[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Como montar uma Hemeroteca | Coluna O POVO na Educação | O POVO Online
O POVO na Educação 02/04/2011 - 01h30

Como montar uma Hemeroteca

Hemeroteca vem do grego, heméra, que quer dizer “dia”, e théke, que significa “coleção”. Hemeroteca pode ser entendida como uma seção da biblioteca, onde estão os jornais e revistas, ou seja, refere-se a qualquer coleção ou conjunto organizado de periódicos. Na coluna de hoje, iremos trabalhar apenas com textos extraídos do jornal. Essa atividade foi enviada pela Escola José Eduardo de Sousa, localizada no Município de Horizonte. Acompanhe no passo a passo, como os alunos aprendem e se divertem selecionando e catalogando os textos encontrados no jornal.

 

Conteúdo:

Leitura e Escrita.

Objetivos:

Incentivar à pesquisa;

Dinamizar a leitura e escrita


Materiais necessários:

Jornais O POVO de dias diferentes (um mês inteiro);

Papel A4 ou Ofício;

Caneta coloridas;

Lápis de cor;

Papelão ou cartolina; (para confecção de pastas)

Grampeador;

Cola e Tesoura.

DESENVOLVIMENTO

1º PASSO
Peça para que os alunos formem equipes de no máximo cinco integrantes. Explique que a Hemeroteca física é uma coleção organizada de textos extraídos do jornal e que eles mesmos podem montar para ficar durante muito tempo na escola. Não esqueça de incentivá-los informando que esse tipo de trabalho, fará com que eles ganhem uma coleção de textos, e que os ajudarão em suas futuras pesquisas.

2º PASSO
O segundo passo é a escolha das matérias a serem recortadas, logo após a leitura delas. É interessante que os textos selecionados estejam relacionados a um único tema, por exemplo: Meio Ambiente, Educação, Política etc. É preciso ter atenção especial para as notícias que estão no verso da página, logo a escolha dos textos será por prioridade de interesse. Informe aos alunos que é muito importante um bom recorte do jornal, para que o leitor possa ter um bom aproveitamento do texto e do assunto que está contido nele.

3° PASSO
Muitas vezes é necessário se colar a matéria numa tira de papel, para melhor acondicioná-la na pasta de papelão, facilitando a leitura do material selecionado

4° PASSO
Seleção do tema e registro da matéria selecionada em planilha com os campos: tema, título, data e resumo. Nesse momento, os alunos possuem a escolha de falar um pouco do que o leitor encontrará no texto fixado na Hemeroteca. Peça para escreverem na capa da pasta, o nome da escola, da biblioteca, o número da pasta, qual o assunto, e o periódico utilizado.

5º PASSO
O arquivamento deve ser feito em pastas de papelão confeccionadas pelos alunos. Essas pastas também podem ser feitas de cartolina, o importante é deixar a criatividade fluir e se divertir com essa montagem.

6º PASSO
A Hemeroteca pode ser guardada nas bibliotecas, salas de leitura ou de multimeios. Caso a escola não tenha salas para esse tipo de serviço, existe a possibilidade de deixá-la na própria sala de aula.

FINALIZAÇÃO
Quando todos os textos estiverem fixados e identificados com tema, título, data e resumo, o professor pode junto com as equipes fazer uma revisão final do trabalho.

AVALIAÇÃO
Verifique o tema escolhido pelos alunos, e se a identificação foi feita de maneira correta. Avalie também a integração dos grupos e o envolvimento que tiveram durante a atividade..

> TAGS:
3
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
u 10/08/2011 22:33
uluiciuo niuoloiuytiojiuterasewa
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Carlos Eduardo 11/05/2011 10:42
Olá, professor! Como vai? Ficamos felizes pelo seu comentário e principalmente em saber que muitos trabalhos educativos são realizados em nossos municípios cearenses. Abraço e sucesso. Carlos Eduardo (O POVO na Educação)
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Prof. Lucio Flávio 22/04/2011 21:11
Boa noite, parabenizo a escola do municipio de Horizonte pela iniciativa. Vivemos esta experiencia nos ultimos 4 anos na escola de ensino médio Júlia Alenquer Fontenele em Pindoretama. É UMA RICA FONTE DE PESQUISA.
Este comentário é inapropriado?Denuncie

O povo na educação

RSS

O povo na educação

Escreva para o colunista

Atualização: Terça-feira

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Fortaleza

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna O POVO na educação

Powered by Feedburner/Google