[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Cajazeiras: Gansos em lagoa encantam visitantes e moradores | Coluna O POVO nos Bairros | O POVO Online
o povo nos bairros 25/04/2013

Cajazeiras: Gansos em lagoa encantam visitantes e moradores

FOTO: GEIMISON MAIA
Gansos são a principal "atração" da lagoa Maria Vieira, localizada no bairro Cajazeiras
Compartilhar


O olhar superficial de quem passa apressado pelas margens da lagoa Maria Vieira pode causar uma impressão equivocada. Esse não é só mais um espelho d’água de Fortaleza. Basta olhar e observar um pouco mais para ver que a lagoa é uma espécie de “joia da coroa” do bairro Cajazeiras.


A principal surpresa é a existência de um bando de gansos no local. De repente, eles saem da lagoa e começam a passear, tranquilamente, pelas calçadas e ruas próximas. Entre os moradores ouvidos pela coluna, ninguém sabia de quem foi a ideia de colocar os animais lá, nem quem é o responsável por alimentar as aves. O fato é que, hoje, os gansos já são considerados verdadeiro patrimônio do bairro.


“Quando eles chegaram, ficamos com medo de serem roubados. Mas todo mundo começou a se apegar e eles foram ficando. Agora, fazem parte da paisagem”, comemora a professora Maria Gorete Souza, 47.


As aves parecem bem adaptadas à convivência com os humanos, mas nem sempre a relação é pacífica. “Acho bonitinho, mas eles correm atrás da gente. Já tomei um susto imenso”, conta a cozinheira Iara Maia, 53. Segundo ela, quando estão estressados, os animais botam mesmo os moradores para correr. Talvez para estimular a atividade física dos cajazeirenses...


A advogada Neide Tanzi, 44, que chegou recentemente ao bairro, ficou apaixonada pelos animais. “Acho uma delícia. O ser humano está precisando disso, dessa sensibilidade, principalmente com os animais”, comenta.


Bairro dividido


Cajazeiras não é um bairro uniforme. Nele há uma divisão bem definida em duas regiões: uma fica nos arredores da lagoa Maria Vieira e é considerada mais “elitizada”; a outra está localizada nas proximidades da BR-116 e enfrenta alguns problemas de infraestrutura, principalmente em relação ao saneamento básico.


Há uma dificuldade imensa, inclusive, de se locomover entre as “duas Cajazeiras”. Na área “mais nobre”, muitas casas estão sendo construídas. A placa mais comum na região é a de “vende-se”. Pelo local, de vez em quando, circulam vigilantes em motos. Indicativo de que uma sensação de insegurança toma conta dos moradores dali.


O melhor da cidade


Na área mais próxima à rodovia é onde estão concentrados os moradores mais antigos das Cajazeiras. Um deles é seu Martin Barros de Oliveira, 76, que gosta de se dirigir aos interlocutores com a expressão “meu patrão!”. Ele lembra que, ao chegar ao bairro, há uns 25 anos, poucas casas tinham sido construídas: “Era mato, água (empoçada), não tinha calçamento, não tinha nada. Só lama, lama e lama. A gente passava a semana com água aqui (empoçada na rua), que ficava era verde”, recorda-se.


A vizinha dele, a aposentada Maria dos Anjos Victor, 73, diz que o bairro é um local calmo e “onde todo mundo se conhece”. Enquanto conversa com a vizinhança na calçada, ela se dedica a fazer crochê.


O bairro cresceu e a infraestrutura foi chegando, mesmo que ainda seja aos poucos. Os moradores se orgulham (e muito!) do local da cidade que escolheram para morar. “Eu conheço Fortaleza todinha e o melhor lugar para se morar é aqui nas Cajazeiras”, garante seu Martin.

 

CAJAZEIRAS


MORADORES INDICAM QUE HÁ PROBLEMAS COM ESGOTO E DRENAGEM

1. O bairro Cajazeiras enfrenta um problema crônico de saneamento básico. É comum ver o esgoto escorrendo a céu aberto pelas ruas. A situação é um tormento para a aposentada Maria dos Anjos Victor, 73. A água servida escorre toda por baixo da casa dela em um canal improvisado pelos moradores. “Eu saí para trabalhar, quando cheguei estava feito. Não fui eu que deixei”, afirma. Toda vez que chove, a apressão é grande. E com razão: dona Maria já teve a casa destruída por uma enchente. Os moradores também reclamam da paralisação das obras de macrodrenagem do bairro. “A obra está parada há uns dois meses”, comenta o aposentado Raimundo Oliveira Rocha, 82.

