Eduardo Parente, que foi sócio da consultoria McKinsey por nove anos, será o novo presidente da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). O executivo passou pela presidência da Prumo Logística, responsável pelo Porto de Açu, em São João da Barra, Rio de Janeiro, e é considerado um profissional experiente.
Eduardo Parente também esteve na direção da MRS e do Conselho de Administração da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF).
Dentro do Governo do Estado, alguns secretários ontem ainda não tinham recebido a confirmação oficial do novo presidente. Apesar disso, o nome de Eduardo já era falado e havia uma expectativa de que a nova direção da CSP dará prosseguimento às parcerias realizadas com o Governo, além da continuidade de uma boa gestão.
A McKinsey é a mesma consultoria que fez a avaliação dos ativos do Estado postos no programa de concessão anunciado no final de agosto pelo governador Camilo Santana. Ou seja: a McKinsey possui uma relação com o Ceará.
A data da posse da nova direção da empresa ainda não foi definida. Até lá, ficará interinamente no cargo o diretor financeiro da CSP, Alexandre Bernstein. Sérgio Leite, que deixou o cargo na empresa sexta-feira, irá para a Transnordestina.
COFECON 1
CRESCIMENTO NÃO PODE SER A QUALQUER PREÇO
Importante a posição do Sistema Cofecon/Corecon’s, que representa 230 mil economistas do País, sobre as medidas ensaiadas pelo Governo Temer. Durante o XXV Simpósio das Entidades de Economistas – Since, realizado em Natal, ficou claro que o Brasil precisa retomar o crescimento, mas sem abrir mão da inclusão social.
A posição apresentada pelos economistas, durante o evento, contrasta com a registrada por analistas que defendem a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/16, que estabelece um teto de gastos federais por 20 anos como alternativa para organizar a economia nacional.
COFECON 2
CONTRASTES SOCIAIS
Ninguém discute a necessidade de melhorar os gastos do governo, mas garantindo a distribuição social e espacial da renda. Como lembrou o documento apresentado pelo Sistema Confecon, o Brasil possui 206 milhões de habitantes. Os contrastes sociais no País são profundos e há mais de 35 milhões de pessoas que permanecem na condição de pobreza. O custo do retrocesso nessa área certamente seria maior do que o das pedaladas.
CONFECON 3
SEM CORTES PARA SAÚDE E EDUCAÇÃO
A PEC 241 prevê o congelamento das despesas do governo (incluindo os recursos destinados à saúde e à educação). Essa decisão, na avaliação dos economistas, representaria uma medida inadequada, já que o volume de recursos seria insuficiente para ofertar um serviço de melhor qualidade à população e que atenda de forma plena a demanda.
Na saúde, por exemplo, a redução prevista do orçamento seria de R$ 650 bilhões, nos próximos 20 anos, pelos dados do Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde. E qual seria a consequência disso? A resposta parece fácil: se o setor de saúde passa hoje por dificuldades, a tendência seria de uma piora nas condições. Quem quer isso para o País?
CONFECON 4
EQUÍVOCOS DE TEMER
O governo Temer, na visão do Sistema Cofecon, apresenta vários equívocos nas suas propostas. Na área macroeconômica, por exemplo, a posição estabelecida durante o evento é de que persistem os problemas de governos anteriores: combater a inflação com as políticas monetárias de juros elevados e câmbio apreciado. Portanto, medidas que impedem a retomada da trajetória de crescimento da economia.
TÁQUION
ENTRE AS MELHORES STARTUPS
A startup Táquion, empresa associada ao Sindquimica-Ceará, está entre as 12 melhores no Brasil, selecionada no primeiro ciclo de aceleração 2016 do Programa InovAtiva Brasil do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviço (MDIC).
A Táquion foi destaque no segmento de saúde. A startup apresentou um dispositivo de biosensor como um negócio viável a uma banca de investidores durante o Demoday do Programa InovAtiva Brasil, realizado no último fim de semana na Escola de Negócios do Sebrae São Paulo.
SDE
SALA DO INVESTIDOR
O secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento do Estado, Cláudio Ferreira Lima, anda animado com a criação da Sala do Investidor, que dará informações mais rápidas às empresas interessadas no Ceará. Ele garante que em breve devem surgir novidades na área.
Devemos dizer ao povo o que ele precisa saber, e não o que ele gostaria de ouvir”
John F. Kennedy (1917-1963), ex-presidente dos Estados UnidosRÁDIO
O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas. Destaque para o quadro “Atacado e Varejo”, com o jornalista Eliomar de Lima.
TV
Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: http://tv.opovo.com.br/opovoeconomia
Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje
Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object
Newsletter
Copyright © 1997-2016
O POVO Economia| Colunas Economia