[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Moura Brasil já foi campo de concentração de retirantes da seca | Coluna O POVO nos Bairros | O POVO Online
o povo nos bairros 05/09/2013

Moura Brasil já foi campo de concentração de retirantes da seca

notícia 1 comentários
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO ', 'id_autor': 16673, 'email': 'geimisonmaia@opovo.com.br', 'nome': 'Geimison Maia'}
Geimison Maia geimisonmaia@opovo.com.br
FOTO: DEIVYSON TEIXEIRA
A Praça do Muriçoca é a única existente no bairro e homenageia antigo morador do Moura Brasil
Compartilhar


Vindos de todos os cantos do Ceará, os sertanejos fugiam das secas que assolavam o Estado no fim do século XIX. A maioria se dirigia à Capital em busca da sobrevivência e de melhores condições de vida. O historiador Frederico de Castro Neves relata, no artigo “Curral dos Bárbaros: os campos de concentração no Ceará (1915 e 1932)”, em 1995, que a chegada dos retirantes levou a uma série de problemas urbanos em Fortaleza.


“A cidade é invadida e ocupada por sertanejos em número quase quatro vezes maior que sua população. Epidemias, crimes, desacatos à recatada moral das famílias provincianas, tragédias indescritíveis se desenvolvem à vista de todos: assassinatos, suicídios, saques, loucuras, antropofagia!”, descreve.


A recepção não era das mais hospitaleiras. Muitos foram levados para os chamados “campos de concentração”, onde ficavam confinados. Segundo informações da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), um desses campos foi instalado onde hoje existe o bairro Moura Brasil, que fica “espremido” entre o Centro e a praia. A região também já foi conhecida por “Curral” e “Arraial Moura Brasil”.

Santa Teresinha


A Capela de Santa Teresinha é, provavelmente, a mais antiga construção do bairro e uma referência para quem mora na região. A construção foi iniciada em 1926 e inaugurada em 1928. “Ela foi feita pelos moradores e pescadores”, informa o jornalista Geílson Cajuí, administrador patrimonial da capela.


O templo ficou abandonado entre 1993 e 2012, após a construção da igreja de Santa Edwiges - localizada a alguns metros da capela. Por pouco, não veio abaixo. “Mas os moradores não aceitaram as duas tentativas de demolir a igreja”, comenta Geílson. A construção foi tombada em 1986 pela Prefeitura de Fortaleza.


Inclusive, foi montado um movimento Pró-Revitalização da Capela de Santa Teresinha. De acordo com Geílson, a reforma e a pintura do lugar foram feitas a partir de doações e da colaboração dos moradores.


Já a praça do Muriçoca - a única existente no bairro - é um dos principais pontos de encontro dos moradores do Moura Brasil. O local faz homenagem a um dos mais antigos moradores do bairro: José Cassiano da Silva, mais conhecido pelo apelido de Muriçoca. Ele tornou-se uma figura marcante do Theatro José de Alencar, onde trabalhou por quase 40 anos.

Vista privilegiada


Como está localizado em um morro, os moradores do Moura Brasil possuem uma vista privilegiada da praia. Aliás, o avanço do mar expulsou muitos moradores da área mais próxima à faixa de praia. O POVO trouxe várias reportagens sobre o assunto nas décadas de 1940 e 1950. O problema foi causado pela construção do Porto do Mucuripe.


Entretanto, o que caracteriza mesmo o bairro é a sua gente. Como boa parte das famílias moram há muito tempo na região, os moradores se conhecem de longa data. “Aqui é bom da gente morar. As pessoas se conhecem desde quando nasceram. Se perguntar onde mora fulano, a gente diz: ‘mora ali’”, afirma a agente de saúde Francilene Cirino, 44.

Patrono


José Cardoso de Moura Brasil (1846-1929) foi um renomado médico oftalmologista do País. O “Dicionário Bio-Bibliográfico Cearense”, de Barão de Studart, por exemplo, chama-o de “príncipe da cirurgia oculista no País”.

 

LESTE-OESTE


MORADORES SOLICITAM MUDANÇAS EM SEMÁFOROS PARA PEDESTRES

1. A comunidade do bairro Moura Brasil solicita mudanças em um semáforo para pedestres instalado na avenida Presidente Castelo Branco (mais conhecida como Leste-Oeste), próximo à igreja de Santa Edwiges. Na avaliação do jornalista Geílson Cajuí, o local escolhido não privilegia os moradores, já que não fica próximo às escadarias que dão acesso ao bairro. Ele sugere que a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) retire o equipamento e implante semáforos com tempo para pedestres próximo ao viaduto da Leste-Oeste e à sede da Coordenadoria de Medicina Legal (Comel) - antigo Instituto Médico legal (IML).

