[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Música e religião | Coluna Playlist | O POVO Online
Playlist 24/10/2013

Música e religião

Muitas religiões fazem uso da música para ajudar na compreensão espiritual, como a comunidade Um Novo Caminho, que lança álbum hoje
A voluntária Ticiana de Paula participa de grupo responsável pelo som em missas
Compartilhar

A música sempre esteve presente na religião. Maestros de suma importância ao longo da história, como Mozart, Beethoven e Vivaldi compuseram missas, transformando sons em atos explícitos de louvor a Deus e proclamando liturgicamente anseios e questionamentos sobre o sentido da vida e da morte.

 

Quase todas as religiões usam a música como um caminho para se aproximar de seus fiéis. Das três grandes religiões monoteístas – islamismo, judaísmo e cristianismo, todas aceitam o Antigo Testamento da Bíblia como livro revelado e trabalham suas práticas musicais litúrgicas para elucidar diferentes aspectos da interação humana com a música, contribuindo para o equilíbrio e o desenvolvimento espiritual. O cristianismo tem produzido uma pluralidade de sons através do catolicismo tradicional e dos movimentos pentecostais e neopentecostais/ evangélicos.


Em algum momento da minha vida fiz parte de um Ministério da Música, que é como dão nome à cúpula responsável pelo som das missas e encontros. A comunidade Um Novo Caminho, que eu frequentava, hoje em dia está maior e continua crescendo, revelando talentos, como a voluntária Ticiana de Paula .


Repleto de composições próprias da cantora e melodias suaves, o álbum Crer será lançado hoje no La Maison Coliseu e terá toda a sua renda revertida para adquirir a nova casa da comunidade, que viabilizará a grande missão do carisma Um Novo Caminho, que é resgatar as famílias para o bem.


Jovem, um instrumento

Para mostrar o engajamento da música com a religião, a comunidade Um Novo Caminho ainda realiza na próxima terça (29) um verdadeiro festival no Siará Hall, que terá a palavra do Professor Felipe Aquino e ainda as participações do cantor Paulo José, fã de Sinatra, e do maestro da sanfona, Waldonys.

 

Alceu Valença

Ouvi esse cara desde muito cedo. Nos meus primeiros anos de vida, meu pai se concentrava em casa para suas partidas de futebol ao som dos LP’s de Alceu Valença. Eu era posto para dormir pela minha mãe ao som de franceses, portugueses e do meu pai entoando “da manga rosa, quero o gosto e o sumo”. Alceu apresenta seu show acústico dia 2 de novembro na Praça Verde do Dragão do Mar.


10 anos de Aloha

Uma das mais tradicionais festas da cidade completa 10 anos de existência e amanhã (25) leva uma mistura de ritmos para a Lagoa do Colosso. Como atrações da comemoração, se apresentam o bem interessante projeto D’Funk In Samba (foto), a banda Zero 85, Esquema Noise e o grande DJ Morr. Os ingressos podem ser adquiridos na loja do Siriguela, pertinho da Praça Portugal.

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

Playlist

RSS

Playlist

Fabio monteiro

Escreva para o colunista

Atualização: Quinta-Feira

RSS

davi correia

Escreva para o colunista

Atualização: Quinta-Feira

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Divirta-se

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Playlist

Powered by Feedburner/Google