[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive]
Durante as oficinas pedagógicas de Jornal realizadas nos municípios parceiros, que fazem parte do programa O POVO na Educação, propus a criação de um jornal mural, que ajudaria de forma rápida e dinâmica o crescimento da leitura dos alunos relacionado ao jornal impresso. O Jornal Mural é um jornal que se lê em pé, logo proporciona uma leitura concisa, possui várias imagens e os textos escolhidos possuem utilidade para a comunidade escolar. É um veículo de comunicação que proporciona um acesso rápido ao conteúdo ali exposto. Acompanhe, no passo a passo, como você professor, pode realizar a mesma atividade na sua escola.
Conteúdo:
Leitura;
Produção textual;Leitura de imagens.
Materiais necessários:
Exemplares de jornal; Tesoura;
Cola; Cartolina; Canetas coloridas
Objetivos
Dinamizar a leitura e escrita;
Desenvolver o senso crítico através da leitura do jornal impresso;Trabalhar a socialização e o espírito de equipe;
DESENVOLVIMENTO
1º PASSO
Peça para que cada aluno se apresente e fale de suas experiências com o mundo da leitura.Distribua os exemplares de jornal para cada um e permita que a familiarização com o material aconteça.
2º PASSO
De preferência, apresente os seguintes elementos encontrados no jornal impresso: manchete, reportagem, notícia, charge, fotografia e legenda. Explique a função de cada um e como eles podem ser utilizados em sala de aula. Assim, tanto o professor, como o aluno passarão ater mais familiaridade com os textos jornalísticos.3° PASSO
De preferência, apresente os seguintes elementos encontrados no jornal impresso: manchete, reportagem, notícia, charge, fotografia e legenda. Explique a função de cada um e como eles podem ser utilizados em sala de aula. Assim, tanto o professor, como o aluno passarão ater mais familiaridade com os textos jornalísticos.4° PASSO
Explique que durante a atividade, eles terão que fixar na cartolina, textos que sirvam de utilidade para a escola e que podem ser divididos de acordo com os gêneros jornalísticos (charge, notícia, reportagem) ou também pode ser fixados por seção (economia, política, esporte, vida e arte).5º PASSO
De preferência, junte duas ou mais cartolinas para que se torne verdadeiramente um mural e para que a montagem do jornal seja favorável a uma grande diversidade de textos e imagens. Cada equipe pode pensar em um nome para o jornal e não poderá esquecer de colocar o expediente no trabalho, ou seja, os nomes dos integrantes da equipe.6º PASSO
As equipes podem deixar a criatividade fluir e se divertir durante a produção do jornal mural, colocando recados, curiosidades, montar uma parte somente para venda ou troca de produtos dos próprios alunos e ainda fazer algum tipo de homenagem para algum professor em cada edição do jornal.
FINALIZAÇÃO
Não deixe de orientar aos alunos que o jornal mural não é uma simples colagem de textos ou imagens. Afinal, é necessário uma programação visual, planejamento e uma boa divisão de tarefas para que o resultado saia conforme o combinado.
AVALIAÇÃO
Perceba o grau de envolvimento dos alunos durante a atividade e peça para que no final da produção, eles falem da experiência que tiveram de produzir o jornal mural.
Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje
Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object
Newsletter
Copyright © 1997-2016