Hemeroteca vem do grego, heméra, que quer dizer “dia”, e théke, que significa “coleção”. Hemeroteca pode ser entendida como uma seção da biblioteca, onde estão os jornais e revistas, ou seja, refere-se a qualquer coleção ou conjunto organizado de periódicos. Na coluna de hoje, iremos trabalhar apenas com textos extraídos do jornal. Essa atividade foi enviada pela Escola José Eduardo de Sousa, localizada no Município de Horizonte. Acompanhe no passo a passo, como os alunos aprendem e se divertem selecionando e catalogando os textos encontrados no jornal.
Conteúdo:
Leitura e Escrita.
Objetivos:
Incentivar à pesquisa;
Dinamizar a leitura e escrita
Materiais necessários:
Jornais O POVO de dias diferentes (um mês inteiro);
Papel A4 ou Ofício;
Caneta coloridas;
Lápis de cor;
Papelão ou cartolina; (para confecção de pastas)
Grampeador;
Cola e Tesoura.
DESENVOLVIMENTO1º PASSO
Peça para que os alunos formem equipes de no máximo cinco integrantes. Explique que a Hemeroteca física é uma coleção organizada de textos extraídos do jornal e que eles mesmos podem montar para ficar durante muito tempo na escola. Não esqueça de incentivá-los informando que esse tipo de trabalho, fará com que eles ganhem uma coleção de textos, e que os ajudarão em suas futuras pesquisas.
2º PASSO
O segundo passo é a escolha das matérias a serem recortadas, logo após a leitura delas. É interessante que os textos selecionados estejam relacionados a um único tema, por exemplo: Meio Ambiente, Educação, Política etc. É preciso ter atenção especial para as notícias que estão no verso da página, logo a escolha dos textos será por prioridade de interesse. Informe aos alunos que é muito importante um bom recorte do jornal, para que o leitor possa ter um bom aproveitamento do texto e do assunto que está contido nele.
3° PASSO
Muitas vezes é necessário se colar a matéria numa tira de papel, para melhor acondicioná-la na pasta de papelão, facilitando a leitura do material selecionado
4° PASSO
Seleção do tema e registro da matéria selecionada em planilha com os campos: tema, título, data e resumo. Nesse momento, os alunos possuem a escolha de falar um pouco do que o leitor encontrará no texto fixado na Hemeroteca. Peça para escreverem na capa da pasta, o nome da escola, da biblioteca, o número da pasta, qual o assunto, e o periódico utilizado.
5º PASSO
O arquivamento deve ser feito em pastas de papelão confeccionadas pelos alunos. Essas pastas também podem ser feitas de cartolina, o importante é deixar a criatividade fluir e se divertir com essa montagem.
6º PASSO
A Hemeroteca pode ser guardada nas bibliotecas, salas de leitura ou de multimeios. Caso a escola não tenha salas para esse tipo de serviço, existe a possibilidade de deixá-la na própria sala de aula.
FINALIZAÇÃO
Quando todos os textos estiverem fixados e identificados com tema, título, data e resumo, o professor pode junto com as equipes fazer uma revisão final do trabalho.
AVALIAÇÃO
Verifique o tema escolhido pelos alunos, e se a identificação foi feita de maneira correta. Avalie também a integração dos grupos e o envolvimento que tiveram durante a atividade..