 

RESPOSTA. A AMC informa que iniciou um estudo para a instalação de semáforos nos locais solicitados, que deve ser concluído até o fim deste mês. Se for detectada a necessidade dos equipamentos, eles serão instalados pela autarquia. 

 

EDUCAÇÃO


COMUNIDADE TEME FECHAMENTO DE ESCOLA

2. Os moradores do bairro estão preocupados com os rumores de um possível fechamento da EMEIF Moura Brasil. “Há uma evasão escolar muito grande. Muitas salas (estão) vazias”, afirma o comerciante Francisco Webston Teixeira, 45, mais conhecido como Dida. Ele, que estudou na escola, considera que o fechamento da escola seria muito negativo para o bairro.

RESPOSTA. As Secretarias Regionais do Centro e I negam que a EMEIF Moura Brasil possa fechar as portas. A Prefeitura de Fortaleza também informou que a evasão escolar na unidade não é tão preocupante assim. Segundo a direção, devem existir alguns casos pontuais de estudantes com problemas com o transporte escolar. A gestão afirma que novos ônibus foram adquiridos e devem começar a circular ainda neste mês.

 

Serviço

Para reclamações, você deve entrar em contato com a Regional do seu bairro. A lista de telefones pode ser acessada em:

http://www.fortaleza.ce.gov.br /regionais

 

EM ALTA


POPULAÇÃO

Moradores mantêm laços muito fortes entre si e sempre arrumam um tempinho para papear com os conhecidos;

 

EM BAIXA

 

PANORAMA ARTESANAL

O prédio localizado próximo ao viaduto da avenida Leste-Oeste continua abandonado.

 

RONDA

O Moura Brasil não possui uma viatura do programa Ronda do Quarteirão. Em caso de emergência, ligue: 190

3 MIL

Habitantes

O bairro Moura Brasil possui 3.765 moradores. É o terceiro bairro com menor número de habitantes em Fortaleza.

 

MOURA BRASIL


É a cara do meu bairro

Qual é a imagem que você acha a cara do seu bairro? Participe, envie sua foto para nós: opovonosbairros@opovo.com.br

Capela de Santa Teresa. A igreja começou a ser construída em 1926 e foi inaugurada em 1928. Equipamento é tombado e, recentemente, passou por reformas.

 

INTERATIVIDADE


COLUNA NA RÁDIO O POVO/CBN

3. A coluna O POVO nos Bairros possui espaço todos os dias na rádio O POVO/CBN FM 95,5, às 15h50min. Confira abaixo se sua reclamação já foi respondida na coluna radiofônica. Caso não tenha acompanhado a resposta, você pode verificar o posicionamento do poder público na nossa página no portal O POVO Online, no post “Confira aqui se sua reclamação já foi respondida”.

 

30 de agosto: Imelde Magalhães de Alencar solicita a criação de áreas de lazer no bairro Quintino Cunha.


2 de setembro: Francilene Cirino cobra a instalação de um posto de saúde no Moura Brasil.


4 de setembro: Raimundo Neto reclama do péssimo estado de conservação de uma parada de ônibus na avenida Leste-Oeste.

 

Fale com o Geimison

 

Envie reclamação sobre o seu bairro. Ela será publicada junto com a resposta do órgão responsável.

(De quarta a sexta, das 14h às 19 horas)

85 3255 6114 ou 3255 6118

FAX 85 3255 6139


Escreva para: opovonosbairros@opovo.com.br

(Coloque seu nome e telefone)

Av. Aguanambi, 282

Joaquim Távora

Cep: 60055-402

Multimídia: A coluna O POVO nos Bairros também possui uma versão em vídeo no O POVO Online


GEIMISON MAIA é repórter do Núcleo Cotidiano

> TAGS: o povo nos bairros
Compartilhar
espaço do leitor
jarbas 09/09/2014 14:11
é toiss
1
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

O povo nos bairros

RSS

O povo nos bairros

Geimison Maia

Escreva para o colunista

Atualização: Quinta-Feira

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Fortaleza

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna O POVO nos bairros

Powered by Feedburner/Google