O POVO Economia 06/09/2016

Eduardo Parente será o novo presidente da CSP

notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': ' ', 'id_autor': 16464, 'email': 'neilafontenele@opovo.com.br', 'nome': 'Neila Fontenele '})
Neila Fontenele neilafontenele@opovo.com.br


Eduardo Parente, que foi sócio da consultoria McKinsey por nove anos, será o novo presidente da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). O executivo passou pela presidência da Prumo Logística, responsável pelo Porto de Açu, em São João da Barra, Rio de Janeiro, e é considerado um profissional experiente.


Eduardo Parente também esteve na direção da MRS e do Conselho de Administração da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF).


Dentro do Governo do Estado, alguns secretários ontem ainda não tinham recebido a confirmação oficial do novo presidente. Apesar disso, o nome de Eduardo já era falado e havia uma expectativa de que a nova direção da CSP dará prosseguimento às parcerias realizadas com o Governo, além da continuidade de uma boa gestão.


A McKinsey é a mesma consultoria que fez a avaliação dos ativos do Estado postos no programa de concessão anunciado no final de agosto pelo governador Camilo Santana. Ou seja: a McKinsey possui uma relação com o Ceará.


A data da posse da nova direção da empresa ainda não foi definida. Até lá, ficará interinamente no cargo o diretor financeiro da CSP, Alexandre Bernstein. Sérgio Leite, que deixou o cargo na empresa sexta-feira, irá para a Transnordestina.


COFECON 1


CRESCIMENTO NÃO PODE SER A QUALQUER PREÇO


Importante a posição do Sistema Cofecon/Corecon’s, que representa 230 mil economistas do País, sobre as medidas ensaiadas pelo Governo Temer. Durante o XXV Simpósio das Entidades de Economistas – Since, realizado em Natal, ficou claro que o Brasil precisa retomar o crescimento, mas sem abrir mão da inclusão social.


A posição apresentada pelos economistas, durante o evento, contrasta com a registrada por analistas que defendem a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/16, que estabelece um teto de gastos federais por 20 anos como alternativa para organizar a economia nacional.


COFECON 2


CONTRASTES SOCIAIS


Ninguém discute a necessidade de melhorar os gastos do governo, mas garantindo a distribuição social e espacial da renda. Como lembrou o documento apresentado pelo Sistema Confecon, o Brasil possui 206 milhões de habitantes. Os contrastes sociais no País são profundos e há mais de 35 milhões de pessoas que permanecem na condição de pobreza. O custo do retrocesso nessa área certamente seria maior do que o das pedaladas.


CONFECON 3


SEM CORTES PARA SAÚDE E EDUCAÇÃO


A PEC 241 prevê o congelamento das despesas do governo (incluindo os recursos destinados à saúde e à educação). Essa decisão, na avaliação dos economistas, representaria uma medida inadequada, já que o volume de recursos seria insuficiente para ofertar um serviço de melhor qualidade à população e que atenda de forma plena a demanda.


Na saúde, por exemplo, a redução prevista do orçamento seria de R$ 650 bilhões, nos próximos 20 anos, pelos dados do Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde. E qual seria a consequência disso? A resposta parece fácil: se o setor de saúde passa hoje por dificuldades, a tendência seria de uma piora nas condições. Quem quer isso para o País?


CONFECON 4


EQUÍVOCOS DE TEMER


O governo Temer, na visão do Sistema Cofecon, apresenta vários equívocos nas suas propostas. Na área macroeconômica, por exemplo, a posição estabelecida durante o evento é de que persistem os problemas de governos anteriores: combater a inflação com as políticas monetárias de juros elevados e câmbio apreciado. Portanto, medidas que impedem a retomada da trajetória de crescimento da economia.


TÁQUION


ENTRE AS MELHORES STARTUPS


A startup Táquion, empresa associada ao Sindquimica-Ceará, está entre as 12 melhores no Brasil, selecionada no primeiro ciclo de aceleração 2016 do Programa InovAtiva Brasil do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviço (MDIC).


A Táquion foi destaque no segmento de saúde. A startup apresentou um dispositivo de biosensor como um negócio viável a uma banca de investidores durante o Demoday do Programa InovAtiva Brasil, realizado no último fim de semana na Escola de Negócios do Sebrae São Paulo.


SDE


SALA DO INVESTIDOR


O secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento do Estado, Cláudio Ferreira Lima, anda animado com a criação da Sala do Investidor, que dará informações mais rápidas às empresas interessadas no Ceará. Ele garante que em breve devem surgir novidades na área.


Devemos dizer ao povo o que ele precisa saber, e não o que ele gostaria de ouvir”

John F. Kennedy (1917-1963), ex-presidente dos Estados Unidos

RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas. Destaque para o quadro “Atacado e Varejo”, com o jornalista Eliomar de Lima.


TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: http://tv.opovo.com.br/opovoeconomia

 

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

o povo economia

RSS

o povo economia

Neila Fontenele

Atualização: Terça-feira a Sábado

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Economia

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Abidoral

Powered by Feedburner/Google

O POVO Economia| Colunas Economia