[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Ensinando a montar um Jornal Mural | Coluna O POVO na Educação | O POVO Online
O povo na educação 26/11/2011

Ensinando a montar um Jornal Mural

notícia 3 comentários
Compartilhar

Durante as oficinas pedagógicas de Jornal realizadas nos municípios parceiros, que fazem parte do programa O POVO na Educação, propus a criação de um jornal mural, que ajudaria de forma rápida e dinâmica o crescimento da leitura dos alunos relacionado ao jornal impresso. O Jornal Mural é um jornal que se lê em pé, logo proporciona uma leitura concisa, possui várias imagens e os textos escolhidos possuem utilidade para a comunidade escolar. É um veículo de comunicação que proporciona um acesso rápido ao conteúdo ali exposto. Acompanhe, no passo a passo, como você professor, pode realizar a mesma atividade na sua escola.

 

Conteúdo:


Leitura;

Produção textual;

Leitura de imagens.

 

Materiais necessários:

 

Exemplares de jornal; Tesoura;

Cola; Cartolina; Canetas coloridas 

 

Objetivos


Dinamizar a leitura e escrita;

Desenvolver o senso crítico através da leitura do jornal impresso;

Trabalhar a socialização e o espírito de equipe;

 

DESENVOLVIMENTO

 

1º PASSO

Peça para que cada aluno se apresente e fale de suas experiências com o mundo da leitura.Distribua os exemplares de jornal para cada um e permita que a familiarização com o material aconteça.

 


2º PASSO

De preferência, apresente os seguintes elementos encontrados no jornal impresso: manchete, reportagem, notícia, charge, fotografia e legenda. Explique a função de cada um e como eles podem ser utilizados em sala de aula. Assim, tanto o professor, como o aluno passarão ater mais familiaridade com os textos jornalísticos.

3° PASSO

De preferência, apresente os seguintes elementos encontrados no jornal impresso: manchete, reportagem, notícia, charge, fotografia e legenda. Explique a função de cada um e como eles podem ser utilizados em sala de aula. Assim, tanto o professor, como o aluno passarão ater mais familiaridade com os textos jornalísticos.

4° PASSO

Explique que durante a atividade, eles terão que fixar na cartolina, textos que sirvam de utilidade para a escola e que podem ser divididos de acordo com os gêneros jornalísticos (charge, notícia, reportagem) ou também pode ser fixados por seção (economia, política, esporte, vida e arte).

5º PASSO

De preferência, junte duas ou mais cartolinas para que se torne verdadeiramente um mural e para que a montagem do jornal seja favorável a uma grande diversidade de textos e imagens. Cada equipe pode pensar em um nome para o jornal e não poderá esquecer de colocar o expediente no trabalho, ou seja, os nomes dos integrantes da equipe.

6º PASSO

As equipes podem deixar a criatividade fluir e se divertir durante a produção do jornal mural, colocando recados, curiosidades, montar uma parte somente para venda ou troca de produtos dos próprios alunos e ainda fazer algum tipo de homenagem para algum professor em cada edição do jornal.

 

FINALIZAÇÃO


Não deixe de orientar aos alunos que o jornal mural não é uma simples colagem de textos ou imagens. Afinal, é necessário uma programação visual, planejamento e uma boa divisão de tarefas para que o resultado saia conforme o combinado.

 

AVALIAÇÃO


Perceba o grau de envolvimento dos alunos durante a atividade e peça para que no final da produção, eles falem da experiência que tiveram de produzir o jornal mural.

Compartilhar
espaço do leitor
Maria Aprecida Campos 07/08/2014 13:46
Bem explicativo.
Carlos Eduardo 17/12/2011 15:40
Eu que agradeço a sua participação Jaqueline! É sempre um prazer. Carlos Eduardo.
Maria Jaqueline de Sousa 26/11/2011 14:25
Acho muito importante este espaço que é dado para mostrar passsos de como trabalharmos na sala de aula. Isto é muito bom só vem somar mais na educação. Obrigado Carlos Eduardo.. Jak
3
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

O povo na educação

RSS

O povo na educação

Escreva para o colunista

Atualização: Terça-feira

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Fortaleza

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna O POVO na educação

Powered by Feedburner/Google