[an error occurred while processing this directive] Plano de poder da Igreja Universal está em marcha | Coluna Menu Político | O POVO Online
Menu Político 06/11/2016

Plano de poder da Igreja Universal está em marcha

Para o bispo Macedo, líder da IURD, a bíblia é um livro que propõe a formação de um governo terreno
notícia 7 comentários


Em artigo publicado na edição de 30 de outubro deste jornal, analisando o resultado do segundo turno nas eleições na cidade do Rio de Janeiro, assinalei que a Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) é um partido político que, escandalosamente, detém a concessão da segunda maior rede de televisão no Brasil, a Record. Bispo “licenciado” da Iurd, Marcelo Crivella (PRB) governará a cidade a partir de 1º de janeiro de 2018. A ascensão do bispo é um passo calculado da Iurd em sua pretensão de chegar à Presidência da República.


Em recente entrevista à Folha de S.Paulo, Christina Vital, pesquisadora da Universidade Federal Fluminense, disse que a Igreja Universal mira o Judiciário em sua aspiração presidencial. Para ela, a Iurd quer nomear ministros do Supremo Tribunal Federal de perfil mais conservador para reprimir temas relativos às minorias e ao comportamento, como o aborto e a “pauta gay”, assuntos que, atualmente, são resolvidos pelo STF e não por leis votadas no Congresso.


A PESQUISADORA afirma que, a partir de 2014, importantes líderes evangélicos passaram a se candidatar a cargos no Executivo, pois apesar de bem representados no Legislativo, alcançam apenas um público específico. Na disputa para cargos executivos, ganham a atenção mais ampla e diversificada. Isso explicaria a tentativa de Crivella em amenizar a sua imagem de religioso fanático, apresentando-se como moderado e tolerante com as causas homossexuais e também com outras religiões.


Esse roteiro, em direção ao centro do poder, já estava narrado em livro de Edir Macedo, líder da Universal, com o título “Plano de poder - Deus, os cristãos e a política”. Em 2009, publiquei resenha do livro em meu blog, que detalha o roteiro que se desenha agora.


LOGO NO INÍCIO do texto, Macedo diz qual é a sua intenção: “Vamos nos aprofundar, através desta leitura, no conhecimento de um grande projeto de nação elaborado e pretendido pelo próprio Deus e descobrir qual é a nossa responsabilidade neste processo. (…) Desde o início de tudo Ele nos esclarece de sua intenção de estadista e de formação de uma grande nação”.


AFIRMA MACEDO que a Bíblia “não se restringe apenas à orientação da fé religiosa, mas também é um livro que sugere resistência, tomada e estabelecimento do poder político ou de governo”.


Macedo diz que os cristãos brasileiros (ele considera somente os evangélicos como tais) estão à espera de um “libertador”, até porque, diz ele, “temos percebido, por parte da sociedade, que ser evangélico no Brasil ainda é como ser estrangeiro no Egito nos dias do Faraó”. Macedo candidata-se a controlar essa libertação, despachando suas legiões para abrir caminhos. Com sua eleição, Crivella deve ser convidado a sentar-se à direita de Macedo, de quem é sobrinho, e pode assumir o papel de Moisés.


PARA ESSES caras, tomar o poder no Brasil seria um passo importante para “levar o Evangelho a todas as nações da Terra”. Ou seja, a Igreja Universal pretende instalar uma teocracia, pois em seus sonhos loucos (e perigosos) imagina ser essa a vontade de Deus, e como representante do Todo-Poderoso na Terra, cabe a seus integrantes executarem a tarefa.


Pode parecer maluquice, como também parecia risível aquele sujeito de bigodinho esquisito, líder de um pequeno partido, que costumava reunir-se com seu bando nos fundos de cervejarias na Baviera.


Terrível mal

Durante a campanha de Crivella veio à tona um livro que ele escreveu, “Evangelizando a África”, e vídeos, no qual ataca homossexuais e outras religiões de forma violenta. Para ele, a homossexualidade é um “terrível mal”, as outras religiões são “diabólicas” e a Igreja Católica prega “doutrina demoníaca”.


Rapazinho intolerante

Tentando se explicar, Crivella disse ter escrito o livro quando era um “rapazinho intolerante”: tinha 42 anos. Por óbvio, essas opiniões são as mesmas pregadas pela Iurd. Se Crivella parece renegá-las agora, o faz autorizado pela sua Igreja, escondendo o que realmente é, em nome da missão de fazer a Iurd chegar à Presidência da República.


Créditos

Folha de S. Paulo: “Estratégia evangélica é ocupar o Executivo para chegar ao Judiciário, diz pesquisadora” (https://goo.gl/EMhyWg); Blog Plínio: “Bispo Macedo quer tomar o poder e diz que foi Deus quem mandou” (https://goo.gl/afJ8tg).

espaço do leitor
SILVA 10/11/2016 14:55
O PROBLEMA SR PAULO É QUE O PT É UM "PARTIDO POLITICO" A IURD NÃO.
Viva o Siqueirão 09/11/2016 19:22
Com a concessão do governo, que lhes a TV Aberta, elese pregam "a palavra de Deus" quase sempre deturpada e interpretada na conveniência do pregador. Esta fé cega que pregam é perigosa, segrega nossa sociedade. Estamos no Século XXI e eles raciocinam com conceitos da Idade Média. Concordo com Zilce. O Rio de Janeiro mais uma vez alimentando o perigo, dormindo com o inimigo. E o catolicismo apagado, murchando, fazendo quase nada. Triste isso...
Pietro 06/11/2016 15:51
O governo de Crivella surpreenderá a todos de maneira muito positiva. Deveríamos era orar e torcer por coisas boas e não ficar de especulações e negativitade. Cuidado com a sua energia, tudo que vai volta, pense sempre positivo...
COSTA 06/11/2016 11:38
Ora, qual a surpresa se já elegeram Brizola, Cabral, Benedita, Garotinho e Garotinha, Paes...
Zilce 06/11/2016 07:06
Nos parlamentos do Brasil, a Bancada da Bíblia, é uma das mais expressivas. A cada dia estes "religiosos", na maioria da IURD, ganham poder, defendendo suas causas fundamentalistas.
Ver mais comentários
7
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Menu Político

RSS

Menu Político

Plínio Bortolotti

Escreva para o colunista

Atualização: Domingo

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Menu Político

Powered by Feedburner/Google

O POVO Política | Menu Político