 

RESPOSTA. A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) informa que o bairro possui uma cobertura de esgoto de 16,03%. É prevista a ampliação da rede de saneamento. As obras devem iniciar em outubro de 2014. Já a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) informa que a paralisação das obras na rua Tibúrcio Pereira ocorreu devido a uma interferência com a rede e a necessidade de pagar indenizações na Travessa Portelinha. A previsão é de que a intervenção seja retomada em 30 dias.

 

SEM ATENDIMENTO BÁSICO


CAJAZEIRAS AINDA NÃO POSSUI POSTO DE SAÚDE

2. Os moradores das Cajazeiras queixam-se do fato de a região não ser atendida por um posto de saúde. A lavadeira Natália Costa, 37, diz ser preciso buscar atendimento no Barroso. “Mas a gente vai e não é atendido. Para conseguir dentista, pediatria e ginecologista, a espera é de meses”, diz.

 

RESPOSTA. A Secretaria Executiva Regional (SER) VI informa que está prevista a construção de um posto de saúde no bairro dentro do pacote de ações anunciado pelo prefeito Roberto Cláudio. Não foi informado quando a nova unidade de saúde começa a ser construída. Até a entrega do equipamento, a população deve buscar atendimento no Centro de Saúde da Família Waldo Pessoa (rua Capitão Hugo Bezerra, 75, Barroso).

 

Serviço

Para fazer reclamações sobre bairros pertencentes à Secretaria Executiva Regional (SER) VI, você deve ligar para a ouvidoria do órgão

Telefone: (85) 3488 3124 ou 3488 3126

 

EM ALTA


BIODIVERSIDADE

Além de gansos, a lagoa Maria Vieira também abriga patos e garças e é cercada por muito verde

 

EM BAIXA

 

LAZER

As Cajazeiras não têm espaços de lazer. Secretaria do Esporte e Lazer e Regional VI prometem fazer avaliação do bairro

 

RONDA

O Povo nos Bairros publica o telefone de contato dos policiais da Ronda do Quarteirão no bairro Cajazeiras

8623 4076 e 190

 

14 MIL

 

Habitantes

O bairro Cajazeiras possui 14.478 moradores distribuídos em 3,3 quilômetros quadrados, segundo o Censo 2010 do IBGE.

 

CAJAZEIRAS

 

É a cara do meu bairro

Qual é a imagem que você acha a cara do seu bairro? Participe, envie sua foto para nós: opovonosbairros@opovo.com.br

Lagoa Maria Vieira. O local é utilizado para caminhadas. Segundo a aposentada Maria dos Anjos Victor, antigamente lagoa era utilizada pela comunidade para a lavagem de roupas


JOSÉ WALTER


LEITOR PEDE SEMÁFORO EM CRUZAMENTO

3. O leitor Fabiano Lima solicita a instalação de um semáforo no cruzamento das avenidas D e I, no bairro José Walter. O objetivo, segundo ele, é ordenar o fluxo de veículos no local. Em vídeo enviado pelo leitor, é possível observar o caos que fica o trânsito no cruzamento. “Todos os dias tem acidente aqui”, alerta Fabiano.

 

RESPOSTA. A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) informa que um estudo do órgão aponta que há um baixo fluxo de veículos no cruzamento do José Walter. Por isso, “a implantação de semáforo não é a solução técnica mais adequada”, diz a AMC, em nota. Porém, segundo a autarquia, está sendo avaliada a construção de uma rotatória no cruzamento indicado pelo leitor. 

 

Fale com o Geimison Envie reclamação sobre o seu bairro. Ela será publicada junto com a resposta do órgão responsável.

(De quarta a sexta, das 14h às 19 horas)

85 3255 6114 ou 3255 6118

FAX 85 3255 6139


Escreva para: opovonosbairros@opovo.com.br

(Coloque seu nome e telefone)

Av. Aguanambi, 282

Joaquim Távora

Cep: 60055-402

 

Multimídia: A coluna O POVO nos Bairros também possui uma versão em vídeo no O POVO Online. Confira:

 

 

 

GEIMISON MAIA é repórter do Núcleo Cotidiano

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

O povo nos bairros

RSS

O povo nos bairros

Geimison Maia

Escreva para o colunista

Atualização: Quinta-Feira

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Fortaleza

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna O POVO nos bairros

Powered by Feedburner/Google