo em pratica tudo que deu errado do caderno ideológico da revolução russa de 1917, esqueceram que em 1913 Lenin impunha essa ideologia fracassada e 103 anos depois o PT tenta ressuscitar. Estamos vendo mais uma vez o desastre político,econômico e social que esse modelo causou ao mundo e hoje ao Brasil. exemplo trágico: CUBA,que o PT de lula desviou mais de 2 bilhões
Castro Paiva 10/03/2016 11:40
JESUS, ESSE PAPO DO AECIO TER CONSTRUIDO AEROPORTO EM PROPRIEDADE DE PARENTE OU TER ROUBADO, ERA UMA PRÁTICA DO PSDB, O QUE NÃO AUTORIZA O PT, ESTÁ FAZENDO A MESMA COISA....
Castro Paiva 10/03/2016 11:36
ESSE LENGA- LENGA, DE HORA QUERER INOCENTAR OS PETISTAS E SEMPRE A LEGAR QUE O PSDB TAMBÉM PRATICOU AS MESMAS AÇÕES CRIMINOSAS TODOS OS BRASILEIROS SABEM.., QUE TEM INDIGNADO A TODOS NÓS É QUE O PT PASSOU 30 ANOS DENUNCIANDO TUDO E TODOS E AO CHEGAR AO PODER CONSEGUIU SER PIOR, O PT ERA A ÚLTIMA E A ÚNICA ESPERANÇA QUE NÓS TINHAMOS, OU ACHAM QUE TODOS OS PETISTAS CONDENADOS, DENUNCIADOS, INDICIADOS SÃO VÍTIMAS DA MÍDIA, GOLPISTA,E DOS POLÍTICOS REACIONÁRIOS, ACORDEM SEUS PETRALHAS MAUS CARÁTER.
Erico Firmo 09/03/2016 12:10
Caro Jesus, escrevi justo o contrário: disse que tal prática "está errada. Não é aceitável, não é ética. Reflete uma forma de apropriação privada do interesse público." Porém, se a questão é dizer que começou com Lula e com o PT, aí discordarei. Isso é parte da forma como sempre se fez política. Citei exemplos por crer que são da mesma natureza. Querer usar isso para um grupo ou outro tirar proveito político não acho que seja sério.
Angelo Costa 09/03/2016 11:15
E com fora bem lembrado pelo colunista, de quem é o jatinho executivo que Lula cruza os céus, quem paga a conta?
Ver mais comentários
7
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Política

RSS

Política

Érico firmo

Escreva para o colunista

Atualização: Terça-feira a Sábado

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Política

Powered by Feedburner/Google

O POVO Política | Coluna Política